Buscar

Autacóides peptídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Autacóides Peptídeos: angiotensinas e cininas
 Apresenta um sistema endógeno renina-angiotensina para casos de hipovolemia e hipotensão, serve para em casos de baixa pressão de O2, fazendo com que o sangue circule mais rápido, quando há hipóxia no rim este sistema é ativado, pela renina. 
Fazem vasoconstrição, aumentando a resistência vascular para atingir maior pressão e ‘’maior’’ volume. A tendência de quando uma pressão maior é exercida contra as arteríolas renais faz com que aumente a permeabilidade, moléculas mais pesadas começam a ser filtradas, por isso a importância de manter uma manutenção vascular, mas que não seja tão intensa. 
Renina foi identificada primeiramente como substância vasoconstritora, porém depois foi identificada como uma enzima que agia sobre um substrato, que seria a angiotensinogênio, o qual é produzido no fígado e convertido a angiotensina I pela renina, e posteriormente em angiotensina II, que é um vasoconstritor mais potente, que também estimula a liberação de aldosterona, que aumenta a reabsorção de Na e H2O. Essa reabsorção maior de água faz com que diminua o volume de urina, e aumenta o volume vascular.
 Em relação à farmacologia há dois segmentos em relação a angiotensina, os bloqueadores dos receptores de angiotensina II, e inibidores da ECA, que inibe a transformação da angiotensina I em II. Inibidores da ECA: são divididos em dois grupos, peptídicos (veneno de jararaca), e não peptídicos (captopril, benezepril e enalapril).
 Antagonistas de angiotensina: bloqueadores de receptores AII (BRA): – Losartana e Saralasina (inativo via oral);

Outros materiais