Buscar

Política Educacional ETP1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
Neste trabalho de ATPS de políticas educacionais tem por objetivo estudar os principais aspectos das políticas educacionais Brasileiras, entrevistas com profissionais da área. O desafio envolve também a análise sobre os planos nacionais de educação e a legislação de embasamento a políticos educacionais que fora definida de formas diferentes, por ser um elemento de normatização do Estado e que envolve interesses políticos diversos, no entanto, a política educacional de um país deve ser guiada pelo povo, respeitando o direito de cada indivíduo e assegurando o bem comum.
	A LDB ( lei de diretrizes e base da educaçao nacional).Também conhecida por seu numero, ou seja, 9.394/96, tem por objetivo definir e regularizar o sistema de educaçao do Brasil pautado por princípios com lastro na constituição. A LDB ,que rege a educaçao básica em três níveis: educação infantil (crianças de 0 á 5 anos). Educação fundamental de nove anos(alunos de 6 á 14 anos), Ensino médio (alunos de 15 á 17 anos).
	 A lei estabelece os deveres e direitos de educadores e alunos ressalta que é direito de todos ter uma educação de qualidade, sem distinção de cor, raça, religião e cultura.
	Essas crianças e adolescentes devem receber uma formação centrada para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, é dever sim da família e do estado selar e propiciar para que essas crianças e adolescentes se façam presentes na escola. 
	Quando falamos em direitos devemos nos lembrar que, nós, cidadãos, fazemos parte desses direitos e devemos exigi-los. A família deve se pronunciar e para isso ela deve estar ciente do que consta na LDB, para que mais tarde possa reivindicar o que é seu por direito, que nada mais é que uma educação de qualidade.
A EDD
www.google.com.br/imagens
Políticas públicas educacionais é tudo aquilo que um governo faz ou deixa de fazer em educação. Porém, educação é um conceito muito amplo para se tratar das políticas educacionais. Isso quer dizer que políticas educacionais é um foco mais específico do tratamento da educação, que em geral se aplica às questões escolares. Em outras palavras, pode-se dizer que políticas públicas educacionais dizem respeito à educação escolar. Por que é importante fazer essa observação? Porque educação é algo que vai além do ambiente escolar. Tudo o que se aprende socialmente – na família, na igreja, na escola, no trabalho, na rua, no teatro, etc. –, resultado do ensino, da observação, da repetição, reprodução, é educaçao só é escolar quando ela for possível de delimitação por um sistema que é fruto de políticas públicas. Portanto, políticas públicas educacionais dizem respeitos ás decisões do governo que tem incidência no ambiente escolar enquanto ambiente do ensino –aprendizagem.
www.google.com.br
http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/idb-5ed.pdf
Revista de educação puc-campinas n.24,p7-16,junho 2008
www.mec.gov.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais