Buscar

RELAT. LAB. O EQUILÍBRIO TÉRMICO

Prévia do material em texto

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO AMAPÁ – META
ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
RELATÓRIO DO LABÓRATÓRIO: FÍSICA TERMODINÂMICA E ONDAS
MACAPÁ 
2017
JOÃO PEDRO FERNANDES DE SOUSA
JOSIMAR ALVES PRADO
KAROLINNA DA GRAÇA SILVA
LEONAM SOUZA DOS SANTOS AZEVEDO
RAFAEL ALMEIDA CESCON
RINALDO GILSON GAMA DOS REMÉDIOS
RELATÓRIO DO LABÓRATÓRIO: FÍSICA TERMODINÂMICA E ONDAS
Relatório apresentado a Disciplina de Laboratório: Física Termodinâmica e Ondas como requisito para obtenção de nota parcial ao Curso de Engenharia da Computação da Faculdade de Tecnologia do Amapá – META, sob Orientação do Prof. Luis Aramis.
MACAPÁ
2017
INTRODUÇÃO
O equilíbrio térmico é o estado em que se igualam as temperaturas de dois corpos, as quais, em suas condições iniciais apresentavam diferentes temperaturas. Uma vez que as temperaturas são equiparadas se suspende o fluxo de calor, chegando ambos os corpos a este equilíbrio térmico.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
	O experimento consiste em colocar 15 ml de água em temperatura ambiente dentro de um tubo de ensaio e depois colocá-lo dentro de um calorímetro contendo 170 ml de água aquecida à 80ºC. 
Após ter colocado o tubo de ensaio dentro do calorímetro e medindo suas temperaturas com um termômetro de mercúrio, observa-se que a água está aquecendo, porque o calor da água aquecida no calorímetro começou a propagar para a água que está do tubo. 
Desta forma, compreendemos que está ocorrendo transferência de energia em forma de calor da água do calorímetro que estava em uma temperatura mais elevada para a água do tubo de ensaio que tinha uma temperatura menor. 
Essa transferência de calor irá perdurar até que os volumes de água dos dois recipientes atinjam o equilíbrio térmico. Durante o desenvolvimento da experiência também há transferência de calor para o ar, entretanto o equilíbrio térmico alcançado entre os dois volumes de água é mais rápido que entre os volumes de água e o ar em volta, por isso focamos a atenção apenas no equilíbrio térmico entre os volumes de água do tudo de ensaio e do calorímetro.
DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS UTILIZADOS
	01 tripé universal delta médio com sapatas;
	01 haste de 500 mm com fixador M5;
	01 termômetro químico escala -10 a 110ºC;
	01 rolha de borracha com orifícios 3 e 6 mm;
	01 agitador de 20 mm;
	02 pinça com cabo para bureta;
	02 mufa dupla;
	01 tubo de ensaio 25 x 150 mm;
	01 fio flexível 0,25 m com gancho em aço inoxidável;
	01 fio flexível 1 m;
	01 proveta graduada 100 mL;
	01 agitador 58 mm;
	01 calorímetro de água com duplo vaso, 250 ml, alumínio;
	170 mL de água destilada quente (80ºC);
	15 mL de água destilada à temperatura ambiente.
DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
	Inicialmente foi verificada a temperatura da água dentro do copo Becker, observamos que estava em 28ºC. Em seguida aqueceu-se 170 mL de água até os 80ºC e passamos esse volume de água para o calorímetro. Após esta etapa foi checada a temperatura dos dois volumes de água, tanto no tubo de ensaio que estava à 28ºC quanto no calorímetro que estava em 80ºC.
	Ao colocarmos o tubo de ensaio com o volume de água em temperatura ambiente dentro do calorímetro com volume de água aquecido em 80ºC passamos a medir de 30 em 30 segundos a mudança de temperatura dos dois sistemas, conforme a tabela abaixo:
	tempo (s)
	T(TUBO) (ºC) 
	T(CALORÍMETRO) (ºC)
	0
	25
	80
	30
	50
	74
	60
	55
	67
	90
	60
	64
	120
	61
	63
	180
	62
	62
CONCLUSÃO
	Ficou entendido que ao colocar em um mesmo sistema dois corpos ou materiais com temperaturas diferentes, há uma troca de calor, como observamos na primeira medição de temperatura dos dois volumes de água, onde houve uma brusca mudança. Essa troca de calor se deu até os dois volumes de água atingirem o equilíbrio térmico, ou seja, ficaram em temperaturas semelhantes após um determinado período de tempo.

Outros materiais