Buscar

livro de patologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Reforma agrária e Grandes Propriedades 
Alunos: Gabriele Menenguci, Geneval Motta e Gisele Rodrigues
Fonte: Google imagens
Conceito
Reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras. A reforma agrária tem o objetivo de proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social.
Reparar séculos de uma distribuição fundiária injusta,causando uma disparidade muito grande entre detentores de grandes porções de terras (latifundiários) e pessoas que se quer têm onde morar e produzir.
Intervenção imperativa do Estado
Por motivos econômicos e políticos, na situação patrimonial das propriedades rurais, assim como nas modificações do direito de solos (direito de propriedade).
Realizado pelo Estado
Desapropria terras de grandes latifundiários que não são produtivas, são distribuídos para famílias com baixa renda. 
Fonte: Google imagens
As propriedade rurais destinadas para a reforma agrária podem ser obtidas de duas formas, através de expropriação ou compra, onde a expropriação é a modalidade original para a obtenção de terras para a reforma.
História da Reforma agrária
Desde os tempos do descobrimento do Brasil, a questão fundiária sempre foi delicada e complexa de ser tratada na prática.
1530 coroa portuguesa 
Capitanias hereditárias, Tratado de Tordesilhas
1822 independência do Brasil, o contrário, "lei do mais forte"
1850,Primeiro Código de Terras do Brasil, onde se elabora a Lei de Terras- Governo tinha controle das terras devolutas
 Primeiro plano de reforma agrária no Brasil expansão latifundiária. 
1889
1950 SUPRA, Governo militar IBRA E INDA
 Em 04 de novembro de 1966, o Governo Federal lançou primeiro Plano Nacional de Reforma Agrária, que nunca saiu do papel; só em 1970, através do decreto nº 1.110 criou-se o instituto que ainda hoje é responsável pelas questões agrárias no país, o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
A pauta da reforma agrária no Brasil voltou a ser tratada com mais intensidade a partir da redemocratização em 1984, ocasião onde se lançou posteriormente o decreto nº 97.766, que previa até 1989 através de um novo Plano Nacional de Reforma Agrária
A Constituição de 1988 assegurou o direito por parte da União à desapropriação de terras particulares para fins de reforma agrária.
Reforma Agrária ficou estagnada durante muitos anos. 1996, esse tema passou a ser diretamente vinculado à Presidência da República
 
