Buscar

AP HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOV/2017 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
�
1a Questão 
�
Acerto: 1,0 / 1,0
�
Os termos "nascimento" e "descobrimento" do Brasil tem sido constantemente questionados pela nova historiografia brasileira. Isso se deve, sobretudo a:
Revisão da historia tradicional, que entendia os indígenas como bárbaros Todas as anteriores
Existência de uma população indígena no Brasil, o que não qualificaria as terras colonizadas pelos portugueses como ¿descobertas¿
Inclusão dos marginalizados nos estudos históricos, como agentes ativos no período colonial Discordância da visão europocentrica que dominou a literatura colonial
 Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
2a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Segundo Sérgio Buarque de Holanda, no livro Raízes do Brasil, os portugueses eram dotados de um "espírito aventureiro" essencial para empreender a busca pelo caminho das Índias. Vários fatores contribuíram, segundo o autor, para o pioneirismo português na descoberta de novas terras no período moderno. Qual dessas alternativas NÃO se relaciona ao pensamento do autor em questão:
a presença de rupturas traumáticas entre a burguesia nascente e a nobreza, tendo cada grupo social pensamentos, modo de agir e viver completamente distintos.
a ausência do feudalismo em Portugal, que permitiu a ousadia portuguesa .
a vontade de enriquecer sem muito esforço e trabalho, em função da ausência de uma "ética protestante", comum em outras regiões da Europa.
a presença de alianças e interesses entre a burguesia e parte da nobreza que apoiava a Revolução de Avis.
a falta de uma hierarquia mais rígida naquela sociedade, onde a burguesia nascente acabou por adotar os valores da nobreza.
 Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
3a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Como se deu em toda a América Latina, a política da Metrópole Portuguesa destinada ao Brasil colonial consistiu no incentivo à empresa comercial, com base em alguns produtos exportáveis em grande escala, e assentada na grande propriedade. Ao lado da empresa comercial e do regime de grande propriedade acrescentou-se um terceiro elemento, que foi:
o trabalho livre
o trabalho assalariado
o trabalho compulsório
o trabalho servil
o trabalho jornaleiro
 Gabarito Comentado.
4a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
"O colonizador português do Brasil foi o primeiro, dentre os colonizadores modernos, a deslocar a base da colonização tropical da pura extração de riqueza mineral, vegetal ou animal " o ouro, a prata, a madeira, o âmbar, o marfim " para a criação local de riqueza" (Gilberto Freyre). A colonização do Brasil é marcada pela tríade latifúndio, monocultura exportadora e trabalho escravo. As alternativas abaixo caracterizam essa base colonial, EXCETO:
A economia era orientada pela política mercantilista. Isso significava que o Estado tinha que exportar mais e importar menos.
	1/3
�
27/11/2017	Conteúdo Interativo
O pacto colonial tratava-se do controle econômico que a metrópole exercia sobre a colônia. Isso significava que a colônia só podia produzir gêneros primários e comerciar com Portugal.
A plantation era a base do latifúndio-monocultor-exportador-escravista, mas havia brechas para as pequenas propriedades produzirem para o mercado interno.
O trabalho escravo dos negros foi a alternativa encontrada para substituir o trabalho escravo dos índios, pois este era preguiçoso e não se adaptava ao ritmo do trabalho dos brancos. Já os negros se adaptavam melhormente ao trabalho físico pesado, na medida em que já vinham como escravos da África.
A intenção era produzir em larga escala para exportação em detrimento dos interesses nativistas. Para tanto, eram necessárias grandes propriedades, ou seja, o latifúndio.
5a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Sobre a introdução do governo geral no Brasil colonial, leia as alternativas abaixo:
I- Enquanto as capitanias receberam poderes soberanos, os governadores estariam submetidos diretamente ao controle metropolitano.
II-O Governo Geral foi criado buscando superar os obstáculos encontrados com o sistema anterior.
III-O Governador Geral não tinha autorização para doar sesmarias, apenas os donatários.
IV-O Regimento do governador geral determinava que este fizesse aliança com os índios e desse auxílio em sua catequese.
Marque a alternativa que demonstra quais afirmativas estão corretas.
I, II e IV
I, II e III.
I e II
I e III.
I, III e IV.
 Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
6a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
"Já se conhecia o bastante do Brasil para esperar que nele a cana-de-açúcar dar-se-ia bem. O clima quente e úmido da costa ser-lhe-ia altamente favorável;e quanto à mão-de-obra, contou-se a princípio com indígenas que, como vimos, eram relativamente numerosos e pacíficos no litoral. Estas perspectivas seriam amplamente confirmadas; o único fator ainda ignorado antes da tentativa, a qualidade do solo, revelar-se-ia surpreendemente pacífico, em alguns pontos pelo menos da extensa costa."
(JUNIOR, Caio Prado. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 32).
Sobre o texto acima, analise as afirmações a seguir e julgue a que for incorreta.
a plantação, a colheita e o transporte da cana-de-acúcar tinham um custo baixo e isso ampliava o número de pessoas que poderiam realizar essa atividade.
o custo para manter a empresa colonial açucareira era muito alto, o que tornava o comércio do açúcar inviável para pequenos produtores.
o clima teve um papel decisivo na discriminação dos tipos agrários que aqui existiram, propiciando a formação de grandes plantações monocultoras.
A cultura de cana-de-açúcar se prestava, economicamente, às grandes plantations pois era necessária uma considerável estrutura para esse tipo de plantação.
foi utilizada, inicialmente, a mão-de-obra indígena mas esta buscou inúmeras formas de resistência.
 Gabarito Comentado.
	2/3
�
NOV/2017 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
7a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Os holandeses invadiram o Brasil com o objetivo de:
defender o seu monopólio de tráfico de escravos africanos
expandir o calvinismo nas colônias portuguesas
recuperar o mercado de metais preciosos, perdido pela fragmentação de Portugal.
romber o bloqueio comercial com o Brasil imposto pela Espanha em função da União Ibérica.
iniciar o comércio de especiarias com os portugueses
 Gabarito Comentado.
8a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Em 1624, os holandeses tentaram tomar Salvador, mas foram expulsos. Em 1630, os holandeses retornaram e conseguiram tomar a capital de Pernambuco, na época, Olinda. Assinale, dentre as respostas abaixo, aquela que melhor explica invasão:
A invasão holandesa à Olinda está relacionada à amizade entre a Holanda e a Inglaterra que, por esse motivo, apóia a invasão holandesa com vistas nos lucros que o açúcar pernambucano traria a ambos os países.
A invasão holandesa está relacionada às relações que Portugal mantinha com a Inglaterra, inimiga da Holanda.
A invasão holandesa a Pernambuco estava inserida nas disputas entre países europeus geradas pela Guerra dos 30 Anos, na Europa.
Estava ligada às Guerras Religiosas na Europa uma vez que a Holanda, budista, estava em luta pela sua independência com a Espanha, católica.
A invasão holandesa está ligada à decisão de Felipe II, da Espanha, de proibir que Portugal e suas colônias negociassem açúcar com a Holanda.
 Gabarito Comentado.
9a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
A colonização portuguesa na América utilizou-se,inicialmente, de mão-de-obra local e, posteriormente, buscou mão-de-obra em outra região, garantindo o sucesso da empresa colonial. Essa busca por mão-de-obra ocorreu PORQUE a mão-de-obra local esgotou-se devido ao processo de aculturação entre colonos portugueses e indígenas, o que os tornou parte integrante e efetiva do processo de colonização. Considerando o texto apresentado, pode-se afirmar que:
A asserção está correta e a razão está incorreta
A razão e a asserção estão incorretas e a asserção explica a razão.
A asserção e a razão estão incorretas.
A razão está correta e a asserção está incorreta
A asserção e a razão estão incorretas e a razão explica a asserção
 Gabarito Comentado.
10a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Luis Felipe Alencastro, de certa maneira desconstrói o conceito de Pacto Colonial, pois segundo ele:
As colônias passaram por ciclos econômicos, sendo que alguns foram capazes de produzir excedente de mercadorias, que por sua vez eram apropriados pelos portugueses.
A circulação de mercadorias, escravos, cana-de-açúcar e posteriormente o ouro, concentrou a riqueza nas mãos da metrópole, não deixando nenhum excedente, que fugisse ao controle de Portugal.
Nunca houve excedente na colônia, exceto no período aurífero, século XVIII; As riquezas encontradas nas colônias eram exclusivas da metrópole;
Havia excedente econômico na colônia, que fugia do controle metropolitano, que era apropriado pelos colonos;
	3/3
�

Outros materiais