Buscar

EXERCÍCIO FIXAÇÃO LINDB PROF

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO FIXAÇÃO LINDB: 
1-(CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo) Considerando o que dispõe a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro acerca da aplicação da lei no tempo e no espaço, julgue o item abaixo.
Para qualificar os bens móveis e imóveis, bem como para regular as relações a eles concernentes, é aplicável a lei do país em que estiver domiciliado o proprietário.
( ) Certo      (X) Errado
Comentário: a LINDB, em seu art. 8º, §1º prevê a lei do país em que o proprietário for domiciliado como sendo a lei a ser aplicada em relação à qualificação e regulação de bens móveis que ele trouxer ou se destinarem a transporte para outros lugares. Quanto aos bens imóveis, o caput do art. 8º c/c art. 12, determinam a regulação pela lei do país em que estiverem situados.
2-(FCC - 2012 - TRF - 2ª REGIÃO - Analista Judiciário - Execução de Mandados) Considere as seguintes assertivas a respeito da Lei de Introdução às normas do Direito brasileiro:
I. As correções a texto de lei já em vigor consideram-se lei nova. 
II. A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, revoga a lei anterior. 
III. A lei do domicílio do herdeiro ou legatário regula a capacidade para suceder. 
IV. Reputa-se ato jurídico perfeito o já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. 
Está correto o que consta APENAS em
a) I e III
b) I, III e IV
c) III e IV
d) II e IV
e) I, II e IV
Comentários: I: disposição expressa do parágrafo 4º, art. 1º da LINDB. II: errada. Trata-se do princípio da conciliação (art. 2º, §2º, LINDB), pois, lei nova que não contraria disposição de lei anterior com ela coexiste. III: disposição expressa do parágrafo 2º, art. 10 da LINDB. IV: disposição expressa do parágrafo 1º, art. 6º da LINDB.
3-(FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judiciário - Área Judiciária) NÃO se destinando a vigência temporária, a lei
a) terá vigor até que outra a modifique ou revogue.
b) vigorará enquanto não cair em desuso.
c) só poderá ser revogada pela superveniência de nova ordem constitucional.
d) somente vigorará, até que outra lei expressamente a revogue.
e) não poderá ser revogada.
Comentários: a alternativa “a” está correta por corresponder expressamente ao texto do art. 2º, caput. De acordo com o princípio da continuidade, a lei pode ser de vigência temporária (com tempo de duração prefixado) ou de vigência permanente (sem tempo de duração prefixado). A revogação de uma lei, momento em que perde seus efeitos, não sendo mais obrigatória, pode se dar maneira total (ab-rogação) ou parcial (derrogação). Ocorrerá a revogação somente nos casos em que for expressa a declaração (expressa ou direta); quando forem incompatíveis (tácita ou indireta); ou, quando regule inteiramente a matéria de que tratava a lei anterior (global). 
4-(CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 3 - Primeira Fase)
Considerando as ideias do texto acima e os dispositivos da LICC, assinale a opção correta.
a) Em caso de lacunas, a LICC estabelece mecanismos de integração de normas, tais como a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.
b) Na interpretação sociológica da norma, o aplicador examina cada termo do texto normativo, isolada ou sintaticamente, atendendo à pontuação, colocação de vocábulos e origem etimológica das palavras.
c) Na aplicação da norma, observa-se a existência do critério de subsunção quando, ao aplicar a norma ao caso, o juiz não encontra norma que lhe seja aplicável.
d) A ab-rogação torna sem efeito uma parte da lei.
Comentários: a alternativa “a” está em consonância com o texto do art. 4º da LINDB. Quanto à alternativa “b”, o conceito dado refere-se à interpretação gramatical ou literal, consistindo a interpretação sociológica na aplicação social, concernente às reformas sociais, anseios de justiça, atendimento do bem comum etc. A alternativa “c” está incorreta por incompatibilidade com o texto do art. 5º da LINDB, ao qual prevê o atendimento aos fins sociais a que a lei exige e às exigências do bem comum. Com relação à alternativa “d”, o erro reside na troca de conceitos, uma vez que ab-rogação é a revogação total da lei, enquanto a derrogação consiste na retira de parte do efeito da lei.
5-(CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 2 - Primeira Fase) A ciência da interpretação normativa tem por objetivo descobrir o sentido e o alcance das normas jurídicas. Nesse contexto, a interpretação autêntica da lei é realizada
a) pela doutrina.
b) pela prolação de uma decisão judicial.
c) pelo legislador.
d) pela jurisprudência.
Comentários: a interpretação classifica-se quanto à fonte ou origem em jurisprudencial, doutrinária e autêntica esta última é realizada pelo legislador, que reconhece a ambiguidade da norma e elabora uma nova lei com a finalidade de esclarecer a intenção da primeira.
6-(CESPE - 2008 - OAB-SP - Exame de Ordem - 2 - Primeira Fase) Acerca do que dispõe a Lei de Introdução ao Código Civil, assinale a opção correta.
a) O direito adquirido é aquele que foi definitivamente incorporado ao patrimônio de seu titular, seja por se ter realizado o termo preestabelecido, seja por se ter implementado a condição necessária.
b) A lei nova que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes revoga a lei anterior, ainda que não o declare expressamente.
c) A analogia e a interpretação extensiva são institutos jurídicos idênticos.
d) Em qualquer situação, é possível a utilização dos costumes contra legem como instrumento de integração do ordenamento jurídico.
Comentários: a alternativa “a” corresponde ao texto do parágrafo 2º, art. 6º da LINDB. Incorreta a alternativa “b”, pois, pelo princípio da continuidade a lei nova que não contrarie a lei posterior com ela coexiste, não ocorrendo a revogação. Quando a alternativa “c”, não se considera idênticos os institutos da analogia e da interpretação extensiva, vez que, no primeiro não existe lei tratando do fato em questão, socorrendo o julgador de outra norma jurídica que prevê hipótese distinta, mas aplicável ao fato; já na interpretação extensiva, ocorre situação diversa, pois há lei, mas deficiente, imprecisa, levando o julgador a se socorrer em técnicas interpretativas para ampliar o conteúdo da lei. Por fim, a alternativa “d” encontra-se errada pelo fato do art. 4º da LINDB referir-se ao costume praeter legem ou integrativo, sendo o costume contra legemaquele que vai de encontro à disposição de lei (atualmente a jurisprudência vem aceitando como critério de integração de forma excepcional).
Macete:
 Analogia, costume e princípios gerias de direito (não há lei + técnica de integração);
 Interpretação extensiva, interpretação analógica (há lei deficiente + técnica de interpretação).
7-(PGE-RO - 2011 - PGE-RO – Procurador) Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso com o emprego da 
a) analogia, dos costumes e dos princípios gerais do direito.
b) equidade em quaisquer casos, dos costumes e dos princípios gerais do direito.
c) analogia, da equidade e dos costumes, apenas.
d) interpretação, dos costumes, da equidade e dos princípios gerais do direito.
e) interpretação, da analogia e dos princípios gerais do direito.
Comentário: correta a alternativa “a”, por estar de acordo com o art. 4º da LINDB.
8-(FUMARC - 2011 - PC-MG - Escrivão de Polícia Civil)
São fontes do Direito:
a) a ética, a moral, a religião, a lei e a analogia.
b) a lei, a jurisprudência, a sanção, a coação e a coerção.
c) a política, os costumes, os fatos, os atos normativos e administrativos.
d) a lei, os costumes, a analogia, a doutrina e a jurisprudência.
Comentário: a lei, a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito são consideradas fontes diretas (imediata ou formal), por emanarem do próprio art. 4º da LINDB; enquanto a doutrina, a jurisprudência e a equidade são consideradas fontes indiretas (mediatas ou informais).
9-(COPEVE-UFAL - 2010 - CASAL - Advogado)
Dadas as assertivas abaixo, 
I. A lei geral posterior somente revoga a lei especial quandoexpressamente o declarar. 
II. Respristinação é quando uma lei, que fora revogada, volta a viger por determinação expressa de uma nova lei. 
III. Se a Lei nº 20.000 for oficialmente publicada em 24/10/2011, ela começará a vigorar em todo país em 24/12/2011, salvo disposição em contrário. 
IV. A lei do país em que domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família. 
estão corretas 
a) II e IV.
b) I e III.
c) II e III.
d) I e II.
e) III e IV.
Comentários: a alternativa I está errada por ser possível a revogação, além da hipótese prevista, também quando forem incompatíveis ou quando lei posterior tratar integralmente de matéria já tratada por lei anterior. A alternativa III está errada, pois, o prazo para a lei entrar em vigor será de 45 dias depois de oficialmente publicada, salvo disposição em contrário, caso em que, de acordo com o art. 8º da Lei Complementar 95/98, “a vigência da lei será indicada de forma expressa e de modo a contemplar prazo razoável para que dela se tenha amplo conhecimento, reservada a cláusula “entra em vigor na data de sua publicação” para as leis de pequena repercussão”.
10-(FCC - 2011 - TCM-BA - Procurador Especial de Contas) Desempenhando diferentes funções, classifica-se o costume, conforme seu conteúdo, do seguinte modo:
I. praeter legem. 
II. secundum legem. 
III. contra legem.
Sobre eles, é correto afirmar que o primeiro
a) exerce função supletiva; o segundo é interpretativo; e o terceiro não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas.
b) não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas; o segundo é interpretativo; e o terceiro exerce função supletiva.
c) é interpretativo; o segundo exerce função supletiva; e o terceiro não é admitido pelo sistema, todavia pode induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas.
d) não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas; o segundo exerce função supletiva; e o terceiro é interpretativo.
e) é interpretativo; o segundo não é admitido pelo sistema, embora possa induzir o legislador a modificar leis anacrônicas ou injustas; e o terceiro exerce função supletiva.
Comentários: o costume “praeter legem” destina-se à supressão da omissão legal, portanto, possuindo caráter supletivo ou complementar, pois, o juiz não pode deixar de decidir uma causa argumentando ausência de previsão legal. Já o costume “secundum legem” atua quando a própria lei reporta a sua utilização expressamente e reconhece a sua obrigatoriedade como critério interpretativo (exs.: art. 569, II e art. 1.297, §1º, ambos do CC). Por fim, o costume contra “legem”, de acordo com a doutrina majoritária não é aceito. Este pode ser classificado em “consuetudo ab-rogatoria” (o costume cria nova regra contrária à lei e acaba “revogando-a”), e o “desuetudo” (por desuso a lei passa a ser considerada letra morta). 
11-(FCC - 2011 - PGE-MT – Procurador) É correto afirmar que,
a) salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o País, 45 (quarenta e cinco) dias depois de oficialmente promulgada.
b) nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia 90 (noventa) dias depois de oficialmente promulgada.
c) se antes de entrar a lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada a correção, o prazo de início de sua vigência começará a correr da data da primeira publicação.
d) não se destinando à vigência temporária, a lei terá vigor até que outra a modifique ou a revogue.
e) a lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, sempre revoga a anterior.
Comentários: o erro da alternativa “A” é encontrado por meio do uso inadequado da palavra “promulgada”, pois, o correto seria “publicada”, de acordo com a redação do art. 1º da LINDB. Quanto a alternativa “B”, está incorreto o prazo de 90 dias e a palavra “promulgada”, sendo correto o prazo de 3 meses e o emprego da expressão “publicada”, nos termos do parágrafo primeiro, art. 1º da LINDB. Na alternativa “C”, a lei que, antes de entrar em vigor, tiver nova publicação com a finalidade de correção, tem seu prazo contado a partir da nova publicação, nos termos do parágrafo terceiro, art. 1º da LINDB. A alternativa “E” está errado por contrariedade ao disposto no parágrafo segundo, art. 2º da LINDB, caso em que não revogará nem modificará a lei antiga, a publicação de nova lei dispondo aspectos gerais e especiais a par das já existentes. Encontra-se correta a alternativa “D” por corresponder ao texto expresso do art. 2º, “caput” da LINDB, prevalecendo a regra de que uma lei não tem um prazo certo para vigorar, possuindo eficácia contínua, até que surja outra que a revogue ou modifique. 
