Buscar

AV ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Prévia do material em texto

Disc.:  ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
		CCE0488_AV_
	 22/11/2017 20:20:32 (F) 
	Critério: AV
	Aluno: 
		Professor:
	Turma: 
		Avaliaç.:
4,0 de 9,0
	Nota Partic.:
0
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
6,0 pts
	 
		
	ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	 
	 
	 1.
	Ref.: 696934
	Pontos: 0,0  / 1,0
	
	Quais são os ganhos invioláveis que uma empresa conquista quando opta por uma gestão socialmente responsável?
		
	
Resposta: um bom gestor, otimos funcionarios, uma empresa reconhecida, certificados, alvará,
	
Gabarito: Valorização da imagem institucional, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de atrair e manter talentos, capacidade de adaptação, longevidade e diminuição de conflitos.
		
	
	 2.
	Ref.: 820658
	Pontos: 0,0  / 1,0
	
	Para alcançarmos o desenvolvimento sustentável dependemos de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse abordagem representa uma nova forma de desenvolvimento econômico, ou seja, retira a prioridade do fator econômico e passa a levar em conta a preservação e conservação do meio ambiente. Podemos destacar que a ampliação da área de cultivo agrícola em larga escala é uma das formas de promover o desenvolvimento sustentável. Em conformidade com os conceitos estudados a assertiva apresentada acima é correta ou incorreta e porquê?
		
	
Resposta: CORRETA, pois tudo que vamos fazer precisamos ter um planejamento , precisamos saber o que vai ser feito primeiro e depois, e sempre tendo respeito com o proximo, so assim estaremos tendo um desenvolvimento sustentavel.
	
Gabarito: Resposta esperada: A assertiva está incorreta, pois a ampliação das áreas agrícolas, embora seja necessária, em alguns casos, gera a degradação de regiões naturais, como reservas florestais, dentre outras.
		
	
	 3.
	Ref.: 227528
	Pontos: 0,0  / 1,0
	
	Diante de muitos fatos sociais de caráter político e até pessoal é comum o uso da expressão: "as pessoas não possuem mais moral". Sobre essa afirmação está correto dizer que
		
	 
	I) É falsa, porque no fundo toda pessoa tem boas intenções em suas atitudes pessoais e sociais, mesmo que isso não aprareça em seu comportamento.
	
	V) É verdadeira, pois todos nascem com uma moral que vai sendo modificada e pode até ser anulada ao longo das vivências sociais.
	
	II) É verdadeira, pois com a enorme quantidade de informação que as pessoas recebem os valores morais ensinados pela família são destruídos.
	 
	IV) É falsa, já que todo comportamento é movido por um conjunto de valores que se explica num contexto social e todos possuem moral.
	
	III) É verdadeira, pois revela a realidade em que vivemos com ausência de princípios norteadores do comportamento social.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4.
	Ref.: 697984
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
	Era Pós industrial é o nome que damos à segunda fase da ética empresarial. Está colocada entre a Era industrial e a Era da Informação. Como a Ética vai acompanhando a mudança Social e cultural e se modificando com a sociedade ao longo da história, propõe diferentes posicionamentos em sua sistematização da moral empresarial. Podemos apontar como característica marcante da Ética empresarial Pós- industrial:
		
	 
	Grande importância aos stakeholders os acionistas e todos os envolvidos com a empresa. O lucro como um elemento, mas não como o único critério determinante da ação empresarial.
	
	Manutenção das principais características da ética empresarial da Era industrial, principalmente na relação com os clientes. Praticamente repetição da fase anterior.
	
	O lucro como elemento claramente secundário na missão empresarial, determinando relações pouco transparentes com os stakeholders.
	
	O lucro como elemento catalisador de todos os esforços da empresa, basicamente o único critério determinante da ação empresarial.
	
	Reduzida importância aos stakeholders os acionistas e todos os envolvidos com a empresa, pois não se reconhece pontos convergentes entre eles e os interesses da empresa.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5.
	Ref.: 207002
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
	Cada empresa tem a sua forma de tomar decisões, a sua maneira de fazer os seus negócios. Tem os seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado. Podemos entender que a integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter, isto é, à sua forma de conduta, pensamento e ação que farão com que ela tenha uma imagem no mercado (identidade). Nesse sentido, a ideia de caráter de uma organização está intimamente ligada às pessoas que fazem parte dela. Contudo, do ponto de vista lógico quem imprime o caráter de uma empresa é o seguinte agente:
		
	
	Sindicato Patronal.
	
	Conselho Deliberativo;
	 
	Alta Direção da Empresa ¿ CEO;
	
	Tesouraria;
	
	Acionistas;
		
	
	 6.
	Ref.: 694715
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
	Na aula 04 conhecemos o caso da Manville Corporation, teve sérios problemas com pessoas que reclamaram por terem ficado doentes após 15 ou 20 anos de exposição aos produtos de asbesto (amianto). As demandas alcançaram a espantosa cifra de um bilhão de dólares. Daí em diante a empresa decidiu não mais fabricar ou vender produtos até que pudessem ser manufaturados e usados com segurança, não só nos Estados Unidos, mas no mundo todo. Este é um exemplo de:
		
	
	Religioso
	
	Filosófico
	
	Epistemológico.
	
	Sociológico
	 
	Dilema ético.
		
	
	 7.
	Ref.: 22620
	Pontos: 0,0  / 1,0
	
	
Podemos afirmar que estão de acordo com as práticas de reciclagem e responsabilidade social ambiental:
I - o tratamento do lixo é fundamental para o planejamento ambiental das cidades e políticas públicas de meio ambiente;
II - a reciclagem é dever de todos;
III - para efetivação das ações de reciclagem, a educação ambiental nas escolas e comunidades é condição de sucesso desta estratégia.
		
	
	todas as afirmativas estão erradas;
	
	apenas as afirmações I e III;
	 
	todas as afirmativas estão corretas.
	 
	apenas as afirmações I e II;
	
	apenas as afirmações II e III;
		
	
	 8.
	Ref.: 659866
	Pontos: 0,0  / 1,0
	
	Consideramos como biomassa todo recurso renovável que provém de matéria orgânica, de origem vegetal ou animal e tem por objetivo a produção de energia. Assinale a ÚNICA fonte de energia, dentre as abaixo citadas, que não pode ser considerada biomassa:
		
	
	Biodiesel.
	
	Carvão vegetal.
	 
	Lenha.
	 
	Petróleo.
	
	Etanol.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9.
	Ref.: 746572
	Pontos: 0,5  / 0,5
	
	Qual é o tipo de ação humana que agride o meio ambiente?
		
	
	Monocultura;
	 
	Predatória;
	
	Policultura.
	
	Naturais;
	
	Replantio;
		 Gabarito Comentado.
	
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10.
	Ref.: 629576
	Pontos: 0,5  / 0,5
	
	Quando uma empresa investe em processos sustentáveis, está seguindo que vertente do balanço social?
		
	 
	Empresa e meio ambiente.
	
	Empresa e sociedade, sob a forma de ações sociais.
	
	Empresa e sociedade, como elemento de criação e distribuição de valor ou riqueza.
	
	Empresa e empregados.
	
	Empresa e sociedade, como impulso para a competitividade empresarial.
		 Gabarito Comentado.
	
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes