Buscar

APOLS DE AGOSTO

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Considere a afirmação a seguir: 
“A aula é o lugar da concretização do ensino. É o momento em que o professor executa os procedimentos que havia preparado. Supostamente, um planejamento bem realizado deveria garantir o sucesso e a eficiência desse empreendimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007. p. 34.
Tendo como referência o excerto e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza no que diz respeito às aulas experimentais, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) As atividades experimentais que podem ser realizadas individualmente ou em grupo são fundamentais no ensino das ciências, pois, por meio desta prática, o aluno é estimulado a fazer observações,  comprová-las e tirar conclusões a respeito do fato observado.
II. ( ) As aulas experimentais, realizadas tanto em sala quanto em outro ambiente apropriado, são essenciais para despertar o interesse do aluno pelos conceitos científicos, tornando-os,  dessa forma, verdadeiros e concretos.
III. ( ) As atividades experimentais obrigatoriamente devem ser realizadas individualmente, pois, por meio dessa prática, o aluno terá facilidade na produção de novos conceitos.
IV. ( ) Muitas vezes as aulas experimentais tornam-se muito maçantes e desmotivadoras. Por esta razão, é necessário muito cuidado com as práticas realizadas.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“O senso comum é um momento de qualquer ciência, é a manifestação fenomênica, o ultrassensível, a intuição sensível. Faz parte do universo absorvido pelos sentidos. Para Kant, o senso comum é a faculdade de julgar e discriminar o certo do errado e deve basear-se no sentido do gosto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: RIQUE, Lenyra. Do senso comum à geografia cientifica. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza com relação ao conhecimento do senso comum e formação de conceitos, analise as assertivas abaixo:
I. Ao longo do tempo, o homem buscou respostas para tentar entender a si mesmo e explicar a realidade que o cerca.
II. Pelo conhecimento do senso comum adquirido ao longo do tempo, o homem se tornou um ser semelhante aos demais.
III. Com o tempo, o homem foi acumulando diversos conhecimentos, os quais permitiram que ele pudesse atuar nas mais diversas áreas da realidade.
IV. Podemos dizer que todas as formas de representação encontradas pelo homem para explicar a realidade, entender a si mesmo e interpretar o mundo e tudo o que ocorre ao seu redor recebem o nome de conhecimento.
Agora, marque a opção que apresenta as afirmativas corretas:
	
	A
	I, III e IV, apenas.
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	II, e III, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Considere o excerto de texto a seguir:
“As principais atividades das ciências naturais consistem em descobrir como as coisas são e em justificar a razão de serem assim. As pesquisas que utilizam suas abordagens necessitam ser fiéis aos fatos observados além de ter certa habilidade para predizer futuras observações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: Da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, as ciências naturais devem capacitar o aluno para que este venha a utilizar os conceitos científicos em sua vida cotidiana, de modo que ele possa aplicá-los em diversas situações. A esse respeito, analise as afirmativas e coloque V para verdadeiro e F para falso.
I. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, o crescimento do senso comum e o declínio dos conceitos científicos.
II. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, a necessidade de se fazer a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.
III. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, os mecanismos que prescrevem a codificação genética.
IV. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, os mecanismos que levam à formação de radicais livres.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Não existe um método único, aplicável a todas as ciências. A matemática e a lógica, por exemplo, têm características próprias, diferentes das demais ciências: fazem parte do que se convencionou chamar de ciências formais (que desenvolvem símbolos, teoremas e uma linguagem formal), em oposição às ciências empíricas ou factuais (que desenvolvem explicações para fenômenos observáveis)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais. 1. ed. São Paulo: Ática, 2010. p. 10. 
Segundo os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, como é denominado o método em que a inteligência passa do conhecido ao desconhecido?
	
	A
	Dedução.
	
	B
	Indução.
	
	C
	Resultado.
	
	D
	Científico.
	
	E
	Experimental.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia o extrato de texto a seguir: 
“As ciências factuais são divididas tradicionalmente como ciências naturais e sociais [...]. As ciências naturais têm como objetivo entender fenômenos complexos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: Da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza no que diz respeito às Ciências da Natureza, é correto afirmar que:
I. São aquelas que estudam os objetos e os fenômenos da natureza e os organismos vivos.
II. Têm em vista que os fenômenos da natureza podem ser observados em ambientes naturais.
III. Têm em vista que os fenômenos da natureza podem ser produzidos em laboratórios de pesquisa.
IV. Têm em vista que os fenômenos da natureza não são produzidos em laboratório.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	I, III e IV, apenas.
	
	D
	I, II e III, apenas.
	
	E
	I e III, apenas.
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Leia a situação descrita a seguir: 
“A professora Sônia levou seus alunos para conhecerem os colegas da 2ª série C. Juntos, eles contaram quantos alunos ao todo, quantas meninas e meninos. Ao retornarem para a sala de aula, os alunos confeccionaram um gráfico com palitos de sorvete e o colocaram no mural. Em seguida, realizaram o seguinte problema: ‘Na minha turma, há 27 alunos e, na 2ª série C, há 18. Quantos alunos há a mais na minha turma?’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemáticana educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 116.
Segundo seus estudos do livro A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, no que se refere à resolução de problemas de adição e subtração, analise as afirmativas a seguir:
I. O problema descrito para os alunos deve ser de forma clara e apresentar situações reais da vida dos alunos.
II. As situações reais apresentadas no enunciado dos problemas devem trazer uma transposição da realidade para a matemática.
III. Os problemas devem contemplar os números positivos e as transformações.
IV. O objetivo principal do trabalho com a resolução de problemas é aprender o uso do algoritmo – o que é mais valorizado que a interpretação do problema em si. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	I e II.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Analise a situação descrita a seguir: 
“Marta apresentou para seus alunos algumas operações como, por exemplo, 15+35+10=60 e seus alunos resolveram, observando o valor posicional e a partir da resolução mental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.p.103-104. 
Tendo em vista o livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, assinale a alternativa que menciona qual o objetivo de os alunos resolverem operações de forma horizontal:
	
	A
	Identificar o valor posicional que os algarismos ocupam na operação matemática.
	
	B
	Caracterizar e dispor um a um os algarismos em um único conjunto.
	
	C
	Classificar os algarismos relacionando um a um.
	
	D
	Separar por unidades e dezenas os algarismos apresentados.
	
	E
	Agrupar os algarismos distintos para alcançar um resultado final.
Média: 8.0
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Considere o excerto de texto a seguir: 
“Para que o aluno compreenda o valor posicional de um numeral, as atividades lógico-matemáticas são fundamentais e o professor deve priorizá-las”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 95. 
Tendo como referência seus estudos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, sobre o valor posicional, assinale a única alternativa correta quanto ao tipo de atividade que o professor pode propor para verificar se a criança tem noção do valor posicional:
	
	A
	Exercícios de contagem, contas que envolvam adição e subtração e que levem a um único resultado correto.
	
	B
	Operações de adição com colunas desalinhadas, em que a unidade está na casa da dezena.
	
	C
	Resolução de exercícios sobre equações e frações.
	
	D
	Resolução das funções matemáticas e cálculos aritméticos simples.
	
	E
	Atividades de subtração, adição, multiplicação e divisão, realizadas diariamente.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Leia a situação proposta no excerto de texto:
“Paula organizou os alunos em grupos e para cada grupo entregou potes com objetos como: botões, tiras de tecido e círculos de papéis. Eles também receberam operações matemáticas para resolverem utilizando os objetos concretos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre Artmed, 2006. p. 122-123. 
Segundo sua leitura do livro-base da disciplina A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, a atitude de Paula, mencionada no fragmento acima, enfatiza, principalmente, que, no ensino específico da multiplicação:
	
	A
	uma das maneiras de o professor concretizar a aprendizagem da multiplicação é utilizar materiais concretos em sala de aula.
	
	B
	o professor precisa organizar os alunos de forma diferente em sala de aula.
	
	C
	o trabalho em grupo traz resultados agradáveis aos alunos.
	
	D
	uma atividade em equipe é mais rápida e traz uma nova organização para a sala de aula.
	
	E
	a redistribuição dos alunos em grupos possibilita atender todos ao mesmo tempo.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Matemática
Leia a situação, proposta no fragmento de texto: 
“Marta solicitou aos alunos que resolvessem de formas diferentes a expressão numérica 2+2+2+2. Mabel chegou ao resultado da seguinte maneira:    
   
Mabel pensou: Tenho quatro conjuntos com duas estrelas em cada um. Quando conto todas as estrelas, tenho oito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 117-118. 
Considerando os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, analise as alternativas e assinale aquela que menciona o que é fundamental quando a criança inicia o processo de resolução das operações matemáticas que envolvem multiplicação:
	
	A
	Entender com base nos conhecimentos anteriores.
	
	B
	Memorizar a tabuada para realizar as operações matemáticas.
	
	C
	Registrar os seus resultados por meio de desenhos.
	
	D
	Adicionar ao invés de multiplicar.
	
	E
	Desenvolver o hábito do registro gráfico.
Média: Dez
Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A lógica que dominou o mundo do século XX foi aquela dita por dois processos: a expansão geográfica do socialismo e a formação dos monopólios capitalistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p. 242. 
A tendência expansionista do capitalismo, no início do século XX, já havia desvendado quase todo o globo terrestre. A geografia desempenhava, naquela época, uma função essencial, estratégica e política. 
Assinale corretamente qual era essa função?
	
	A
	Influenciar e centralizar o quadro teórico geográfico.
	
	B
	Inventariar e catalogar.
	
	C
	Catalogar e influenciar o quadro teórico geográfico.
	
	D
	Inventariar e influenciar o quadro teórico geográfico.
	
	E
	Centralizar o quadro teórico geográfico e catalogar.
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O ensino da Geografia tem muito a contribuir, uma vez que este campo do conhecimento estuda o espaço geográfico e, portanto, possui informações relevantes sobre os recursos naturais e a dinâmica sócio-histórica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HENRIQUES, M. H. et al. Para aprender com a terra: memórias e notícias das geociências no espaço lusófono. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. p. 142.
A geografia estuda o espaço geográfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, esse espaço geográfico é composto de alguns elementos. Analise as alternativas a seguir e assinale a que aponta corretamente esses elementos.
	
	A
	Materialidade, relações políticas e relações antropológicas.
	
	B
	Materialidade, relações sociais, políticas, econômicas e culturais.
	
	C
	Relações econômicas e transversais.
	
	D
	Relações políticas, antropológicas e materialidade.
	
	E
	Materialidade e relações transversais.
A aula de geografia ou de história [...] deve percorrer diferentes temas, encadeando-os sempre, contextualizando-os com o ‘aqui’ e o ‘agora’ do corpo e do entorno do aluno, com a relações socioculturais do espaço neste eem outros tempos”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, C. A sala de aula de geografia e história: inteligências múltiplas, aprendizagem significativa e competências no dia-a-dia. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 14.
A partir da década de 1960, o contexto histórico mundial chamou as ciências humanas para novas reflexões. Alguns fatores desencadearam uma visão do marxismo e novas críticas ao capitalismo foram elaboradas. Quais foram? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre os fatores:
I. O fenômeno do subdesenvolvimento. 
II. A dependência econômica e tecnológica. 
III. O capitalismo da Europa.
IV. A Guerra Fria.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	I e II apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entender a geografia como ciência que, ao tratar o espaço geográfico, concebe-o na sua construção interativa entre natureza e sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.). Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. p. 22. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque crítico apresentava:
	
	A
	Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
	
	B
	O conceito de sociedade não era desenvolvido nesses livros.
	
	C
	Em geral, não eram mencionadas as ações humanas sobre o quadro natural e cabia ao aluno memorizar os elementos da natureza presentes nos diferentes continentes.
	
	D
	A relação sociedade/natureza era o foco principal.
	
	E
	No máximo, havia menção à população dos continentes, em suas características étnicas e quantitativas.
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.] p. 25.
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:
I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, II, IV apenas.
Media 6,0

Outros materiais