Buscar

Trabalho Contabilidade Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Titulo – A Contabilidade e sua ligação com Direito e Administração
Introdução
A Contabilidade é de extrema importância para gerenciar, controlar e fornecer informações sobre o Patrimônio de uma empresa.
Neste trabalho iremos abordar vários assuntos relacionados a contabilidade, tais como seu conceito, objetivo, escrituração, gestão empresarial, demonstrações contábeis, a administração dentro da contabilidade, os aspectos jurídicos e as operações matemáticas presentes.
Conteúdo
A Contabilidade é uma técnica totalmente útil com a finalidade de controlar o patrimônio, apurar o resultado e fornecer informações a seus usuários internos e externos. O Patrimônio é o objeto da contabilidade e seu objetivo é permitir que seus usuários tenham sempre a situação financeira da empresa para sua avaliação.
Observando as normas e os princípios, iremos fazer os registros de fatos de acordo com a documentação, através das partidas dobradas obtendo assim a escrituração contábil.
A Contabilidade é empregada na gestão de uma entidade, que necessita de uma estrutura de informações para que se tenha um planejamento, um desempenho e uma melhor elaboração do orçamento.
Dentro da contabilidade iremos encontrar as Demonstrações Contábeis que são uma representação monetária estruturada da posição financeira e patrimonial de uma entidade, que são úteis para tomadas de decisões dos usuários. Elas também mostram os resultados do gerenciamento. O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido. Já as Demonstrações do Resultado do Exercício apresentam de forma vertical e dedutiva o resultado apurado em um determinado período, geralmente 12 meses, resultando lucro ou prejuízo.
A missão de uma empresa deve ser voltada para o futuro a longo prazo, deve analisar as necessidades dos consumidores, ser clara e direta, abrangendo quais benefícios sua atividade trará, transmitindo seus valores a clientes, funcionários, fornecedores e a sociedade. Já a visão é composta pelos sonhos da empresa, ou a forma como quer ser reconhecida no mercado, onde pretende chegar e como quer ser reconhecida na sociedade.
No processo administrativo de uma empresa temos o planejamento, a organização, a direção e o controle. O Planejamento é uma função principal dentro do processo administrativo, entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento. Temos três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. O estratégico as decisões são tomadas de acordo com os objetivos da empresa com a visão em longo prazo. O tático irá transformar as estratégias em planos mais específicos. O operacional é definido os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização com prazos mais curtos. A organização coordena e reuni os recursos necessários para atingir um objetivo de acordo com o planejamento efetuado visando a estruturação da empresa. A direção é o processo administrativo que coordena e conduz as pessoas na execução das atividades antes planejadas. Após ser estabelecido o planejamento e a organização é necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido. O controle é o processo administrativo que verifica se tudo esta sendo executado de acordo com o que foi planejado. É feito a observação, comparando o planejamento com o que esta sendo realizado, corrigindo as faltas e os erros, evitando sua repetição.
No ambiente de organização de uma empresa temos o ambiente-tarefa e macro ambiente. O ambiente-tarefa é o mais próximo e imediato de uma organização. Nele estão as entradas e saídas do sistema, ele oferece oportunidade, recursos e meios para que uma organização bem sucedida seja capaz de coordenar os trabalhos de maneira que permita ao sistema total operar dentro das restrições, responder as demandas e tirar vantagens das oportunidades que surgem no ambiente. O macro ambiente é constituído de todos os fatores econômicos, tecnológicos, sociais, políticos, legais, culturais, demográficos que ocorrem no mundo e na sociedade. Esses fatores são um conjunto de variáveis contextuais não controladas pela empresa, mas que afetam o seu desempenho e influenciam as suas estratégias e seu processo decisório.
Diversos ramos do direito é diretamente ligado à ciências contábeis, principalmente o direito empresarial e o direito tributário. O contador tem que saber indicar, ajudar a interpretar as legislações trabalhistas, tributaria, para poder orientar seus clientes. A aplicação das Leis, o conhecimento das inovações trazidas pelo código civil de 2002 em relação ao direito empresarial, os atos e fatos e negócios jurídicos, os direitos sociais na Constituição Federal, são conteúdos que fazem parte dos aspectos jurídicos relevantes para o profissional da contabilidade. 
Como em diversas áreas do conhecimento a matemática é imprescindível na contabilidade para compreender os cálculos financeiros, as funções das situações propostas nas soluções de diversos problemas. Sendo a matemática e a contabilidade duas ciências importantes para o desenvolvimento profissional, surge a necessidade de entender como a matemática pode ser utilizada na contabilidade. Partindo de alguns conhecimentos básicos, tais como noções de proporcionalidade, juros simples, funções, porcentagem, esses conceitos são à base da contabilidade financeira. Os acréscimos são valores referentes à multa e juros acrescidos no valor original do tributo ou contribuição, quando recolhida fora do prazo estabelecido pela legislação. O objetivo principal dos acréscimos é desestimular o pagamento fora do prazo. Os descontos são valores abatidos para recolhimento antes da data de vencimento que é concedido por certos fornecedores, estimulando as empresas a pagar antecipadamente suas obrigações.
 CONCLUSÃO
Pode-se concluir que na área da contabilidade temos que ter conhecimentos diversos, entender os conceitos da contabilidade, aprender a fazer uma boa escrituração contábil, apresentar as demonstrações contábeis sempre que o cliente precisar. Ter noções de administração, entender um pouco dos aspectos jurídicos, ter uma boa noção das operações matemáticas que esta no dia a dia contador, para fornecer uma boa orientação a seus clientes.

Outros materiais