Buscar

Centro Histórico de São luís

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Histórico de São luís
Patrimônio Cultural e Artístico da humanidade
Cidade dos Azulejos.
 Capital brasileira do reggae. 
Assim é conhecida São Luís, a capital do Maranhão. 
		
			São Luís, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, em 1997, por aportar o testemunho de uma tradição cultural rica e diversificada, além de constituir um excepcional exemplo da cidade colonial portuguesa, com traçado preservado e conjunto arquitetônico representativo. Por se tratar de uma cidade histórica viva, pela sua própria natureza de capital, São Luís se expandiu, preservando a malha urbana do século XVII e seu conjunto arquitetônico original.  Em toda a cidade, são cerca de quatro mil imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos. 
		Tombado pelo Iphan, em 1974, o Centro Histórico de São Luís - localizado na ilha de São Luís do Maranhão, na Baía de São Marcos - é um exemplo excepcional de adaptação às condições climáticas da América do Sul equatorial, e tem conservado o tecido urbano harmoniosamente integrado ao ambiente que o cerca. O conjunto delimitado pelo perímetro do tombamento federal, com cerca de 1.000 edificações, possui imóveis de grande valor histórico e arquitetônico, a maioria civil, construídos do período colonial e imperial com características peculiares nas soluções arquitetônicas de tipologia, revestimento de fachadas e distribuição interna. 
		São conjuntos homogêneos remanescentes dos séculos XVIII e XIX, quando o Estado do Maranhão teve participação decisiva na produção econômica do Brasil, como um dos grandes exportadores de arroz, algodão e matérias-primas regionais. Nessa época, São Luís foi considerada a quarta cidade mais próspera do Brasil, depois de Salvador, Recife e Rio de Janeiro. Os mais representativos exemplares da arquitetura de São Luís datam, sobretudo, da segunda metade do século XIX - sobrados de fachadas revestidas em azulejos portugueses que estão entre os aspectos mais peculiares da expressão civil maranhense. 
 
		Por meio do estilo tradicional português, criou-se uma arquitetura única, pela generosidade dos materiais construtivos utilizados e soluções ambientais adotadas. A arquitetura histórica da cidade prima pela adequação ao clima, com o aproveitamento máximo da sombra e da ventilação marítima. O centro mantém o seu tecido urbano preservado com todos os elementos que o caracterizam e lhe conferem singularidade. Destacam-se o uso do azulejo, entre outros aspectos, e as dimensões que transmitem sua importância no processo de ocupação territorial da região.  
	
. 
Palácio dos Leõs
		Antigo forte de São Luís cuja construção foi transformada em palácio pelos portugueses. Entrada gratuita. Uma parte do palácio está aberta a visitação. As visitas são guiadas e a entrada é gratuita. É proibido fotografar durante todo o tour guiado.
		Na rua Portugal, entre no beco que dá para Casa das Tulhas. O beco fica justamente ao lado de uma loja onde você encomenda azulejos com o seu nome grifado. A Casa das Tulhas era um antigo armazém que foi transformado em mercado público. As várias barracas oferecem produtos típicos da região como a geléia de pimenta, o doce de espécie, a tiquira, frutos regionais e artesanato. A entrada principal fica na rua Estrela.
	Projeto de revitalização da Fábrica da Cânhamo (1989), em São Luís, que virou centro de artesanato e local para apresentações de Bumba-meu-boi. Projeto da Habitat (Ítalo Stephan, Ana Elisa Cantanhede Pereira e Maria da Glória Lacerda).
	Fotos das décadas de 1920 e de 1990. 
	Casa das Minas é o terreiro de tambor de mina mais antigo de São Luís e localiza-se à rua São Pantaleão, 857, no bairro da Madre de Deus.“É puramente jeje” conforme Mãe Deni. Foi fundado em 1840 por escravizadas(os) africanas(os) procedentes de Daomé, atual República do Benin. As(Os) africanas(os) denominavam a Casa de Querebentã de Zomadonu. A Casa das Minas possui uma organização matriarcal, sendo, portanto, chefiada por mulheres.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais