Buscar

Sociedades Empresárias

Prévia do material em texto

Sociedades Empresárias
Contexto Histórico
As primeiras legislações que abordavam a sociedade se encontram no direito romano e regulavam a associação entre os herdeiros para administrar os bens deixados. Só durante a Idade Média, no período mercantilista, na Itália surgiu um modelo no qual se desenvolveu a ideia de separação dos patrimônios dos sócios em relação à sociedade. 
Nessa época, as sociedades eram inuiti personae, o que aproximava os sócios eram suas características pessoais e seus objetivos em comum. Já no Renascimento, a contribuição financeira bastava para o ingresso na sociedade, surgindo, assim, as sociedades de capital.
Introdução 
Sociedade é a reunião de pessoas que tem como objetivo exercer profissionalmente atividade organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, visando o lucro, que deve ser compartilhado. Vale lembrar que nem toda sociedade é uma empresa.
Há, no regramento da matéria societária, princípios:
a) explícitos: fruto de um contrato plurilateral de organização e uma pessoa jurídica de direito privado.
b) implícitos: conservação da empresa, defesa da minoria societária, autonomia de vontade e liberdade de contratar etc.
Atualmente, no Brasil a sociedade empresária assume, em sua maioria, duas de suas formas previstas em lei, são elas a sociedade limitada e a sociedade anônima.
Conceito de Sociedade
As sociedades empresárias são, de acordo com o art. 981 do CC, as organizações econômicas dotadas de personalidade jurídica e patrimônio próprio, constituídas, ordinariamente, por mais de uma pessoa, que têm como objetivo a produção ou a troca de bens ou serviços com fins lucrativos.
As sociedades, independente do objeto a que se dedicam, devem se registrar na Junta Comercial do Estado em que estão sediadas, caso explore atividade irregularmente sem o registro, esta sujeito a sanções, fiscais e administrativas. A principal é a responsabilidade ilimitada dos sócios pelas obrigações, além de não ter legitimidade ativa para pedido de falência e não pode requerer a recuperação judicial.
Conceito de Sócio
Sócio é quem tem o papel de financiar e estruturar a empresa, tendo por objeto o exercício da atividade própria do empresário. É ele quem disponibiliza o capital social para a constituição da sociedade. No que diz respeito à responsabilidade, se distingue em:
a) ilimitada: sócios respondem de maneira subsidiária, porém solidária e ilimitada.
b) limitada: sócios respondem somente até um determinado limite, de acordo com o quantum pré-estabelecido no estatuto ou contrato social.
c) mistas: admitem ambas as formas de responsabilidade.
Assim, o empresário não é o sócio da sociedade, mas sim a própria pessoa jurídica (sociedade), já que é quem explora a atividade empresarial.
Sociedade Empresária Limitada (LTDA)
Antes da vigência do Código Civil de 2002 era chamada de Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada, é relacionada à exploração de atividades econômicas de pequeno e médio porte. Para a sua existência exige-se a pluralidade de sócios e a integralização de capital social, responsabilizando limitadamente os sócios.
Tal sociedade está prevista entre os art. 1052 a 1087 do CC. Ela pode se enquadrar como microempresa ou de pequeno porte, se atender as exigências legais; sua constituição ocorre por meio do Contrato Social, podendo ser público ou privado, observando-se as regras do art. 997, e deverá se registrar na Junta Comercial.
Capital Social
Representa o montante de recursos que os sócios disponibilizam para a constituição da sociedade, isto é, dinheiro e bens necessários para que a pessoa jurídica possa dar início as suas atividades. Não deve ser confundido com patrimônio social, conjunto de bens e direitos de titularidade da sociedade, já que com o desenvolvimento das atividades e os lucros advindos, o patrimônio cresce para além do que foi fornecido pelos sócios.
Quotas
Dado que os sócios dispõem parte de seu patrimônio pessoal para compor o capital social, ele adquire uma participação societária, a quota, que integra o patrimônio de cada sócio. 
Administração
O administrador é o representante legal da sociedade, e será escolhido pela maioria societária qualificada. A administração pode ser exercida também por um grupo de pessoas que atuarão em conjunto ou isoladamente.
O administrador terá um mandado que poderá ser por prazo indeterminado ou não. Contudo, não significa dizer que este não cessa como consta no art. 1.063 do CC. As opções de se cessarem o cargo de administração, portanto, serão quatro: pelo próprio administrador a qualquer tempo, pelo término do prazo do contrato social, pelo término do prazo do exposto no ato separado e quando não houver recondução.
Sociedade Empresária Anônima (S/A)
O art. 1º da Lei das Sociedades Anônimas (lei 6.404/76) as conceitua como: 
"A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas."
Trata-se de uma pessoa jurídica de direito privado e sempre será de natureza mercantil, independente de seu objeto, e conforme o art. 2º da mesma lei pode ser de capital aberto ou fechado. Quando chamada de companhia, está, em sua maioria, relacionada à exploração de atividades econômicas de grande porte.
O documento básico que rege as relações entre os sócios é o estatuto, sendo aberta, a constituição pode ser sucessiva ou pública, se dando por meio das fases:
Elaboração de Boletins de Subscrição que devem ser registrados na Comissão de Valores Mobiliários;
Oferta de subscrição das ações ao público;
Convocação de subscritores e realização da assembleia de constituição;
Remessa do estatuto e atas das assembleias para a Junta Comercial;
Publicação da certidão do arquivamento no jornal oficial.
Sendo fechada, será simultânea ou particular, seguindo as seguintes etapas:
Elaboração de boletins de subscrição por fundadores;
Oferta direta ao público;
Convocação para assembléia;
Remessa à Junta Comercial do estatuto e ata da assembléia;
Publicação no jornal oficial da certidão do arquivamento.
Capital Social
As sociedades anônimas dependem do capital social investido pelos sócios, em contrapartida, será atribuída aos sócios, a participação societária, que leva o nome de ações.
Ações
A participação societária não pertence à sociedade, e a mesma regra citada anteriormente de aplica. As ações conferem aos acionistas o direito de voto na assembleia geral, que é o órgão deliberativo de sua estrutura. No entanto há ações que não conferem esse direito.
Administração
A representação legal da sociedade anônima é conferida ao diretor, não necessariamente sócio, que deverá ser eleito pelo órgão deliberativo, a assembleia geral.
Sociedade Simples
Por não serem dotadas de empresarialidade, seu segmento é somente a produção e circulação de bens e serviços especiais, estes que também podem ser exercidos pelos profissionais liberais. Esta diretamente ligada às atividades intelectuais, de natureza científica, literária ou artística, pois leva em conta a capacidade pessoal de seus membros.
Contrato Social
Esse contrato deve conter além dos elementos de validade de todos os contratos, previstos no artigo 104 do Código Civil, as cláusulas cogentes, decorrentes de imposições legais (pluralidade de sócios, constituição de capital, ânimo societário e participação nos lucros e perdas), e as cláusulas de livre pactuação entre os sócios, configurando-o como um contrato de conteúdo misto.
É por meio deste que se constitui a sociedade, e a sua inscrição deve ser requerida no Registro Civil de Pessoas Jurídicas dentro de 30 dias a contar da constituição da sociedade, além de que todas as suas modificações deverão ser averbadas.
Direitos e Obrigações dos Sócios
Tratados nos artigos 1001 a 1009 do Código Civil:
O sócio não pode ser substituído no exercício de suas funções sem o consentimento dos demais;
A cessão total ou parcial de quota deverá ser averbada por modificaçãodo Contrato Social com o consentimento de todos os sócios;
Os sócios são obrigados às contribuições estabelecidas no Contrato Social, respondendo ele por não cumprimento;
Verificada a mora de um sócio, os outros podem exigir indenização ou optar entre exclusão do sócio e a redução da sua quota;
O sócio que transmitir domínio, posse ou uso, a título de quota, responde por evicção e pela solvência do devedor;
O sócio que contribui com serviços não pode empregar-se em atividade estranha a da sociedade, salvo se previsto no contrato;
O sócio participa dos lucros e perdas na proporção de suas quotas;
Não é permitida cláusula que exclua qualquer sócio da participação nos lucros e perdas;
A distribuição de lucros ilícitos acarreta em responsabilidade solidária dos administradores que distribuíram e dos sócios que receberam.
Administrador
Segundo o Código Civil, deverá ser nomeado por instrumento separado e averbar tal instrumento junto ao registro da empresa, e caso não seja nomeado um administrador, um dos sócios será responsável pela administração.
O administrador pode praticar todos os atos referentes à gestão da sociedade que não dependerem de votação e decisão dos sócios. No entanto responderão solidariamente por culpa no desempenho de suas funções.
Sociedade de Advogados
As regras referentes à sociedade empresária não se aplicam às sociedades de advogados, que são constituídas e reguladas segundo o Estatuto da Advocacia e a OAB (lei 8.906/94). Todos os atos são registrados na Seccional da OAB onde for atuar.

Outros materiais