Buscar

Relatório de Estágio Farmacia Publica Oliaria Valentina

Prévia do material em texto

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DO ALTO SÃO FRANCISCO – FASF
OLIARIA VALENTINA DE OLIVEIRA
CURSO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Saúde Pública
LUZ – MG
2017
OLIARIA VALENTINA DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Saúde Pública.
Relatório de estágio entregue à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco como quesito para obtenção de aprovação na disciplina de Saúde Pública.
Orientadora: Ms. Gabriela Campos de Oliveira Filgueira.
LUZ – MG
2017
OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO DA FARMÁCIA
O atendimento na Fármacia Básica faz-se tanto para pacientes do SUS quanto da rede privada, os quais não podem arcar com a despesa do medicamento, para isso devem possuir a prescrição médica. A Farmácia Básica, sempre que necessário, será adaptada ás particularidades regionais, podendo ser acrescententados medicamentos que atendam a necessidade especifica do quadro nosologico peculiar a cada região ou município. 
A RENAME detém a lista de medicamentos a quais as Farmácias Básicas devem seguir para fazer a seleção dos medicamentos, de forma que cada região com sua lista, diferenças e as doenças prevalentes tem seus direitos respeitados.
O paciente chega, é recebido pelo atendente, faz-se a avaliação da receita, identifica os medicamentos disponíveis para a dispensação, identificação do paciente no cadastro e correção dos dados caso necessário.
A Farmácia Básica funciona 8 horas por dia, onde se realiza a dispensação de medicamentos essenciais de forma racional e promova o tratamento eficaz das doenças mais comuns que afetam a população
ORGANIZAÇÃO DA AREA FÍSICA
A Farmácia Básica está localizada bairro São Sebastião no município de Dores do Indaiá MG, possui uma área pequena, onde dispõe de armários para armazenamento de medicamentos, geladeira para os termo lábeis, mesa, cadeiras para espera, televisão, bebedouro, balança, balcão, área para copa e DML.
ARMAZENAMENTO DOS MEDICAMENTOS
Os medicamentos controlados ficam em um armário especifico trancado e a chave com o farmacêutico, os medicamentos de alto custo também.
Os medicamentos estão em prateleiras em ordem alfabética, os medicamentos termo lábeis em geladeira. Os medicamentos em estoque ficam em prateleiras separadas e quando necessário faz a reposição para a dispensação.
AVALIAÇÃO E ANALISE DAS PRESCRIÇOES
Toda a atividade desenvolvida durante o estágio foi orientada pelo farmacêutico que buscou passar o máximo de conhecimento. Orientação sobre a Farmácia Básica e seus programas como Tabagismo. 
Os medicamentos devem ser dispensados de acordo com a duração da terapia do paciente.
As receitas devem conter o nome do paciente completo, o nome do medicamento a quantidade a ser utilizada, quantidade em mg e horário ser tomado, deve conter carimbo com nome do médico assinatura e telefone para contato caso seja necessário.
O medicamento de uso contínuo tem suas receitas válidas por seis meses, após completar o paciente é orientado para o próximo mês renovar a receita ou não será possível levar o medicamento, este controle é feito através de carimbo.
DISPENSAÇÃO E ORIENTAÇÃO AO PACIENTE
A dispensação é feita avaliação da receita no programa SIGAF em computador através de sistema via Web.
De posse da receita e após separação dos medicamentos a serem dispensados, a atendente dispensa o medicamento no programa e orienta o paciente ao uso conforme a receita identificando com uma etiqueta adesiva para seu maior entendimento.
CONTROLE DE ESTOQUE
Os medicamentos ficam em caixas lacradas e os termos lábeis na geladeira. A medida que vão acabando nas prateleiras o farmacêutico abre as caixas e faz a reposição do estoque.
SELEÇÃO DOS MEDICAMENTOS
Os medicamentos mais utilizados são os de uso contínuo, como diabetes, hipertensão e outros. 
Os antibióticos também são de grande demanda, e medicamentos como paracetamol, dipirona, omeprazol.
OBSERVAÇÃO DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS E CARACTERISTICA DOS USUARIOS
Os medicamentos de maior consumo são para o diabetes e hipertensão, analgésicos e antibióticos também, os usuários na maioria pessoas atendidas na rede pública e que necessitam.
FLUXO DOS MEDICAMENTOS, FALTA E ATITUDE DO FARMACÊUTICO
Os medicamentos são comprados pelo farmacêutico, e existe uma dificuldade de se fazer uma previsão de chegada, as vezes alguns medicamentos estão em falta, ou o fornecedor ainda não recebeu pagamento anterior o que acaba atrasando o novo pedido e faz com que falte o medicamento no estoque. O farmacêutico tenta com outras farmácias manter um bom relacionamento assim conseguem fazer trocas e empréstimos para minimizar esta falta.
CONCLUSÃO
O estágio realizado na Farmácia Pública, proporcionou-me uma oportunidade incrível, de grande valia para o meu futuro como farmacêutica, fazendo-me analisar, pesquisar e discutir sobre a importância de haver mais farmacêuticos envolvidos na saúde coletiva, interagindo com as outras especialidades.
A Farmácia Básica está voltada à entrega de medicamentos, destinadas para o tratamento das afecções e doenças de maior ocorrência ao nível da atenção primaria á saúde e nos programas governamentais para o atendimento dos pacientes específicos para cada programa, onde deverão estar cadastrados aos programas para terem direito ao recebimento gratuito dos medicamentos. 
Propõem também, a entrega de medicamentos para os pacientes de baixa renda, onde este mediante receita medica podem adquirir os medicamentos gratuitamente.
Por fim o estágio realizado na Secretaria Municipal de Saúde, na área da Farmácia Básica da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá-MG foi muito importante para minha experiencia profissional, pois visivelmente houve amadurecimento, acréscimo e troca de conhecimentos agregando valores a minha futura graduação como farmacêutica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes