Buscar

Resenha Produção Enxuta Toyota

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Carolina de Lima Teodoro
SENAC – Engenharia de Produção 27/04/2016
Resenha – Produção Enxuta
O texto Surgimento da Produção Enxuta conta como a criação do sistema de produção Toyota, hoje conhecido como produção enxuta foi fundamental para a ascensão da fábrica automobilística Toyota. Tudo começou com a família Toyoda, com a criação de em empresa especializada em maquinário têxtil, mais tarde pressionada pelo governo japonês a companhia passou a produzir veículos motorizados mais especificamente caminhões de guerra, porém não demorou muito para a guerra acabar e tal fabricação também. Entretanto Kiichiro Toyoda resolveu ingressar na indústria automobilística, decisão que necessitou da ajuda do governo com medidas como a proibição de investimentos externos na indústria japonesa e a imposição de altas taxas alfandegárias, já que uma série de fatores como o limitado mercado doméstico, as novas leis trabalhistas e o rombo na economia do país deixaram os imensos produtores de veículos ansiosos para operarem no Japão e defenderem seus mercados das exportações japonesas, o que acabaria por destruir as chances dos até então pequenos (comparados com as multinacionais) produtores japoneses de competirem com o Big Three de Detroit e as muitas outras empresas automobilísticas do mundo ocidental.
A fim de se transformar em um grande concorrente nesse ramo, Kiichiro Toyoda decide visitar a fábrica da Ford e ao retornar para o Japão percebe que seu sistema de produção em massa é inviável para a Toyota, tanto pelos autos custos com estoque e produção, já que seu capital para investimento é restrito, quanto pela demanda doméstica reduzida. Diante tal situação entra em cena o engenheiro de produção Taiichi Ohno que tem a missão de criar um sistema de produção capaz de atender a demanda do mercado e que caiba no budget existente: surge então o sistema de produção enxuta, tendo por base o conceito just-in-time, no qual a produção é feita de acordo com a necessidade de mercado, ou seja, não há a criação de estoque. Para que a produção enxuta fosse alcançada Ohno precisou fazer várias adaptações no sistema de produção em massa, como na seção da estampagem, na qual foi possível realizar a troca de moldes para a fabricação das peças em apenas três minutos e não mais em 1 dia como acontecia na Ford, isso possibilitou a fabricação de mais peças diferentes aumentando a variabilidade da produção, outra adaptação bastante relevante foi a que ocorreu no controle de qualidade, já que na Toyota os defeitos deixaram de ser corrigidos apenas no fim da linha de montagem para serem corrigidos instantaneamente (o fato de que na produção enxuta não é preciso ser um coordenador para parar a linha de montagem foi fator decisivo nessa adaptação), pois assim que os montadores percebiam algum defeito paravam a linha de montagem e todos se concentravam em concertá-lo e entender onde o erro havia ocorrido, para não voltasse mais a acontecer, o que por consequência passou a gerar cada vez menos defeitos. 	
Assim era imprescindível para a Toyota que seus funcionários não escondessem seus conhecimentos e não poupassem esforços, já que na produção enxuta um funcionário tem inúmeras funções e não mais uma única que se repete incansavelmente. Porém em 1946 uma crise macroeconômica no Japão fez com que a fossem demitidos 
um quarto dos trabalhadores da fábrica, o que ocasionou em greves e discussões com o sindicato a solução encontrada foi a renúncia de Kiichiro, assumindo Eiji Toyoda a presidência da empresa, e a garantia de emprego vitalício e pagamentos gradualmente crescentes conforme o tempo de trabalho aos trabalhadores. Essa solução fez com que a Toyota de fortalecesse ainda mais, já que seus funcionários passaram a permanecer na empresa por mais tempo e por consequência se especializando cada vez mais nos produtos fabricados.
Na produção enxuta a rede de fornecedores também deixa de ser incontável e variável, pelo contrário, Ohno conseguiu unir seus fornecedores permitindo assim que eles mantivessem contato entre si podendo muitas vezes trazer novas ideias para a melhoria dos produtos a aperfeiçoamento da produção. Ao contrário do que ocorre nos sistemas de produção em massa, os fornecedores deixaram de ter trabalho temporário e de serem concorrentes e passaram a serem especialistas em determinada peça, o que contribuiu ainda mais para a eficiência da Toyota. Além disso a Toyota passou a fazer parte da rede de acionistas de seus fornecedores contribuindo com a modernização da produção, visto que financiava a aquisição de novas máquinas.
Com o passar do tempo o mercado passou a ser mais exigente, já que os consumidores exigiam modelos novos em um período de tempo cada vez mais curto, tal exigência foi difícil de ser suprida pelos produtores de massa sem que fosse gerado um alto custo com estoque, pois essas empresas produziam uma quantidade imensa do mesmo produto. Já para o sistema de produção enxuta tal suprir essa exigência não foi difícil já que era possível fabricar os veículos de acordo com a necessidade do mercado sem a geração de estoque, outro ponto positivo foi que com a permanência dos fornecedores as peças foram ficando cada vez mais sob medida e com o padrão de qualidade cada vez mais elevado, assim a Toyota (e o sistema de produção enxuta) passou a ser sinônimo de confiabilidade e os gastos com os defeitos do automóvel passaram a ser cada vez menores, o que aumentava ainda mais e preferência do consumidor.
A partir do texto é possível perceber que o sistema de produção enxuta tende cada vez mais a fazer parte das fábricas por todo o mundo, já que os custos são reduzidos (não há estoque, um funcionário pode fazer inúmeras tarefas, os fornecedores se mantêm) e a preferencia do consumidor é maior devido a qualidade. Além disso é possível aumentar o lucro, pois o custo por produto fabricado passa a ser menor devido ao baixo numero de defeitos e portanto baixo desperdício. O engenheiro de produção é fundamental para que tal sistema funcione corretamente já que por ter uma visão do todo, consegue formar grupos que atuem melhor em determinadas áreas fazendo com que a produção seja mais eficiente. O crescente desejo de novidade dos consumidores é outro fator que aponta a produção enxuta como o sistema mais viável nos dias de hoje, já que através dele é possível produzir uma variedade de produtos em um menor intervalo de tempo, além disso a produção enxuta visa eliminar qualquer desperdício portanto é fundamental que o engenheiro de produção entenda esse processo de ponta a ponta, pois com certeza terá que implementá-lo ou continuá-lo por todas as fábricas que passar, tanto pelo fato de poder atender a demanda do consumidor mais rapidamente 
quanto pelo fato de que poderá diminuir os custos da empresa com a diminuição do desperdício e consequentemente conseguirá atender as necessidades ambientais do século XXI.

Outros materiais