apol metodologia ensino de matemática
8 pág.

apol metodologia ensino de matemática


DisciplinaMetodologia do Ensino da Matemática951 materiais3.020 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Metodologia do Ensino de Matemática
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
\u201cOs ambientes de geometria dinâmica também incentivam o espírito de investigação matemática: sua interface interativa, aberta à exploração e à experimentação, disponibiliza os experimentos de pensamento. Manipulando diretamente os objetos na tela do computador, e com realimentação imediata, os alunos questionam o resultado de suas ações/operações, conjecturam e testam a validade das conjecturas inicialmente, através dos recursos de natureza empírica \u2013 medidas, sobreposição de objetos geométricos [...]. Num segundo momento, coloca-se a eles o problema de explicar as regularidades que saltam aos olhos nos desenhos em movimento\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GRAVINA, M. A. Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo. 2001, 277 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) \u2013 Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. p. 89-90.< http://hdl.handle.net/10183/2545>. Acesso em 06 ago. 2017.
O uso das tecnologias educacionais para o trabalho com a geometria oferece algumas facilidades. De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre as vantagens do uso do computador no ensino de geometria, é correto afirmar que:
	
	A
	o uso do computador no ensino de geometria contribui para a visualização geométrica, para a otimização do tempo de construção das figuras, além de oferecer a possibilidade de modificação das figuras construídas.
	
	B
	os softwares de geometria dinâmica permitem que as propriedades geométricas como mediatriz e bissetriz sejam facilmente identificadas pelo aluno.
	
	C
	a inserção de tecnologias na educação garante mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem.
	
	D
	por meio da geometria dinâmica, o professor pode trabalhar além da geometria, com atividades matemáticas que explorem a história dos povos antigos.
	
	E
	o uso dos softwares de geometria dinâmica permite identificar rapidamente os conhecimentos das propriedades das figuras geométricas, pois trazem comandos prontos, como o de construção de retas paralelas ou perpendiculares.
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino de Matemática
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cRefletindo sobre os saberes matemáticos desempenhados pela cozinheira e considerando que ela não sabe ler ou escrever palavras, [...] seu raciocínio lógico-matemático foi desenvolvido por conta da exigência de seu trabalho e de sua vida social. Não reconhece as letras, mas sabe representar os números e contá-los corretamente, assim como domina as operações de soma e subtração. Além disso, utiliza a soma para resolver cálculos de multiplicação, demonstra noções de proporção, quantidades de pesos e medidas, frações. Também conhece alguns princípios básicos da Matemática financeira para utilizar em processos de compra e venda e gerenciamento do dinheiro que recebe.\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VELHO, E. M. H.; LARA, I. C. M. O saber Matemático na vida cotidiana: um enfoque etnomatemático.  Alexandria \u2013 Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC, v. 04, n. 2, p. 3-30, nov. 2014.<https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/download/37558/28850> Acesso em 31 de jul. 2017 
O fragmento acima diz respeito à Etnomatemática. Segundo o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico, o objetivo principal da etnomatemática é...
	
	A
	utilizar a matemática do cotidiano com vistas à criação de modelos formais que permitam generalizações de fenômenos.
	
	B
	envolver o aluno em uma pesquisa quantitativa sobre aspectos da realidade que o cerca.
	
	C
	desenvolver o conhecimento matemático por meio do questionamento e da análise de situações reais no espaço e tempo de certo grupo e de sua cultura.
	
	D
	por ser uma metodologia isolada, articular conceitos matemáticos com a realidade do aluno para a garantia da compreensão de que a matemática está presente nos diversos cotidianos.
	
	E
	resolver os problemas de matemática presentes no cotidiano fora da sala de aula, enfatizando a importância do caráter científico dessa disciplina.
 
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino de Matemática
Considere a seguinte informação: 
\u201cA Reforma Francisco Campos é o nome da primeira reforma educacional de caráter nacional, realizada no início da Era Vargas (1930-1945), sob o comando do ministro da educação e saúde Francisco Campos. [...] Dentre algumas medidas da Reforma Francisco Campos, estava a criação do Conselho Nacional de Educação e organização do ensino secundário e comercial. Este último foi destinado à \u2018formação do homem para todos os grandes setores da atividade nacional\u2019, construindo no seu espírito todo um \u2018sistema de hábitos, atitudes e comportamentos\u2019\u201d\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEZES, E. T. de; SANTOS., T. H. Verbete Reforma Francisco Campos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/reforma-francisco-campos/>. Acesso em: 20 de jul. 2017. 
	
	A
	os conteúdos ministrados eram aplicados enfatizando-se os enunciados com definições e regras.
	
	B
	a intuição do aluno deveria ser deixada de lado.
	
	C
	o ensino da Geometria deveria ser precedido por demonstrações formais.
	
	D
	recomendava-se a renúncia aos processos de memorização sem raciocínio.
	
	E
	considerava-se o aluno um receptor passivo do conhecimento transmitido pelo professor.
 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre as mudanças trazidas pela reforma de Francisco Campos na escola secundária, é correto afirmar que:
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino de Matemática
Leia o seguinte fragmento de texto:
\u201cO professor deve aprender que os adultos preferem que ele os ajude a compreender a importância prática do assunto a ser estudado, preferem experimentar a sensação de que cada conhecimento fará diferença em suas vidas, mudará efetivamente suas vidas\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, J. A.; ALVES, F.A.; BARRETO, M. A. M.; CARVALHO, M.P. de. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, p. 78-90, 2010.
Conforme o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Ensino da Matemática: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico sobre a aprendizagem, leia as afirmativas a seguir:
I. ( ) Teorias como a de Piaget nos mostram que estamos em constante aprendizagem.
II. ( ) Segundo Piaget, a aprendizagem ocorre com mais facilidade na infância, passando pela adolescência e chegando à juventude.
III. (  ) Na fase adulta, não há aprendizagem, o que há é a assimilação e a acomodação de todo o processo desenvolvido entre a infância e a adolescência.
IV. ( ) Na fase adulta, a aprendizagem ocorre com mais facilidade, por causa do repertório acumulado pelo adulto. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	C
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	E
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino de Matemática
Considere o trecho do texto a seguir: 
\u201c[...] o problema é o ponto de partida da atividade matemática, e não a definição. No processo de ensinar e de aprender ideias, propriedades e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os estudantes precisem desenvolver algum tipo de estratégia
Joce
Joce fez um comentário
nota 90
1 aprovações
Carregar mais