Buscar

Todos os atores estarão virados de costas para o público

Prévia do material em texto

UMA VIDA COM PROPOSITOS 
Todos os atores estarão virados de costas para o público, começa a tocar uma música de fundo, sai a mãe do meio da multidão (como se estivesse preocupada) com um teste de gravidez na mão, em seguida entra o pai (bêbado e com cigarro e uma lata de bebida na mão), a mãe tenta esconder do pai, mas ele toma o resultado do exame da mão dela e lê, em seguida ele fica bravo e empurra a mãe, pedindo para que ela aborte a criança e volta para a multidão, a mãe aperta a barriga e começa a chorar em seguida volta para a multidão. Volta a mãe ( a garriga já está um pouco maior), ela começa a tomar remédios afim de matar a criança ( com um cigarro e uma lata de bebida nas mãos), em seguida entra o pai com as malas nas mãos como se estivesse indo embora, a mãe corre tentando impedir a ida do pai, toma a bolsa e começa a tirar as roupas da mala, o pai bate na mãe e joga ela no chão, arruma as malas e volta para a multidão; a mãe começa a chorar e bater na barriga ( demonstrando desgosto pela gestação), fica de pé e volta para a multidão. A mãe volta com uma criança de colo ( a mãe demonstra total descuido pela criança (com cigarro na mão) como se estivesse pedindo para a criança parar de chorar), a mãe coloca a criança no chão e começa a fumar e seguida ela pega a criança de qualquer forma e volta para a multidão. A mãe volta segurando uma criança pela mão e quando volta o pai, a criança corre para abraçar o pai, mas ele faz pouco caso da criança e empurra a menina e entrega a bolsa a mãe, os pais voltam para a multidão e a criança fica no chão olhando para os pais (as luzes de apagam. Haverá a mudança de personagem, a criança já se tornou uma adolescente).
( Em detrimento de todo o histórico familiar e por tudo que viveu na infância, Margô se torna uma jovem rebelde, com aparência pesada).
(A mãe volta gritando) – ô maconheira, se levante, sua drogada, saia daí seu lixo imundo, estou prestes a receber um cliente, e não quero que esse entulho de lixo esteja jogado no chão.
(Entra o pai com a expressão de gravo) – o que você está fazendo essa hora em casa? (quando a filha vai começar a falar ele interrompe) – quero nem saber, o que importa é o dinheiro, quanto foi que você ganhou? Vamos, quero minha parte. ( A mãe fica com os braços cruzados, enquanto pai pega a bolsa da filha e tira o dinheiro e fala) – Só isso? (joga uma parte do dinheiro no rosto da filha dizendo) – essa parte é sua, o restante é meu, você não presta para nada mesmo, menina porca, você não deveria ter nascido.
( A filha brava, pega o dinheiro e grita) – só isso! Mas quem trabalhou foi eu, isso não é justo.
Pai – Justo? Não é justo você só ter conseguido essa merreca, e outra, quem manda nessa casa sou eu, eu dito as regras (bate no rosto da filha e fala) – fica aqui se você quiser.
( A mãe assiste tudo com os braços cruzados, como se estivesse do lado do pai).
( A mãe e o pai saem e Margô fica com as mãos no rosto como se estivesse chorando, repetindo) – Eu sou uma drogada, eu sou um lixo imundo, eu não presto para nada eu sou uma porca.
( Margô com uma expressão triste volta para o meio da multidão). 
( Toda a Multidão começa a atuar como se estivesse em uma festa, muitas pessoas bebendo, outras vendendo drogas, outras usando drogas, duas meninas dançando de uma forma louca, um casal como se estivesse namorando, quando entra Margô, duas amigas se aproxima dela dizendo:)
Lua – Margô miga, onde você estava em sua doida, que demora.
Margô ( com um cigarro na mão, com aparência de drogada) – estava resolvendo uns bagulho ai, mas e ai, como está essa cambada, vamos nos divertir? Estou louca hoje, quero esquecer todos os problemas hoje, quero esquecer os problemas dessa vidinha nojenta.
(As amigas olha uma para outra e Margô pergunta) – o que foi? Por vocês estão desse jeito em suas monstras? Vocês não são assim.
(As amigas começam a gaguejar, Margô começa a ficar histérica) – vamos, não me escondam nada.
Lua – Bem miga, sabe seu namorado, é .....
Margô – vamos Lua, o que foi que aquele imbecil vez agora?
Jô – Bem amiga, acho melhor você mesma vê.
(Jô e Lua mostram o namorado com outra menina, Margô fala: - Eu não acredito, como ele faz isso comigo assim, no meio dos meus amigos, mas isso não vai ficar assim.
( As amigas tentas segurar, jô diz: - Calma amiga, não faça escândalo.
Margô – Calma, escândalo (olhando para o casal) , pode deixar comigo. (as amigas tentam seguram, mas ela fala: - Jô, Lua, acho bom vocês ficarem longe disso ( e sai na direção do casal).
( Margo chega no casal (as amigas vão atrás) e diz – Que Arerê esse aqui? ( todos na festa param o que está fazendo e começa a olhar).
Namorado – Você não vai começar com suas baixarias aqui não né!
Margo – Baixaria, você está me chamando de baixa, você ainda não viu nada meu amor, isso aqui vai dar BO, você em, seu cafajeste, como você ousa fazer isso na frente dos meus amigos com essa vagabunda ( o namorado coloca a menina para trás dele), você não vale nada! (Margô bate no rosto dele).
(O namorado bravo empurra ela e joga ela no chão, joga bebida nela e fala: - eu não valho nada, você quem não vale nada, e outra a única vagabunda que estou vendo aqui é você, você é mulher de curtição, você é uma louca (quando ele vai tentar chutar ela, outra pessoa impede e ele fala para a menina – vamos meu amor.
(Margo fica deitada no chão chorando e todos começa a voltar para seu lugar, olhando para ela com olhar de nojo, por ultimo sai as amigas, Margo fala: - Jô, Lua vocês podem me ajudar a ir para casa, eu não estou muito bem.
(As amigas começam a rir e Lua fala: Nós irmos com você?! O que você acha Jô.
Jô – Claro que não é bom que a galera nos veja com essa daí.
Margô – Como assim? Meninas, meninas, nós somos amigas.
Lua – Amiga? Nós não temos amigas da sua laia (as duas amigas voltam para o meio da multidão.
( começam a passar muitas pessoas pela Margô, ela pede ajuda mas ninguém ajuda, todos voltam para seus lugares e com muita dificuldade ela vai se colocando de pé e sai).
(Margô chega em casa, e fala: - Alguém em casa? Têm alguém ai? ( olha para um lado a mãe está deitada bêbada no chão, como ninguém responde ela chega na mãe e tenta contato mas vê que a mãe está bêbada e fala: - Bêbada novamente, e começa a chorar, será se nem mesmo nas horas difíceis a senhora poderia me ajudar (Margô adormece).
( A mãe acorda e vê a filha no chão, e fala: - Ei menina (chutando), saia daí (como a filha não acorda ela fala:) – Estou saindo, quando chegar não quero vê você estirada como um tapete velho na minha sala, ouviu menina ( a mãe volta para a multidão).