Fonte: Google imagens
INCRA
•O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, é uma autarquia federal e está implantado em todo o território nacional por meio de 30 superintendências regionais;
•Missão: promover a reforma agrária de maneira justa e sistematizada, a médio e longo prazo, manter e gerir o cadastro nacional de imóveis rurais, administrar terras públicas, além de identificar e registrar, demarcar e titular terras destinadas a assentamentos e comunidades tradicionais quilombolas.
INCRA
•As diretrizes do INCRA englobam uma democratização do acesso e do direito a terra de maneira a implementar a reforma agrária por meio de estratégias que envolvem a implantação de assentamentos sustentáveis em áreas compradas pela da União;
•Assim, o INCRA visa também a redução da violência e da pobreza, promovendo a equidade na distribuição de terras, evitando conflitos que venham a prejudicar e causar dolo às pessoas no decorrer de disputas decorrentes da posse de terras.
INCRA
•Promove a qualificação dos assentamentos e dos assentados:
•Licenciamento ambiental;
•Acesso ao crédito;
•Assessoria técnica e consultorias gratuitas;
•Saúde;
•Educação;
•Esporte;
•Cultura
•Lazer.
Fonte: Reforma Agrária no Brasil
INCRA
Outras funções:
•Gerenciar a estrutura fundiária nacional, de maneira a legalizar terras dessas comunidades;
•Cadastrar as famílias para que seja feita a inclusão delas em serviços e programas governamentais;
•Cadastramento e certificação dos imóveis rurais, promovendo uma inclusão social e um desenvolvimento sustentável;
•Identificação de terras particulares consideradas improdutivas, para que seja feita a intermediação entre proprietários e a União.
INCRA
Fonte: INCRA (2012)
MST
•O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) é uma organização criada na década de 1980, na região de Cascavel, no estado do Paraná, com o intuito principal de organizar um grupo camponês para se unir em favor da luta pela terra e pela reforma agrária;
•Entre as inúmeras causas defendidas pelo MST, a principal é embasada na promoção da justa e igualitária reforma agrária no Brasil, com todas essas outras causas, convergindo sempre para a equidade em distribuição de terras.
Fonte: Reforma Agrária no Brasil
MST
•O movimento defende uma organização da produção agrícola nacional com um objetivo central para a produção de alimentos saudáveis, sem utilização de agrotóxicos ou alimentos transgênicos. 
•MST propõe também uma reforma na política de exportação, onde defendem uma priorização do valor agregado dos produtos, evitando assim, a exportação excessiva de matérias-primas, o que, segundo o movimento, traz uma desvalorização da produção agrícola.
Polêmicas do MST
O MST está enquadrado no conceito de movimento social, portanto, não possui um registro legal como outras representações sociais, como as ONG’S por exemplo. Esse detalhe dá ao MST a desobrigação de prestar contas de seus gastos e recebimento de recursos públicos e privados para a União.
Em 2009 o Tribunal de Contas da União constatou e comprovou que um repasse para educação de 7,3 milhões de reais destinados à ANCA (Associação Nacional de Cooperação Agrícola), nos anos de 2003 e 2004 foram diretamente repassados e distribuídos a secretarias regionais do MST em 23 estados.
Conquistas do MST
O movimento tem recebido diversas homenagens em reconhecimento à sua atuação em esfera nacional e internacional, quando se fala de influência exercida para outros países;
O MST recebeu muitas premiações e homenagens devido ao reconhecimento de sua luta na causa social do trabalhadores sem acesso e direito a justa distribuição de terras;
Em resumo, entre polêmicas e conquistas o movimento vem sobrevivendo e lutando há mais de meio século pelos direitos dos trabalhadores sem terra.
MST: O maior produtor de arroz orgânico da América Latina
Para a safra do arroz orgânico de 2016-17, o MST estima a colheita de mais de 27 mil toneladas, produzidas em 22 assentamentos diferentes, envolvendo 616 famílias gaúchas. Também serão produzidas 22.260 sacas de sementes, que não são transgênicas.
O IRGA (Instituto Riograndense do Arroz), do governo gaúcho, confirma que o MST é, no momento, o maior produtor orgânico do grão da América Latina.
MST: O maior produtor de arroz orgânico da América Latina
O movimento exporta 30% de sua produção para Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Nova Zelândia, Noruega, Chile e México.
Apenas no município gaúcho de Nova Santa Rita, a produção do MST faz circular R$ 7 milhões por ano, movimentando a economia local;
Fonte: BBC (2017)
MST: O maior produtor de arroz orgânico da América Latina
Os 4 mil alunos das 16 escolas municipais consomem alimentos orgânicos adquiridos pela prefeitura diretamente dos agricultores;
Os produtores de arroz orgânico trabalham no sistema de cooperativa e recebem 15% a mais do que agricultores convencionais.
Estatuto da terra
Lei de nº 4504 de 30 de novembro de 1964, estabelece normas de direito agrário regulando os direitos e obrigações concernentes aos bens, imóveis rurais para fins de execução da reforma agrária e promoção da política agrícola. 
O estado tem a obrigação de garantir o direito ao acesso a terra para quem nela vive e trabalha.
Objetivos e breve histórico
 Fonte: Google imagens
Quando
os dirigentes do regime militar interromperam o movimento das ligas camponesas, em 1964, resolveram criar uma lei para acalmar os trabalhadores rurais e ganhar mais credibilidade o ESTATUTO DA TERRA. Este foram um dos primeiros sinais de interesse pela reforma agrária da parte do governo.
Olhar histórico:
Doação de sesmarias século XVI (período colonial)
 Lei de terras (1850)- capitalização
Desigualdade social
Expansão da fronteira Agrícola 1970
 