12-(CESPE - 2008 - SEMAD-ARACAJU - Procurador Municipal) Julgue os seguintes itens, acerca da Lei de Introdução ao Código Civil. 
A lei nova que estabelecer disposições gerais ou especiais a par das já existentes revogará as leis especiais anteriores sobre a mesma matéria às quais expressamente se referiu.
( ) Certo      (X) Errado
Comentários: apresenta-se incorreta por afrontar o disposto no art. 2º, “caput” da LINDB.
13-(CESPE - 2008 - SEMAD-ARACAJU - Procurador Municipal) A analogia é uma das técnicas empregadas para a interpretação das leis, segundo a qual o juiz, ao aplicar a lei no caso concreto, declarará o exato sentido da lei. Por isso, decidir por analogia significa dizer que a decisão da causa foi idêntica àquela aplicada a outros litígios iguais.
( ) Certo      (X) Errado
Comentários: a partir do momento em que um fato se adéqua ao preceito legal, diz-se que ocorre a subsunção do fato à norma. Assim, o juiz deve aplicar a lei ao caso concreto de forma direita e objetiva, por ser esta a fonte primária de manifestação do direito. Mas, o legislador, por não possuir a capacidade de prever todos os acontecimentos criados por uma norma, dá ensejo às lacunas das leis. Diante de uma lacuna, como o juiz não pode se eximir de aplicar o direito alegando lacuna, obscuridade ou contradição da lei, primeiramente recorrerá às técnicas de interpretação e, esgotando-se estas sem encontrar uma resposta, buscará os meios de integração da norma jurídica, quais sejam a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito, respectivamente. Assim, a analogia trata-se de um meio de integração da norma, e não de interpretação, o que já torna a questão incorreta. Ademais, encontra-se incorreta a afirmação de que, na aplicação da lei ao caso concreto, declara-se o exato sentido da lei, consistindo a analogia na aplicação à hipótese não prevista em lei, de norma relativa a caso distinto, porém para situação semelhante, e não decisão idêntica de causa. 
14-(FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - 1 - Primeira Fase) Suponha que tenha sido publicada no Diário Oficial da União, do dia 26 de abril de 2011 (terça-feira), uma lei federal, com o seguinte teor:  “Lei GTI, de 25 de abril de 2011. Define o alcance dos direitos da personalidade previstos no Código Civil. 
O Presidente da República 
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º: Os direitos da personalidade previstos no Código Civil aplicáveis aos nascituros são estendidos aos embriões laboratoriais (in vitro), ainda não implantados no corpo humano.
Art. 2º: Esta lei entra em vigor no prazo de 45 dias. Brasília, 25 de abril 2011, 190º da Independência da República e 123º da República.” 
Ante a situação hipotética descrita e considerando as regras sobre a forma de contagem do período de vacância e a data em que a lei entrará em vigor, é correto afirmar que a contagem do prazo para entrada em vigor de lei que contenha período de vacância se dá 
a) pela exclusão da data de publicação da lei e a inclusão do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral, quena situação descrita será o dia 13/06/2011. 
b) pela inclusão da data de publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral, passando a vigorar no dia 10/06/2011. 
c) pela inclusão da data de publicação e exclusão do último dia do prazo, entrando em vigor no dia 09/06/2011. 
d) pela exclusão da data de publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia 11/06/2011.
Comentários: a resposta para essa questão encontra-se no parágrafo primeiro, art. 8º da LC 95/98 (leitura obrigatória), dispondo que, “a contagem do prazo para entrada em vigor das leis que estabeleçam período de vacância far-se-á com a inclusão da data da publicação e do último dia do prazo, entrando em vigor no dia subsequente à sua consumação integral”. Importante é saber que há distinção entre as expressões “vigência” e “vigor”, pois, a primeira diz respeito à questão temporal da lei, seu tempo de duração; enquanto a segunda refere-se à efetiva eficácia da lei, isto é, sua força vinculante. Portanto, mesmo não sabendo quantos dias cada mês possui, o candidato acertaria a questão apenas lembrando o disposto na LC 95/98.
15-(FCC - 2011 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) De acordo com a Lei de Introdução ao Código Civil brasileiro (Decreto-Lei no 4.657, de 04/09/1942 e modificações posteriores): 
a) o penhor regula-se pela lei do domicílio que tiver a pessoa em cuja posse se encontre a coisa apenhada.
b) o conhecimento da lei estrangeira é dever do magistrado sendo defeso ao juiz exigir de quem a invoca prova do texto e da vigência.
c) reputa-se ato jurídico perfeito o ato que estiver de acordo com as regras, costumes e princípios gerais de direito vigentes em uma comunidade.
d) chama-se coisa julgada a pretensão constante de ação judicial já julgada por sentença passível de recurso.
e) a lei do país em que a pessoa tiver nascido determina as regras sobre os direitos de família.
Comentários: a alternativa “A” está correta por exata correspondência ao disposto no parágrafo segundo, art. 8º da LINDB, que dispõe: “o penhor regula-se pela lei domicílio que tiver a pessoa em cuja posse se encontre a coisa apenhada”. A justificativa para o erro da alternativa “B” encontra-se na previsão do art. 14, “caput” da LINDB; para a alternativa “C” no parágrafo primeiro, art. 6º da LINDB; da alternativa “D” no parágrafo terceiro, art. 6º da LINDB; e da alternativa “E” no 7º, “caput” da LINDB.
16-(FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justiça) Constitui, dentre outros, requisito para execução no Brasil de sentença proferida no estrangeiro:
a) ter passado em julgado e estar revestida das formalidades necessárias para a execução de acordo com a lei brasileira, ainda que assim não esteja no lugar em que foi proferida.
b) terem sido as partes citadas e não ter ocorrido revelia.
c) ter sido homologada pelo Supremo Tribunal Federal, após parecer favorável do Procurador-Geral da República.
d) haver sido proferida por juiz competente.
e) estar traduzida por intérprete do país de origem ou pelo advogado que representar o requerente.
Comentários: os requisitos para execução no Brasil de sentença estrangeira estão previstos no art. 15, “caput” da LINDB, são eles: a) proferida por juiz competente (súmula 381, STF: “não se homologa sentença de divórcio obtida por procuração, em país de que os cônjuges não eram nacionais”); b) as partes terem sido citadas e verificada legalmente a revelia; c) ter passado em julgado (súmula 420, STF: “não se homologa sentença proferida no estrangeiro sem prova do trânsito em julgado”) e estar revestida das formalidades necessárias para a execução no lugar em que foi proferida; d) estar traduzida por intérprete autorizado; e) ter sido homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (EC 45/04). Portanto, encontra-se de acordo com os requisitos apenas o disposto na alternativa “D”.
17-(MS CONCURSOS - 2009 - TRE-SC - Analista Judiciário - Área Administrativa) Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I  –  A Lei de Introdução ao Código Civil não adotou o princípio da vigência sincrônica,  segundo o qual a lei entrará em vigor a um só tempo em todo o país.
II  –  Não se aplicará o critério  lei especial revoga a geral,  caso se constate a coexistência  pacífica e compatibilidade entre ambas as normas.
III – Sendo o  caso de aplicação de lei alienígena, deverá ser averiguada, para tanto, se não  incidirá em ofensa à soberania nacional, à ordem pública ou aos bons costumes. 
a) Apenas os itens I e II estão corretos. 
b) Apenas os itens II e III estão corretos. 
c) Apenas os itens I e III estão incorretos. 
d) Todos os itens estão corretos. 
Comentários: o item I está incorreto, pois, o ordenamento jurídico brasileiro adotou sim o princípio da vigência sincrônica, ao prevê no art. 1º, “caput” da LINDB que, a lei começará a vigorar em todo o país, 45 dias após oficialmente publicada, quando não houver data estipulada, ou, estipulando a data passará a vigorar em todo o território nacional a partir de sua previsão (LC 95/98). Quanto ao item II, apresenta-se correto tendo em vista o que dispõe o parágrafo segundo, art. 2º da LINDB, enquanto o item III considera-se correto por correspondência ao art. 17, “caput” da LINDB.

Outros materiais

Perguntas Recentes