Buscar

O BOM E O BELO NA MINHA CIDADE rosana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O BOM E O BELO NA MINHA CIDADE
Rosana Bitencourt da SILVA
RU: 1275531
UNINTER
Resumo
Na história do passado e hoje são representadas por arquiteturas e construções com uma bela concentração de criações feitas em igrejas Neogóticas com base em colunas, abóbadas, basílicas, arcos e cúpulas são construídas para desenvolver uma grande arte reconhecida na Renascença e até aos dias de hoje.
São usados em várias arquiteturas caracterizando a forma de como a Roma Antiga trazia suas ideias a transparência de cores e vitrais uma forma de louvar a Deus, demonstrando em formato. Gótico as catedrais como moradia de seus Deuses. Hoje também encontramos este formato na arquitetura na nossa cidade na igreja Martim Lutera com as mesmas características e formatos e arcos com a mesma beleza antiga de Roma.
Palavras-chave: Abóbadas (teto de curva). Verticalismo (paredes vertical). Cúpulas (parte interior e o côncavo de uma abóboda).
No século passado a arquitetura era uma arte de construir, foram muitas as obras que ao longo do tempo podemos descrever como técnicas que herdamos, além da influência do povo Romano, que tinha como prazer fazer de sua cidade uma bela construção. Tendo uma cidade organizada, com muralhas, pontes, templos, aquestos, termas, teatros e fóruns foi a maior concentração demográfica na Antiguidade. No século II, seus templos foram construídos com uma arquitetura baseada nos arcos e a abóbada e colunas o desenvolvimento impulsionou a grande descoberta na criação de áreas e invenção com ponto alto na construção basílicas e concreto feito de uma mistura de pedra e areia e cinza vulcânica e assim os edifícios foram construídos.
Via Ápia a primeira estrada construída em Roma e o arco do triunfo era símbolo para homenagear os romanos a vitória em batalhas.
As cúpulas em arco pleno para concluir. Na Catedral Maria Del Fiorde chamado Romântico. Com a arquitetura neogótica discutida e reinventada hoje está presente na Roma e serviu e serve ainda hoje como um exemplo de estilo de construções atuais e também naqueles que permanecem erguidos até hoje.
Arte Romatica e com forte influências Bizatinas a Arte góticas nasce na França e se desenvolveu nos séculos XII e XVI. É considerada a última grande arte cristã da idade média. A arte Gótica somente foi devidamente reconhecida na Renascença. O Gótico expressa-se, sobretudo na arquitetura, caracterizando pelo verticalismo. Arcos triangulares e elevados em relação ao arco de meia circunferência, usado na arquitetura Romântica. O gótico é forte e tende do perene. A catedral é envolvida por vitrais que iluminam de um colorido diferente da luz normal da luz do dia. Os vitrais representam cenas sagradas e dão a impressão de entrar no céu.
No meu olhar para identificar a arte e estética Romântica e gótica na minha cidade onde eu vivo escolhi a Igreja Martim Lutera. A construção teve início em 12 de junho de 1930 em 27 de julho do mesmo ano, ocorreu o lançamento da pedra fundamental, em 13 de dezembro, a festa cumeeira; no dia primeiro de março de 1931 a inauguração do templo Martim Lutera. 
Theo Wiederspahn criou um templo neogótico dentro de uma arquitetura historicista, própria da época e principalmente do gosto da comunidade Evangélica Luterana, sem similiar e enfatizando a pureza de linhas, a simplicidade e equilíbrio das formas, a valorização da arquitetura e externa, a organização do espaço interno, a harmonia dos elementos decorativos, a transposição de elementos decorativos e arquitetônicos de arte gótica a maestria na utilização da geometria o efeito cênica pelas luzes embutidas no arco frontal do altar, a qualidade acústica pela localização da cora e teto em arestas, a luminosidade filtrada pelas cores dos vitrais e a simbologia cristã com estilo gótico, torre lateral, 150 a 200 lugares na nave principal tribuna para órgão formato da cruz latina, previsão de tribunas laterais e valorização da forma interna da arquitetura. 
Assim em Cachoeira do Sul, foi escolhido um terreno de esquina, de base octogonal, uma forma da arquitetura romântica, sobre a qual se erguia uma igreja de estilo neogótico. 
Referências
História do mundo: Arte e arquitetura. Novembro de 2011.
Diretoria e arte: A arquitetura Romana. Tácito, Anais XV 38,47.
Suétonio Vida de Nero 16.
ECV Aquedutos.
Discovery Brasil: Arquitetura Romana.

Outros materiais