Buscar

REDAÇÃO EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO I (Avaliação dissertativa – individual com consulta)
Empreendedorismo
QUESTÃO:
1-O empreendedorismo, conforme apresentado por Dornelas (2008), é um processo composto de quatro etapas, que sofre influência de diferentes variáveis. Diante desse contexto, escreva uma redação com o tema: AS ETAPAS DO PROCESSO EMPREENDEDOR E OS FATORES QUE O INFLUENCIAM.
FONTE: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Transformando ideias em negócios. Rio de Janeiros: Elsevier, 2008.
RESPOSTA ESPERADA:
O processo empreendedor é composto por quatro etapas. A primeira etapa consiste em identificar e avaliar uma oportunidade, se ela possui maiores riscos ou chance de retorno. A etapa seguinte constitui-se no desenvolvimento de um plano de negócios, indispensável para a abertura de um novo negócio. Em seguida, é necessário captar recursos, que são necessários para a abertura da empresa. A última etapa consiste em gerenciar a empresa criada, em que é necessário o constante acompanhamento para identificar eventuais problemas ou novas oportunidades de mercado. Os fatores que influenciam esse processo, em qualquer etapa, incluem os fatores pessoais do empreendedor, além de aspectos internos e externos à organização, clientes, competidores, economia, recursos humanos e cultura organizacional.

Outros materiais