Buscar

Autacóides Peptídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Autacóides Peptídeos: angiotensinas e cininas
Apresenta um sistema endógeno renina-angiotensina para casos de hipovolemia e hipotensão, serve para em casos de baixa pressão de O2, fazendo com que o sangue circule mais rápido, quando há hipóxia no rim este sistema é ativado, pela renina. Fazem vasoconstrição, aumentando a resistência vascular para atingir maior pressão e ‘’maior’’ volume. A tendência de quando uma pressão maior é exercida contra as arteríolas renais faz com que aumente a permeabilidade, moléculas mais pesadas começam a ser filtradas, por isso a importância de manter uma manutenção vascular, mas que não seja tão intensa. 
Renina foi identificada primeiramente como substancia vasoconstritora, porem depois foi identificada como uma enzima que agia sobre um substrato, que seria a angiotensinogênio, o qual é produzido no fígado e convertido a angiotensina I pela renina, e posteriormente em angiotensina II, que é um vasoconstritor mais potente, que também estimula a liberação de aldosterona, que aumenta a reabsorção de Na e H2O. Essa reabsorção maior de água faz com que diminua o volume de urina, e aumenta o volume vascular.
Em relação a farmacologia há dois segmentos em relação a angiotensina, os bloqueadores dos receptores de angiotensina II, e inibidores da ECA, que inibe a transformação da angiotensina I em II. 
Inibidores da ECA: são divididos em dois grupos, peptídicos (veneno de jararaca), e não peptídicos (captopril, benezepril e enalapril)
Antagonistas de angiotensina: 
Antinflamatórios hormonais: corticosteroides
São os antinflamatórios estereodais, quando a administração for feita em longo prazo há um estimo para parar a produção endógena, quando for retirar o medicamento deve ser feito de forma gradativa para que o corpo inicie novamente a produção. Não atua em causa de base, na causa primaria, somente reduz a infamação, deve ser associado a outro medicamento para tratar o que está causando a inflamação. Os corticoides são produzidos no córtex das adrenais, na zona fasciculadas, a partir de moléculas de colesterol. A secreção é controlada por feedback, e pode ser estimulada por vários fatores, o hipotálamo ao receber estímulos como temperatura, estresse, exercícios, dor, distúrbios metabólicos, libera __________ para a produção de cortisol. O cortisol não é armazenado, ele é sintetizado de forma cíclica, pelo ciclo circadiano, pela manhã ele é produzido, e sendo utilizado durante o dia. Gatos tem a inversão desse ciclo circadiano, com a liberação de cortisol a noite. 
O cortisol tem efeitos metabólicos importantes, tem efeito negativo sobre macrófagos, cargas exageradas deixam o indivíduo imunossuprimido.
Farmacologicamente a hidrocortisona é muito parecida com o cortisol, corticoides sintéticos tem como objetivo de atividade anti-inflamatória e imunossupressora (maior dose), apresentam ação em receptores nucleares, eles atravessam a membrana celular, se ligam a receptores proteicos nucleares e exercem a sua função, em gatos há menos receptores desta forma a dose deve ser ajustada. Para a ação anti-inflamatória os corticoides inibem a síntese da fosfolipase A2, estimulam a produção da lipomodulina-1 (que inibe a fosfolipase), ou bloqueiam a expressão gênica da COX2, de toda forma com a inibição da fosfolipase há inibição de toda a cascata de inflamação. Os não esteroidais já atuam na cascata de inflamação, na lipoxigenase ou ciclo-oxigenase (COX1 OU COX2). 
Ações fisiológicas e farmacológicas
Em relação a células do sistema imune, o cortisol inibe a resposta do macrófago e faz a sensibilização dos linfócitos, fazendo uma imunossupressão humoral, inibe a proliferação de fibroblastos (retarda o processo de cicatrização), e bloqueia a resposta celular aos mediadores inflamatórios. Em células em geral, o cortisol faz a estabilização das membranas o que impede a entrada de toxinas e substancias indesejáveis. 
No metabolismo de carboidratos há um aumento da gliconeogênese e diminui a utilização periférica da glicose, aumentando a reserva de glicogênio. No de proteínas aumenta o catabolismo e inibe o anabolismo, levando a pausa no crescimento, retarda processos cicatriciais e inibe produção de anticorpos. Em relação a lipídios há um aumento do catabolismo de lipídios, e reduz as reservas, reserva mais em órgão, como fígado. Com relação ao metabolismo de água e eletrólitos pode haver retenção de sódio e eliminação de potássio. 
No sistema hematopoiético há uma depressão generalizada do sistema imunológico, aumenta neutrófilos e plaquetas, porém não há a resposta humoral para que a celular seja ativada. No sistema reprodutor no início da gestação podem ser teratogênicos, e no final da gestação podem induzir o parto. 
Farmacocinética 
Podem ser administrados por via oral pois todos antinflamatórios apresentam uma boa absorção quando administrados desta forma, parenteralmente pode ser IV, IM, intra-articular, subconjuntival. Na pele quando o uso é prolongado ou em grande extensão pode haver efeitos sistêmicos. 
70% é metabolizado no fígado, e o restante são extra-hepaticos, provavelmente no rim, a eliminação é feita quase que exclusivamente pela urina. 
Classificação e apresentações comerciais 
As variedades se diferenciam em relação pela meia-vida plasmática e potência, ligação reduzida de ligação a proteínas plasmáticas, menor velocidade de excreção e maior afinidade com receptores.
São classificados pela meia-vida plasmática: 
Curta-ação: menor que 12h
Ação intermediárias: 12h a 26h
Longa ação: maior que 36h
Colírios com antinflamatório esteroidal deve-se ter o cuidado do animal não apresentar uma úlcera na córnea pois haverá menor cicatrização e facilitará para úlcera aumentar.

Outros materiais