(Margô acorda e tenta ligar para o namorado) – Alô, oi, estou precisando conversar com você (começa a chorar), vamos fingir que nada disso aconteceu, mas não me deixe, você é tudo que eu tenho, por favor (ele desliga o telefone e ela continua) Alô, alô, você ainda está ai? Por favor? Eu preciso de alguém (Margô começa a chorar, olha para si e fala) : Eu não presto para nada, eu sou uma porca, um lixo, não sei para que eu nasci, minha vida não presta para nada, sou uma vagabunda, uma louca (começa a aperta a cabeça, acende um cigarro e começa a repetir:) – sou uma louca, isso, sou uma louca, não presto para nada, nada mesmo, nem deveria ter nascido, nunca, vida nojenta, ninguém liga para mim, ninguém gosta de mim, vou acabar de uma vez por todas com esse tormento (Margo pega uma arma e tenta tirar sua própria vida, de repente começam a bater na porta, ela olha, mas não fala nada, ela continua com a arma apontada para a cabeça e a pessoa na porta persiste, ela se estressa e fala: ) – Será possível que nem para morrer eu poço morrer sem perturbação (ela esconde a arma e vai atender a porta, ao abrir um rapaz está na porta todo sorridente e fala: ) 
Menino – Oi, tudo bem? (Margô mal responde) alguém já disse que um Rei te ama muito?
Margô – Você está de brincadeira comigo? Quem foi que mandou você vir aqui? Foi alguma daquela meninas?
Menino – Não (assustado), existe uma pessoa te ama muitoe essa pessoa é um Rei 
Margô – Rei, sei, meu filho você está drogado tá? Que bagulho foi esse que você fumou? Não existe ninguém que gosta mim, quanto mais mim amar. Olha meu garoto, vai brincar em outro lugar estou muito ocupada no momento, tenho que terminar o que estava fazendo.
Menino – Não estou drogado não, existe sim um Rei que te ama muito e esse Rei entregou sua vida por você, o nome dele é Jesus! (a expressão de Margô muda), sabia que ele te ama muito e queria fazer um convite muito especial da parte dele, quero te convida para uma célula, é lugar muito especial, nós cantamos, ouvimos as palavras que esse Rei deixou, brincamos, nos divertimos muito, além de tudo isso, o Rei Jesus vai estar lá e Ele deseja a sua presença.
Margô – Olha eu não sei se eu vou, mas, obrigado.
(Menino entrega um papel e fala:) – ai está todo o endereço, será uma honra receber você, ficaremos muito felizes. Posso dar um abraço em você? (o menino abraça Margo e dar beijo na cabeça e sorri) – você é muito preciosa, você é uma princesa!(volta para o meio da multidão).
(Margô um pouco sem jeito entra e fecha a porta e fala:) – que menino mais maluco nem me conhece. (Margô lê o papel em voz alta:) – Foi por você que Jesus morreu, Ele te ama muito. Célula Betânia.
(Margô começa a pensar no pepel, e lembrar do abraço e do beijo do garoto deu e começa a sorrir, se ajoelha e fala:) – eu sou especial! eu sou preciosa, eu sou uma princesa ( começa a chorar, se levanta e fala:) – Sabe de uma coisa, eu vou me encontrar com esse Rei. (quando ela está saindo tropeça na arma, pega, olha para a arma e repete:) – Eu sou preciosa, eu sou amada. (Joga a arma e vai para a multidão).
(6 pessoas estão reunidos em um circulo, e estão cantando um louvor bem animado, quando chega no final do louvor Margô chega, todos o menino que tinha convidado recebe com muita alegria e fala:) – Oi, nossa você veio, que bom (dar uma abraço e fala:) – pessoal essa aqui é nossa visitante, você poderia se apresentar?
Margô (um pouco sem jeito) – meu nome é Margarete, mas pode chamar de Margô.
Menino – Seja bem vinda Margô, você é muito especial ( todos os outros abraçam com muita felicidade, menino continua:) – fique muito a vontade. Como estávamos falando, Jesus ele quer trocar o fardo pesado por um fardo leve, e ainda nos ajuda a levar o fardo leve. Jesus nos ama tanto que morreu em uma cruz por nós, ele sofreu em nosso lugar, levou consigo todos os nossos pecados, Ele se tronou maldição em nosso lugar, saiba que Jesus quer cuidar de você, existem alguém no nosso meio que quer aceitar a Jesus hoje? Ele diz: Es que estou a porto e bato, se alguém ouvir a minha a voz e abrir a porta, eu entrarei e cearei com ele. Jesus está pedindo para você abrir a porta do seu coração para que Ele entre o mude sua vida.
(Margô se ajoelha e levanta as mãos e diz:) – Eu quero!
(Todos aplaudem e abraçam Margô, todos voltam para seus lugares abraçados com ela, em seguida a mãe sai do meio de todos, indo para um lado e outro, o pai sai dizendo:) – Onde está aquela garota? Ela já saiu para o trabalho?
(Margô entra toda contente, com uma bíblia na mão e diz:) – Oi.
Pai – onde você estava? Você já foi trabalhar hoje? 
Margô – Pai eu cansei dessa vida, não quero mais viver da forma como eu vivia, eu aceitei a Jesus.
(A mãe e o pai ficam espantados, o pai fala:) – Você o quê? Essa menina está ficando louca, vá se arrumar, pegue as encomendas e trate de ir ao trabalho.
Margô – Eu estou falando sério, eu não vou mais viver da forma como vivia, eu agora sou uma nova pessoa.
( Mãe faz como se fosse bater no rosto dela e fala:) – Você, criaturinha sem valor.
Margô – se a senhora quiser pode mim bater, para vocês pode ser que eu realmente não tenha valor, mas existe alguém que me ama muito, e eu viverei para agradar o seu coração.
Pai – Mais, mais, essa menina sei não viu, não presta para nada mesmo, aqui só fica quem trabalha, e da forma como eu quero.
Margô – Mas eu não tenho para onde ir.
Pai – Então já sabe o que fazer.
( Margô olha para o pai, olha para a mãe, olha para a bíblia, baixa a cabeça e sai, o pai e mãe continuam conversando, quando Margô volta com uma mala, a mãe fala:) – o que é essa mala? Para onde você está indo?
Margô – Estou indo embora, estou disposta a pagar o preço para servir aquele que mim tirou da escuridão.
Pai – olhe aqui menina, depois que você colocar seus pés para fora dessa porta não ouse a voltar pedindo arrego quando essa sua loucura acabar.
Margô – Se é loucura que seja por Jesus, pois ele me ama de verdade, assim como ela vocês, Jesus quer mudar também a vida de vocês, basta vocês aceitarem.
Pai – Mais o quê, saia daqui que essa sua loucura.
(Margô sai e os pais ficam olhando um para o outro e voltam para a multidão, o pai fala:) – Nunca mais quero olhar para as fuças dessa menina.
(Margo começa a passear pela ruas e se ajoelha e ora:) – oi Jesus, não sei muito bem como falar com você, eu sei que me o Senhor me ama muito, eu nem sei como, não sei como você viu em mim alguém que tem valor e que presta, porque eu não servia para nada, mas já que você viu isso em mim, que seja feita a tua vontade, acho que o Senhor viu o que ninguém viu em mim, como você deve estar vendo, não estou morando com meus pais, mas eu te peço, que o Senhor os guarde e livre de todo o mal. Que seja feita tua vontade em minha vida. Eu te amo Jesus. Amém!
(Margo dorme, em seguida ela é acordada por uma das pessoas da célula, que fala:) – Oi, Margô, o que você está fazendo aqui na rua?
Margô – oi, meu pai não deixa mais morar com eles porque não aceitei a trabalhar da forma suja como eu trabalhava, mas não tem problemas, eu ganhei um amigo que ama.
Jovem – Não vou deixar você aqui, vamos comigo, minha mãe não vai se importar se você dormir conosco.
Margô – não, não se importe comigo, pode ir para sua casa, eu me viro.
Jovem – Mas de forma alguma, você vem comigo sim, não vou deixar você aqui (a jovem pega a bolsa e levanta Margô e saem).
(Sai a mãe da jovem, e entra a jovem com Margô, a mãe da jovem fala:) – bom dia minha querida (abraça), Lili já me passou tudo, não se preocupe, fique muito a vontade, você pode passar o tempo que preferir, a casa agora também é sua.
(Margô um pouco sem jeito responde:) – muito obrigado, mas prometo que não irei incomodar.
Mãe da Jovem – Fique o tempo que precisar meu anjo. Estou de saída para resolver uma coisas, mas a casa é sua. (beija a testa da filha e sai).
Lili – Margô, saiba que em nossa igreja, todos somos uma família e devemos sempre ajudar uns aos outros. ( as duas se abraçam e saí).
(Passa algum tempo, Margô vai passando por algumas mudanças na aparência.)
(Batem na porta, Lili corre para atender:) – Oi pastor, a paz, tudo bem com o senhor?
Pastor – Oi Lili, a paz querida, está tudo ótimo.
Lili – minha mãe teve que sair, ainda não voltou, posso ajudar?
Pastor – Na verdade vim falar com Margô, ela está ai?
Lili - está sim, só um minuto. (olha para o lado e fala:) – Margô, o pastor está aqui e precisa falar com você.
Margô – oi pastor, paz.
Pastor – oi Margô, a paz, como você está?
Margô – eu estou bem graças a Deus.
Lili – vou deixar vocês a vontade, qualquer coisa me chamem.
Pastor – Bem Margô, seguinte, nós oramos muito por aquilo que você compartilhou conosco, e acredito que realmente esse é o seu chamado, o Senhor quer usar muito a sua vida para ganhar vidar e levar a palavra Dele para todas as pessoas.
Margô – Amém pastor. Servir ao Senhor é o mínimo que eu posso fazer, que Ele me use da forma como ele achar melhor.
Pastor - Mediante a isso nós oramos muito ao Senhor e recebemos a confirmação que você têm o chamado missionário, desde já estaremos consagrando você missionária de nossa igreja. Que Senhor use muito sua vida minha filha.
Margô – amém pastor.
(Os dois se abraçam e sai, Margô volta com uma mala, segurando nas mãos de Lili e sua mãe, as três se abraçam, a mãe fala:) – Que Deus te abençoe minha filha e guie sempre seus passos, nossa casa sempre estará a sua disposição.(Margô beija as duas e sai)
( As luzes se apagam e todos voltam como se estivesse em uma festa, usando drogas, dançando, bebendo fumando, entra Margô carregando uma cruz, e começa a apresentar a cruz para todos ali presente, em seguida Margô começa a falar:) – Jesus quer te dar a oportunidade de viver uma nova vida, não importa como você está, ele quer do jeito que você encontra, ele quer te dar vida, e vida em abundância. Mesmo sendo merecedores da ira, mas Jesus nos olhou com olhar de amor, e nos redimiu de todo o pecado.
(começa a tocar uma música de fundo, as pessoas começam a tirar as roupas pretas e deixar as velhas praticas para se achegar na cruz, quando todos estão próximo a cruz, entra os pais de Margô chorando e se ajoelham em frente a cruz, Margô os reconhece e vai até eles e diz:) – Pai, mãe, o que vocês estão fazendo aqui?
Pai – minha filha mim perdoe, eu sei que você não precisa me perdoar.
Mãe - filha, minha filhinha, tão crescida e eu não vivi nada com você, mim perdoe minha filha.
Margô – vocês estão perdoados, eu amo vocês.
( os três se agraçam e pai fala:) – vamos voltar para casa minha filha.
Margô – sim pai, mas antes existe alguém que vocês precisam conhecer, o nome dele é Jesus. Vocês precisam conhece-lo e permitir que faça morada em suas vidas, vocês permitem? 
Pai e mãe responde que sim, os três se abraçam e vão se ajoelhar diante da cruz.

Continue navegando