 
 
 
Estatuto da terra de 1964
 Metas:
Promoção da reforma agrária (não cumprida)
Desenvolvimento da Agricultura (beneficiou apenas os grandes proprietários)
Cedeu empréstimos a juros baixos
promoveu o fortalecimento da concentração fundiária no Brasil
Pequenos proprietários venderam suas terras pois não tinham condições de competir na compra de insumos e sementes para a produção
Aspectos positivos
Respeito a indenização de desapropriação de terras
Uso apropriado da terra pelo proprietário de maneira que o usufruto das condições econômicas favoreçam aos seus trabalhadores e respectivamente a família dos mesmos; (1963 Estatuto do trabalhador rural).
Manutenção dos níveis satisfatórios de produtividade
Assegurar a legalidade nas relações trabalhistas entre os que cultivam e os donos de terras
Grandes propriedades (latifúndio)
O que é Latifúndio?
Propriedade agrária de grande extensão de terreno pertencendo a uma única pessoa ou família, empresa,etc. Geralmente ultrapassam cerca de 10 mil hectares podendo ser de grande, média ou baixa produtividade para a economia do Brasil. 
Exemplo:
 Fonte: Google imagens
Estrutura fundiária
É o modo como as propriedades estão distribuídas e organizadas em um determinado país ou espaço, levando-se em consideração a quantidade o tamanho e a distribuição social das propriedades rurais. A estrutura fundiária é bastante influenciada pela Concentração fundiária, a população mais rica tem um acesso facilitado a terra do que em relação aos mais pobres que não tem acesso ou aos meios de produção. 
Estrutura fundiária Brasileira
Imóvel Rural- Qualquer imóvel usado para a produção agroindustrial
Propriedade familiar- Imóvel rural explorado por uma determinada família que absorve toda mão de obra familiar, garantindo sustento de toda a família
Minifúndio- Pequenas propriedades rurais que atinjam cerca de 70% de todo alimento consumido no país, usadas na produção alimentar familiar ou coletiva
 
Estrutura fundiária Brasileira
Latifúndio por dimensão- Grandes propriedades rurais com atividade vinculada à agroindústria e seus produtos geralmente são destinados ao mercado externo.
Latifúndio por exploração- Tem como característica a improdutividade, o proprietário adquire terras com intuito de especulação,não há intenção em cultivá-las, gerar empregos,impostos ou impulsionar crescimento econômico. 
Obrigado!
Referências
SILVA, Thamires Olimpia. "O que é estrutura fundiária?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-estrutura-fundiaria.htm>. Acesso em 27 de novembro de 2017.
DAVATZ, Thomas. Memórias de um colono no Brasil: 1850. Tradução, prefácio e notas de Sérgio Buarque de Holanda. São Paulo: Martins, Ed. da Universidade de São Paulo, 1972.
Referências
HEIDRICH, Álvaro Luiz. Além do latifúndio: geografia do interesse econômico gaúcho. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.
http://reforma-agraria-no-brasil.info/estatuto-da-terra.html
Referências
•REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL. O INCRA. Disponível em: <http://reforma-agraria-no-brasil.info/o-incra.html> Acesso em: 26 de novembro de 2017.
•REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL. O MST. Disponível em: <http://reforma-agraria-no-brasil.info/o-mst.html> Acesso em: 26 de novembro de 2017.
Referências
•SPERB, Paula. Como o MST se tornou o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39775504> Acesso em: 26 de novembro de 2017.
Perguntas 
1 O que é a reforma agrária ?
2 Como é feita a desapropriação ?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais