Buscar

texto liderança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LIDERANÇA
Quando falamos em liderança já pensamos em alguém que tem liderança que saiba se responsabilizar pela coordenação do grupo ou ate mesmo condução do lugar ou dos funcionários. 
O líder tem que ser capaz de ter conhecimento em planejamento, organização comunicação e saber analisar os problemas, influenciar pessoas ou ate mesmo um grupo a fazer mudanças sem que a equipe se sinta controlada. 
O enfermeiro é considerado o líder da equipe porque ele coordena e controla o trabalho da equipe e prioriza o estabelecimento.
Na década de 70 A Liderança era uma forma de exercer poder sobre uma pessoa ou grupo e também associada a função de gerencia e não era usada para produzir mudanças e sim fazer com que o trabalho seja realizado em equipe.
Na década de 80 liderança já era considerada um processo de influência uma pessoa exercer sobre outra, ou ate mesmo em um grupo de pessoas. A forma de liderança não era tão rígida porque o líder pode inclinar-se mais para um lado do que para o outro. A dificuldade do enfermeiro neste período foi a sua subordinação a outros profissionais da área de saúde. 
Na década de 90 A preocupação estava voltada para a formação do enfermeiro, porque defendiam a idéia de que a pessoa não nasce um líder mas que a pode ser aprendida com o tempo .
Na década de 2000 Não existe mais lugares par os enfermeiros que so sabem mandar e que so fala e espera que as pessoas faça as coisas sozinhas. Precisa saber que liderar uma equipe composta por pessoas diferentes que merecem ser respeitadas e treina-los para trabalhar com essas diferenças e aproveitar o Maximo.
 É importante que o enfermeiro desenvolva seu potencial de liderança: comunicação e motivação. As Habilidades sempre tem que esta aperfeiçoando suas competências na área.
O líder deve ser honesto, saber ouvir e perceber as necessidades dos seus subordinados, ter visão do futuro ter inspiração e encorajar seus subordinados e saber ganhar a confiança dos seus aliados.

Outros materiais