Buscar

apool libras (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Leia a seguinte afirmação:
“A partir dos anos 80, no Brasil, os estudos referentes à surdez e à língua de sinais vêm adquirindo um espaço bastante significativo, especialmente, no contexto escolar, reafirmando o papel desta língua no processo de desenvolvimento linguístico, cognitivo e social do surdo, bem como da aprendizagem da escrita da língua oral, como segunda língua”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos I. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2006. p. 285.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, as políticas linguísticas preconizam o acesso à produção cultural produzida aos surdos. Sobre essa temática, é correto afirmar que:
	
	A
	No processo de alfabetização dos surdos, dois acessos são considerados os mais importantes: vídeos e a língua portuguesa. Desde cedo é necessário que os surdos dominem os dois sistemas de fala e escrita para estarem inseridos na multiculturalidade.
	
	B
	Todas as crianças surdas, logo ao nascerem, já possuem acesso aos processos e produtos que determinados grupos de surdos geram em relação ao teatro, ao brinquedo, à poesia visual (Cultura Surda).
	
	C
	Para melhor se efetivar o processo de alfabetização de surdos, deve-se iniciar o ensino-aprendizagem pela língua portuguesa oral para, depois, utilizar-se da língua de sinais. 
	
	D
	A família não se responsabiliza no que tange ao ensino dos filhos surdos. Então, não há necessidade de se envolver na busca para seus direitos linguísticos serem respeitados.
	
	E
	O processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas para sua efetivação: o relato de histórias e a produção de literatura infantil em Libras.
2-Considere a seguinte passagem de texto:
“No Brasil, a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é considerada a primeira língua dos surdos dos centros urbanos. Por causa de sua condição audiológica, os surdos brasileiros apresentam o Português (escrito e/ou oral) como se aprende uma língua. O surdo, portanto, é considerado um sujeito bilíngue”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Aline. The book is not on the table: O desenvolvimento da escrita de surdos em Língua Inglesa (LE). In. QUADROS, Ronice Muller de; STUMPF, Marianne Rossi (Org.). Estudos Surdos IV (Série Pesquisas). Rio de Janeiro: Arara Azul, p. 206-241, 2009. p. 208.
De acordo com os conteúdos do texto-base Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez sobre a importância do aprendizado de uma língua e, especificamente, no caso das crianças surdas, da língua de sinais, é possível afirmar que:
I. O aprendizado da língua de sinais pelo surdo é de fundamental importância na formação da consciência. A língua permite atividades conscientes do homem como: ser capaz de duplicar o mundo perceptível, de assegurar o processo de abstração e generalização e de ser veículo de transmissão de informação.
II. Para a criança surda, a aquisição da língua de sinais não ocorre de maneira totalmente espontânea como para as crianças ouvintes, pois ela não está exposta diariamente à língua de sinais, sendo, na maioria das vezes, adquirida de maneira fragmentada.
III. A criança surda precisa ser exposta à língua oral desde pequena, pois, assim, ela poderá aprender mais rapidamente a falar e a se expressar em português.
IV. A língua de sinais para o surdo não é apenas uma forma de comunicação, mas tem função reguladora do pensamento.
V. Os pais têm papel fundamental no aprendizado de uma língua pela criança. Estes não são professores, mas são facilitadores que auxiliam os filhos a absorverem a cultura e fazerem uso ativo da sua curiosidade.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III, IV e V, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
3-Atente para o seguinte fragmento de texto:
“A perda auditiva é avaliada por sua intensidade em cada um dos ouvidos em função de diversas frequências. A intensidade do som é medida em decibéis (dB). A escala em que se expressam tais diferenças é logarítmica e, por isso, os diferentes intervalos não são homogêneos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 174. 
Conforme os conteúdos do texto-base Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez, o indivíduo com surdez pode apresentar diferentes graus de perda auditiva. Assim sendo, relacione o grau de perda auditiva com a respectiva interferência que ocorre no processo de aquisição da linguagem.
1. Pessoa com surdez leve.
2. Pessoa com surdez moderada.
3. Pessoa com surdez severa.
4. Pessoa com surdez profunda.
(  2) Perda auditiva entre 40 e 70 decibéis. A pessoa tem dificuldade na percepção da palavra. É frequente o atraso de linguagem. Dificuldade de discriminação auditiva em ambientes ruidosos.
( 3  ) Perda auditiva entre 79 e 90 decibéis. Identifica alguns ruídos familiares e tons de voz forte. A compreensão verbal vai depender, em grande parte, de sua aptidão para utilizar a percepção visual e para observar o contexto das situações.
( 1 ) Perda auditiva de até 40 decibéis. Em geral, a pessoa é considerada desatenta, solicitando com frequência que repitam o que foi dito. Essa perda não impede a aquisição normal da língua oral.
( 4 ) Perda auditiva superior a 90 decibéis. Perda que priva da percepção e identificação da voz humana. Muitas vezes não adquire a fala como instrumento de comunicação pois não possui modelo para distinguir suas emissões.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 3 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 3 – 4
	
	C
	1 – 2 – 4 – 3
	
	D
	3 – 2 – 1 – 4
	
	E
	2 – 3 – 1 – 4
4- Leia a seguinte citação:
“Infelizmente, o povo surdo tem sido encarado em uma perspectiva exclusivamente fisiológica (déficit de audição), dentro de um discurso de normalização e de medicalização, cujas nomeações, como todas as outras, imprimem valores e convenções na forma como o outro é significado e representado. Cabe ressaltar, por outro lado, que não é apenas a escolha acertada de um termo que elimina os preconceitos sociais. Os preconceitos podem estar disfarçados até nos discursos que dizem assumir a diferença e a diversidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da Língua de Sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 46.
De acordo com o texto-base Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso?, a terminologia correta para se referir à pessoa com deficiência auditiva é...
	
	A
	Mudinho.
	
	B
	Surdo-mudo.
	
	C
	Portador de necessidade auditiva.
	
	D
	Surdo.
	
	E
	Ouvinte
 5-“O fato de as línguas de sinais mostrarem estrutura dual (isto é, unidades com significado (morfemas) e unidades sem significado (fonemas)), apesar de o conjunto de articulações ser complemente diferente daquele das línguas orais, atesta a abstração e a universalidade da estrutura fonológica nas línguas humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004. p. 53.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, tanto as línguasfaladas quanto as línguas de sinais possuem segmentos que as constituem. Na Libras (Língua Brasileira de sinais), todos os sinais apresentam os seguintes segmentos em sua composição:
	
	A
	Segmentos sonoros, configuração da articulação e movimentos do pescoço.
	
	B
	Dupla articulação, configuração dupla de mãos e movimento de pescoço.
	
	C
	Fonemas e movimentos duplos.
	
	D
	Composição de sinais, movimento ocular e movimentos de cintura.
	
	E
	Configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressões.

Outros materiais