Buscar

AP HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOV/2017 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
�
1a Questão (Ref.: 201609163940)
�
Acerto: 1,0 / 1,0
�
Dentre os principais fatores que contribuiram para as expansões marítimas e comerciais portuguesas pode-se destacar EXCETO a:
grave crise econômica que assolou a Europa no final da Idade Média.
expansão da fé católica.
procura de metais preciosos.
busca pelo comércio de especiarias
necessidade importar de mão de obra indígena para trabalhar na lavoura européia.
 Gabarito Comentado.
2a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Qual alternativa abaixo NÃO explica a primazia portuguesa na exploração do ¿Mar Oceano¿ em tentativa de expandir seus domínios.
A presença da fé e o espírito da cavalaria e das cruzadas que atribuíam aos portugueses a missão de cristianizar os povos chamados "infiéis".
A localização geográfica de Portugal, distante do Mediterrâneo oriental e sem ligações comerciais com o restante do continente.
A atuação empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indústria náutica.
O aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsável pela formação do Estado moderno.
O receio de ser anexado por Gênova.
 Gabarito Comentado.
3a Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Em seus estudos sobre a formação econômica do Brasil e suas instituições, o historiador Caio Prado Junior, defende que as raízes da economia colonial brasileira se baseiam:
Na existência de uma mão de obra livre, ainda que em pequena escala, que constituiria a base de um mercado consumidor
Na plantation
No abandono da mão de obra indígena
Na coexistência entre latifúndio e pequena propriedade
No rígido controle metropolitano do comércio
 Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
4a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
No que concerne aos indígenas e seu trabalho nos primeiros anos da colonização brasileira, analise as proposições a seguir e identifique a INCORRETA.
Por serem versáteis ao extremo, eram-lhes inacessíveis certas noções de ordem, constância e exatidão, que no europeu já haviam se formado.
O trabalho dos indígenas nas grandes lavouras foi fator preponderante para o sucesso da empreitada colonizadora, com altos lucros no processo de plantio e fabricação do açúcar.
Foram, eventualmente, prestimosos colaboradores na indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios mecânicos e na criação de gado.
Devido a ausência de compreensões recíprocas entre indígenas e colonizadores, havia uma resistência obstinada, ainda que silenciosa e passiva por parte dos primeiros.
	1/4
�
NOV/2017 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
Dificilmente se acomodavam ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais, o que acabou por gerar a necessidade de um outro tipo de mão-de-obra.
 Gabarito Comentado.
5a Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
As capitanias hereditárias constituem a primeira iniciativa sistemática de colonização das novas terras. Seus donatários eram homens com vínculos com a Coroa portuguesa e podem se incluir nas seguintes classes EXCETO:
Comerciantes
Pequena Nobreza
Navegadores
Alta Nobreza
Burocratas
 Gabarito Comentado. Gabarito Comentado.
6a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
"Discutiu-se muito sobre a característica feudal das capitanias hereditárias. Parece fora de dúvida que não eram feudais, apesar da semelhança de alguns traços com as instituições senhoriais."
(Wehling, Arno & Wehling, Maria José C. M. Formação do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005, p.
67).
Assinale a opção que melhor define a especificidade do sistema de capitanias hereditárias no Brasil colonial:
as capitanias eram concedidas a particulares, sendo que estes deveriam ser os agentes públicos da Coroa;
o sistema de capitanias hereditárias notabilizou-se por garantir uma desconcentração da propriedade da terra no Brasil colonial;
As terras eram leiloadas entre os grupos particulares, sendo que a Coroa poderia retomá-las em caso de não haver a efetiva exploração do território.
ao conceder as terras aos particulares, o rei abria mão da soberania sobre o território;
as terras eram concedidas por contrato anual aos pequenos agricultores portugueses interessados em explorar o novo Mundo;
 Gabarito Comentado.
7a Questão	Acerto: 1,0 / 1,0
Sabemos que a Holanda invadiu o nordeste açucareiro , no século XVII, por duas vezes. Primeiramente, na Bahia, em 1624 e depois em Pernambuco, em 1630. Nesse último local obteve êxito e permaneceu na região, transformando aquela sociedade. Sobre o assunto, é correto dizer que: I)Portugal e Espanha encontravam-se naquela época unidos na chamada União Ibérica e por isso o ataque de um inimigo a um deles implicava no ataque ao outro. II)A Holanda já era um grande parceiro comercial dos produtores de açúcar do nordeste. III)A Holanda resolveu invadir o nordeste porque começou a perder dinheiro com a proibição de negociar com os produtores de açúcar daquele local, uma vez que era inimiga da Espanha. Está(ao) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmação (ões):
Apenas III
I, II, III
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I
 Gabarito Comentado.
�
	2/4
�
NOV/2017 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
8a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
Um fator relevante sobre a colonização do Brasil foi a presença dos Holandeses que primeiro tentaram ocupar
Salvador e, em um segundo momento invadiram e ocuparam Pernambuco com o objetivo de:
Contribuir para a ocupação do território do Brasil.
Formar uma única colônia americana unida aos territórios espanhóis, antigos aliados holandeses.
Ajudar o Império português a estabelecer o sistema de policutura já conhecido pelos holandeses.
Exercer o controle do tráfico de escravos com a Espanha.
Tentar a conquista de uma colônia e garantir a permanência do comércio de açúcar.
 Gabarito Comentado.
9a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
"Nada mais temos a dizer da Ásia e Europa. Passemos então à África. Quase só podemos falar de suas costas, porque o interior nos é desconhecido. As costas da Barbária, onde está implantada a religião maometana, já não são povoadas quanto no tempo dos romanos, pelas razões que acima te expus. Quanto às da Guiné, devem ter sido terrivelmente dizimadas nestes duzentos anos em que seus régulos ou chefes de aldeia têm vendido seus súditos aos príncipes da Europa para que os transportem a suas colônias da América. O curioso é que essa mesma América, que todos os anos recebe novos habitantes, também está deserta ao retirar proveito algum da contínua sangria da África. Os escravos, deportados para um clima distinto do seu, morrem aos milhares. Os trabalhos nas minas, onde estão constantemente ocupados tanto os nativos da América quanto os estrangeiros, as exalações malignas que dali saem, o azougue que continuamente se utiliza, tudo isso os extermina de maneira implacável. Nada pode ser tão extravagante quanto impor a morte a um número incontável de homens a fim, de retirar ouro e prata das entranhas da terra: dos metais absolutamente inúteis e que, se constituem riqueza, é apenas porque foram escolhidos para representá-la."
(Montesquieu. Cartas Persas. São Paulo: Editora Paulicéia, 1991. p.193) Montesquieu, importante pensador iluminista, em sua obra "As Cartas Persas", publicada em 1721, faz uma contundente crítica das práticas escravistas nas colônias européias na América. Com base no documento, assinale a opção que melhor traduz o contexto histórico descrito pelo autor:iniciou-se a utilização da mão-de-obra indígena na América à medida que ocorre um decréscimo demográfico na África após um longo período de escravidão no continente;
o colapso do tráfico negreiro no Atlântico implicou em um avanço das redes mercantis negreiras no Mar Mediterrâneo, abastecidas por traficantes árabes que monopolizavam o comércio na região;
a colonização européia na América se encontrava em colapso à medida que se aprofundava a exploração de ouro e prata no continente latino-americano;
houve uma crise do sistema colonial europeu, uma vez que o tráfico negreiro declinou no século XVIII em razão da acentuada queda demográfica no continente africano.
a escravidão negra foi um dos pilares da colonização européia na América, sendo viabilizada pela ação de mercadores europeus, associados aos reinos africanos comprometidos com o tráfico negreiro;
10a Questão 	Acerto: 1,0 / 1,0
O Pacto Colonial, ou Exclusivo Colonial define as relações econômicas, políticas, sociais e culturais entre a Metrópole e sua colônia. Por ele, todas as riquezas existentes na colônia eram de propriedade da Metrópole. Entretanto, sabe-se que nem sempre esse Pacto foi respeitado. Escolha, dentre as alternativas abaixo, aquela que melhor explica o Pacto Colonial entre Brasil e Portugal.
A administração portuguesa falhou totalmente no controle da produção e exportação dos produtos coloniais tanto que, quando foi descoberto ouro em Minas Gerais, Portugal não teve quase nenhum lucro com essa descoberta, tal a monta dos desvios dessa produção.
Com exceção do pau-brasil, todos os demais produtos coloniais de extração possuíam safras pré-determinadas. Sabendo-se o período de cada safra, a administração colonial poderia atuar com mais precisão no controle dessa produção e da sua exportação para a Metrópole.
O excedente econômico produzido na colônia não era conduzido, necessariamente, para a Metrópole. Tanto poderia ser consumido localmente quanto muitas vezes era negociado entre as próprias colônias portuguesas, como Moçambique.
	3/4
�
NOV/2017 HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
Portugal não exercia controle sobre a produção e exportação dos produtos da metrópole bem como sobre as rotas comerciais percorridas por esses produtos e qualquer desvio era severamente punido.
Em virtude da economia colonial respeitar ciclos de produção (pau-brasil, cana-de-açúcar, mineração), o controle dessa produção e da exportação para a Metrópole ficava mais fácil de ser executado.
�
	4/4

Outros materiais