Buscar

PROJ DE INTERVENÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL EAD
 Disciplina de Prática Supervisionada em Serviço Social
 Coordenação de Estágio
 Projeto de Intervenção na Área da Saúde
 Mônica de Lima Mendes
 Araruama
 2013
 Mônica de Lima Mendes
 Projeto de Intervenção na área da Saúde
 Projeto de Intervenção na Área da Saúde do Estágio Supervisionado I, apresentada a Coordenação de estágios da Universidade Estácio de Sá, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
 Orientadora: Professora Cláudia Tenório
 
Faculdade de Serviço Social, Universidade Estácio de Sá - curso EAD
Palavras-chaves: Psicologia. Hipertensão. Práticas de promoção à saúde.
Eixo temático: saúde
1. Introdução
Este trabalho de intervenção é uma proposta para o estágio de Saúde Mental, da Estácio de Sá - EAD /Cabo Frio com uma população de idosos hipertensos, vinculados aos Programas de Saúde da Família (PSF Iguaba Grande) do bairro Iguaba Grande, atendido pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.
Com o avanço da tecnologia, na vida moderna, as pessoas passaram a usufruir de utensílios e modo de locomoções práticos, não exigindo nenhum tipo de esforço físico ou mental. Essa praticidade pode provocar desencadeamento de doenças crônicas como: Hipertensão, Diabetes e Obesidade. Essas doenças surgem por outros motivos como hereditariedade e costumam atingir uma faixa etária mais avançada, por isso é importante a atenção no histórico familiar, podendo prevenir a doença desde a juventude. 
A facilidade da vida atual leva ao sedentarismo, ou seja, as pessoas não se propõe a fazer nenhum tipo de atividade física. O que ninguém imagina, é que essas doenças crônicas podem desenvolver ainda outras patologias acarretando complicações que podem levar o indivíduo a morte. Estudos revelam as necessidades que o paciente tem de saber lidar com a doença que possui para evitar complicações, sendo que a maior dificuldade é aceitar a patologia, e se dispor a cuidar conforme a gravidade do seu caso. É preciso um apoio interdisciplinar para o tratamento adequado, seja psicológico, clínico, nutricional ou de exercícios físicos regulares. Este projeto constitui-se um trabalho interdisciplinar, pois envolve os funcionários e profissionais da saúde que atuam nesse local (Psicólogo, Médico, Educador Físico, Farmacêutico e Nutricionista). O foco desse projeto é conscientizar, educar, auxiliar pacientes que necessitam de ajuda para conhecer, aprender a tratar e controlar sua patologia, como o diabetes, a hipertensão e a obesidade, sem sentir-se excluído da sociedade.
2. Justificativa
Tendo em vista o crescimento da população idosa no país, necessitando de atenção em todos os seus aspectos, e a deficiência do serviço público de saúde, ressalta-se a importância da universidade e do futuro profissional psicólogo estender os serviços à comunidade, especialmente à parcela com idade em torno dos 60 anos. Assim, a realização dessas atividades pode favorecer o aprofundamento da aprendizagem de conteúdos e práticas fundamentais para a atuação nessa área, além de possibilitar uma inserção comprometida com questões de grande relevância social. Ressalta-se, ainda, a importância desse grupo no dia-a-dia dos participantes, visto que pode ampliar a visão dos membros do grupo enquanto sujeitos ativos de sua história e na sociedade, como multiplicadores de saúde, contribuindo para a melhora na qualidade de vida deles e das pessoas com quem estão em relação. Desta forma, a intervenção possibilita desenvolvimento, transformação e tomada de consciência, tanto sob forma individual quanto grupal e ainda um espaço de troca de experiências, de problematização do cotidiano, de expressão de sentimentos e opiniões dos participantes, além de um importante lugar para reflexão sobre hábitos alimentares e aspectos do cotidiano que implicam no processo de adoecimento, visando uma melhoria na qualidade de vida desses indivíduos.
3. Objetivos
Objetivo Geral: promover momentos de reflexão a fim de aumentar, no grupo e em cada participante, o conhecimento de suas ações no cotidiano que viabilizam a promoção de saúde. Objetivos Específicos: promover e valorizar a integração grupal; o acolhimento, a inter-relação e a interdependência entre seus membros; proporcionar espaços para discussão e reflexão acerca de assuntos do cotidiano, como família, relacionamentos, alimentação, política, envelhecimento, e inter-relacioná-los ao processo de saúde-doença; estimular ações individuais e coletivas no sentido da promoção de saúde.
4. Materiais e Método
O projeto desenvolve-se em várias etapas, sendo que a maioria através de ações educativas. As atividades desenvolvidas têm a função de instruir os pacientes a efetuar o tratamento correto de suas patologias e para aqueles que não possuem tais doenças dar informações de forma preventiva, englobando sempre o tratamento farmacológico quanto o não-farmacológico. O trabalho é desenvolvido com a população interessada do bairro. Serão realizados encontros semanais com duração de duas horas cada. Os temas trabalhados baseiam-se em alguns dos eixos da Psicologia: consciência, atividade, alienação, identidade, e serão utilizadas discussões e problematizações das temáticas, exercícios de dinâmica de grupo, jogos, momentos de confraternização e apresentação de músicas e filmes. A área da Farmácia participa a partir de orientação individual quanto ao uso de medicamentos, a Nutrição faz um atendimento personalizado para o controle alimentar e a Educação Física oferece aulas de ginástica localizada.
5. Considerações Finais
A construção de uma proposta de trabalho vai sendo reavaliada a partir das aproximações com o grupo, àquilo que se chamou de proposta inicial configurou-se numa prática que buscou acolher o que os usuários estavam trazendo. A proposta caminha no sentido de favorecer inicialmente um momento de relaxamento, onde usamos algumas técnicas para o trabalho com a consciência corporal. Depois deste momento discute-se a experiência vivencial. Em seguida, é preparada alguma atividade que favoreça a fala e a expressividade das temáticas trazidas por ele. Estas temáticas geralmente estão relacionadas à questão da família, sendo esta categoria pluralizada em outras faces: relação entre conjugues, pai-filho, trabalho, a doença, a saudade, os conflitos familiares. Além destes momentos de expressividade, outro foco de trabalho adotado são os momentos socioeducativos sobre a hipertensão e aspectos comuns ao tema. Este momento pode ser reavaliado algumas vezes dependendo da aceitação da demanda. Esta perspectiva é contemplada em momentos diversificados, como numa festa, ou numa salada de fruta coletiva ou ainda, nas oficinas (do brincar, de recortes, de colagem e de pintura).
Busca-se assim, oferecer um apoio no que se refere a problematização da doença, bem como contribuir para uma melhora significativa na qualidade de vida e na redução da queixa e do quadro sintomáticos de picos hipertensivos, privilegiando as pessoas, o diálogo e os espaços comuns dos que compartilharam este momento conosco.
Podemos ousar a concluir a importância da psicologia na contribuição das ações de promoção a saúde e na busca pela integralidade da atenção na saúde pública. As possibilidades, trabalho da psicologia, são infinitas; as ações com grupos são um canal para perceber que a doença circunscreve-se no cotidiano, no território, entremeada por histórias e pessoas. Desta forma, o cuidado deve prioritariamente ser realizado in loco, valorizando asvozes que estão sendo produzidas neste contexto.
Cabe a psicologia ouvir a pluralidade dos universos particulares trazidos por cada uma das pessoas que chega ao grupo. A importância de se valorizar trabalhos nesta perspectiva conjuga-se com a ruptura proposta pela perspectiva de trabalho aqui adotada, ou seja, de distanciarmos da prática hegemônica centrada na doença e das ações prescritivas dos trabalhos educativos em saúde, que são pouco efetivos e que age apenas no repasse de informações, pouco valorizando aquilo que o usuário traz como sendo parte de si e do outro comunitário.

Outros materiais