Buscar

Fisioterapia do Trabalho.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fisioterapia do Trabalho
História:
1998 – Primeiro grupo de fisioterapeutas atuantes na saúde do trabalhador se mobiliza para criar a Associação Nacional de Fisioterapia do Trabalho (ANAFIT).
2003 – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) publicou a Resolução 259/03 que reconhece a área de atuação da Fisioterapia do Trabalho.
2006 – Durante o II Congresso Brasileiro de Fisioterapia do Trabalho (Fisiotrab) em Curitiba/PR – criação da Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (ABRAFIT).
2008 – O COFFITO reconhece a Especialidade Fisioterapia do Trabalho, a ABRAFIT inicia o processo de titulação profissional.
2009 – Publicação do CBO pelo MTE.
2010 – Publicação do COFFITO deixam claras as atribuições do Fisioterapeuta do Trabalho.
Terminologia:
O Fisioterapeuta do Trabalho deverá ser um profissional ativo nos processos de planejamento e implantação de programas destinados a educação para a saúde. (Art. 4º - resolução 259/2003)
Art. 1º - O Fisioterapeuta no âmbito da sua atuação profissional é competente para elaborar e emitir parecer, atestado ou laudo pericial indicando o grau de capacidade ou incapacidade funcional, com vistas a apontar competências ou incompetências laborais (transitórias ou definitivas) e seus efeitos no desempenho laboral. (Resol. COFFITO 381/2010)
Prevenção 
Conhecer os processos fisiopatógicos
Informar amblamente
Agir pró-ativamente
Conscientizar 
O Processo de Geral da Prevenção 
Campo do saber da Saúde do Trabalhador
Prevenção de doenças
Promoção da saúde
Segurança no ambiente de trabalho
Normas de trabalho/produtividade
Área do saber
Área do conhecimento
Área de atuação
Saúde do trabalhador é um termo referente a um campo do saber que visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença, considerando a saúde e a doença como processos dinâmicos, estreitamente articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinados momento histórico. 
Competências profissionais: multidisciplinaridade
A fisioterapia do trabalho tem por escopo realizar intervenções nas questões relativas à saúde, ao trabalho e quantidade de vida, de modo individual e coletivo, dentro e fora do ambiente fabril/industrial com foco no processo produtivo e na organização do trabalho. 
Competências profissionais: multidisciplinaridade
A fisioterapia do trabalho, Atua na prevenção de doenças e na promoção da saúde dos indivíduos, na melhoria das condições operacionais e do ambiente produtivo, aplicando o conhecimento de diversas disciplinas e conhecimentos que compõe a “praxis” e a expertise própria do profissional especialista em fisioterapia do trabalho.
Competências profissionais: multidisciplinaridade
Resoluções do COFFITO:
ART. 2º - O Fisioterapeuta no âmbito da sua atividade profissional está qualificado e habilitado para prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria especializado.
ART. 3º O Fisioterapeuta deverá contribuir para promoção da harmonia e da qualidade assistencial no trabalho em equipe e a ele integrar – se, sem renunciar a sua independência ético/profissional.
Bibliografia
http://www.sefis.com.br/fisioterapiatrabalho.html
http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2016/01/o-que-e-fisioterapia-do-trabalho.html
http://www.ufjf.br/fisioterapiadotrabalho/files/2012/04/aula1-fisioterapia-do-trabalho-Legisla%c3%a7%c3%a3o.pdf
Fisioterapia Preventiva nos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORTs – A Fisioterapia do Trabalho Aplicada – 2002. Autor: Barbosa, Luís Guilherme 
Atuação Preventiva em Fisioterapia – 1999 
Júlia – ra: 1700710
Mariana – ra: 1701504
Noêmia – ra: 1700303
Renan – ra: 1701287

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais