Buscar

Documento

Prévia do material em texto

Matemática.
QUESTÃO
ORIENTADORA
Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de
PANC?
A apresentação aos alunos de Plantas Alimentícias não convencionais é de fundamental importância em um mundo que, cada vez mais, procura alimentar-se de maneira saudável e correta. A prática pode ser realizada através de oficinas de plantio, de passeios por hortas orgânicas que produzam PANCs e da conscientização em sala a respeito das diferentes possibilidades que os vegetais desconhecidos podem trazer para o prato de cada dia.Neste sentido, a professora deve usar recursos tecnológicos como imagens e vídeos para explicar aos alunos o que significa PANC – Plantas Comestíveis Não Convencionais, explicando seus benefícios e como deve ser consumida. Podendo também, levar os alunos a uma excursão em um sítio ou fazenda, mostrando vídeos, fotos.
Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências
e Matemática?
Em ciências, a professora pode explorar as características de cada planta. Por exemplo, a Ora Pro Nobis que é mais conhecida por seu alto valor de proteínas e realizar uma pesquisa sobre alimentação saudável. Pode-se trabalhar com o nome de cada planta da onde ela vem e como se chama.
Em matemática, pode-se criar uma tabela com alimentos mais consumidos, quantidades, valor calórico. Tabela com IMC dos alunos, incentivando a introdução de alimentos mais saudáveis incluindo a PANC.
Montando uma oficina culinária, convidando as famílias para participarem. Nessa oficina, apresentar a PANC em receitas diversas como o pão verde feito com Ora Por Nobis, para que todos possam experimentar pensando em uma reeducação alimentar a partir de alternativas econômicas e saudáveis.
Como a professora pode propor a inclusão de PANC na
alimentação dos alunos de suas famílias? Desta forma, a inclusão do (PANC) Plantas Alimentícias não convencionais, na dieta dos alunos e familiares deve ser sugerida através de trabalhos que compreendam as possibilidades e vantagens de tal consumo. Uma sugestão é a inserção de uma horta escolar, que integre o cultivo de alimentos tradicionais e de PANC, instigando os alunos e seus pais a produzir e consumir tais alimentos. Assim, reconhecendo os espaços possíveis para aproximar as comunidades de a discussão alimentar, é possível efetivar tal proposta.

Continue navegando