Buscar

O bom e o belo em minha cidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O bom e o belo em minha cidade
Moro na cidade de Valparaiso de Goiás-GO, vim do interior do Estado de Santa Catarina para servir no Exército e acabei ficando por aqui, mora a mais de 17 anos nesta cidade, só vejo a cidade crescer de maneira completamente desordenada aos olhos da administração pública, que não acompanha os investimentos que deveriam ser feitos para o bem da população, por isso foi para mim um pouco difícil achar algo que realmente seria “ o bom e o belo em minha cidade”.
Após pesquisas achei algo de bom e belo no município, antes de 2014 na cidade tinha somente 1 (uma) escola de musica, que oferecia curtos gratuitamente para os moradores da cidade. No momento o município conta com 5 (cinco) escolas houve um esforço das secretaria da cultura e acao social juntamente com o Ministerio da Cultura, do Esporte a da Acao Social para conseguir verbas, as quais possibilitaram uma expressiva ajuda e consequentemente o aumento das Escolas de Músicas no município.
Valparaiso de Goiás, proporcionalmente é um das cidades mais violentas do Brasil, temos mais de 170.000 (cento e setenta mil) morados e somente em torno de 55.000 (cinquenta e cinco mil) eleitores, infelizmente muitos moram aqui em Valparaiso, mas votam e tem seus carros emplacados em Brasília-DF, sendo assim o município perde muito dinheiro que poderia vir, dos impostos anuais dos carros, perde também muito dinheiro que seria repassado do Fundo de Participação dos Municípios, que os municípios recebem do governo federal de acordo com o numero de eleitores. Deixando de receber esse dinheiro consequentemente o município investe menos em todas as áreas, sendo assim prejudicando um pouco a possibilidade de novos projetos. 
Como já havia informado anteriormente, as 5 escolas de musicas ensinam muitas a tocar instrumentos musicais, tais como: violão, violino, acordeão (gaita ou sanfona), cavaquinho, flauta. Sax entre outros, essas escolas funcionam de segunda feira a sexta feira. Tres salas são alugadas e duas são sede própria juntamente com outros órgão do município na área social. Os professores são todos formados na área em que atuam, são pagos pela prefeitura que tambem adquiriu instrumentos musicais para a banda do município, dos quais a maioria dos integrantes vem dessas escolas de musica.
As aulas são dadas gratuitamente a todos, claro que dentro do numero de vagas ofertadas e geralmente os alunos trazem seus instrumentos junto de casa pois na sua grande maioria são próprios, pois o município não teria condicoes de atender a todos. Casos de equipamentos de uso coletivo como o violão, teclado e o cavaquinho tem nas escolas para atender os alunos mais pobres, mas não podem levar para casa, pois outros alunos irão utiliza-los em outras aulas.
Constantemente são feitas apresentações na praça da cidade e em eventos sociais para demonstrar a evolução dos alunos e caso alguém queira acompanhar o desenvolvimento do projeto
Uma dessas escolas fica junto ao Centro de Artes e Esportes Unificados, sede própria que foi construída em parceria com o Governo Federal e mantida pelo município, neste Centro além das aulas de musicas são oferecidos outros cursos a todas as pessoas que tem interesse, dentre eles o curso de artesanato, esse é o mais procurados por donas de casas, que por alguma razão não pode trabalhar fora, esses artesanatos podem ajudar na renda da família, pois são comercializados na praça da cidade uma vez por semana.
O Centro também oferece escolas de futebol, voleibol, basquete, possui uma pista de skate. Oferece aulas de dança, dentre elas dança cigana, dança de salao e hip hop, também oferece aulas de artes marciais tais como: judô, Karate e capoeira.
Para mim um dos projetos mais legais e que ajuda muitas família e o atendimento aos Narcóticos Anonimos, são atendidos homens e mulheres para quem as drogas se tornaram num problema muito grave. Somos adictos em recuperação que nos reunimos regularmente com o intuito de nos ajudarmos mutuamente e de nos mantermos limpos. Este é um programa de abstinência completa de todo o tipo de drogas. Existe apenas um requisito para se ser membro: o desejo de parar de usar. Não há nenhuma obrigação em NA, mas pede-se que mantenhas a mente aberta para assim poder aproveitar esta oportunidade. O programa é composto por princípios escritos de uma forma clara para poderem ser seguidos diariamente. O mais importante é que estes princípios dão resultado. Eles não pagam nada, qualquer pessoa pode juntar-se a eles, independentemente da idade, raça, sexo, crença, religião ou falta desta.
Não ha interesse em saber que drogas usavas e em que quantidades, quais eram os contatos, o que faziam no passado, a tua situação económica. O recém-chegado é a pessoa mais importante nas reuniões, pois só podem conservar aquilo que temos se o partilharmos. A experiência coletiva tem mostrado que aqueles que assistem regularmente às nossas reuniões mantêm-se limpos.
Esse local não tem um espaco físico muito grande, mas já é um começo para pode ajudar mais pessoas e também evitar que muitos jovens se perdem no mundo das drogas.

Outros materiais