Buscar

Trabalho Fisicoquimica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NITROGÊNIO
Alunas: Cássia Oliveira e Yasmim Fernandes Professora: Raquel
O nitrogênio, também conhecido como azoto é um elemento de extrema importância para o planetaTerra, ele se encontra no grupo 15 da tabela periódica e é um elemento não-metálico. Ele representa 78% da atmosfera terrestre em volume. Possui número atômico 7, número de massa 14,01, encontra-se no segundo período da tabela periódica e isso se dá devido a ele ser composto por duas camadas apenas. Sua distribuição eletrônica é a seguinte:
 1s2 2s2 2p3
Podemos perceber que ele apresenta 2 elétrons na primeira camada e 5 elétrons na segunda (mais externa) e, portanto, seu raio atômico é pequeno. Seu nome deriva do grego “nitrogenium” ou ainda, como era chamado por muitos de “azote” que significa na língua grega “sem vida” devido à sua inércia. Foi estudado primeiramente por Daniel Rutherford e posteriormente identificado por William Scheele.
Características físico-químicas 
Estado físico: Gasoso 
Cor: Incolor 
Odor: Inodoro 
pH: Não aplicável 
Temperaturas específicas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanças de estado físico: 
Ponto de congelamento: - 209,9º C
Ponto de ebulição: - 195,8º C 
Características físico-químicas 
Temperatura de auto-ignição: Não determinado
Ponto de fulgor: Não determinado 
Limite de explosividade inferior: Não determinado 
Densidade: 1.161 kg/m3 
Pressão de vapor: Acima da temperatura crítica -147ºC (21º C e 1 atm)
 Solubilidade: Muito pouco solúvel em água. 
Classe de risco
Classe ou subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Fabricação
 Da mesma forma que o oxigênio, o nitrogênio é obtido por meio da destilação do ar. O processo retira o ar da atmosfera, que é então filtrado, comprimido e resfriado. Por meio destas etapas são extraídos os teores de água, gases indesejados e impurezas. O ar purificado passa então por uma coluna através da qual são separados nitrogênio, oxigênio e argônio, no estado líquido.
Ciclo do nitrogênio
Aplicação
A mais importante aplicação comercial do nitrogênio é na obtenção do gás amoníaco, que é usado, para a fabricação de fertilizantes e ácido nítrico.O nitrogênio líquido, obtido pela destilação do ar líquido, é usado em criogenia, já que na pressão atmosférica condensa a -196ºC, sendo usado como fator refrigerante, para o congelamento e transporte de alimentos, conservação de corpos e células reprodutivas sexuais, ou outras amostras biológicas.
Impactos ambientais
Apesar de ser um elemento essencial à vida, em grandes quantidades o nitrogênio pode ser um verdadeiro problema ambiental,e, de acordo com um novo estudo, as pessoas estão sobrecarregando os ecossistemas com nitrogênio pela queima de combustíveis fósseis e pelo aumento das atividades industriais e agrícolas que produzem nitrogênio. Segundo o estudo, esse excesso de nitrogênio gerado por atividades humanas polui as águas doces e zonas costeiras, e pode contribuir para a mudança climática. Todavia, tal dano ambiental poderia ser reduzido pela adoção de práticas sustentáveis.
Referências 
http://alunosonline.uol.com.br/quimica/nitrogenio.html acesso em 05 de setembro de 2016
http://www.tabelaperiodica.info/nao_metais/elemento_quimico_nitrogenio.htm acesso em 05 de setembro de 2016 
http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4365-propriedades-do-nitrogenio-e-seus-usos-na-industria/acesso em 05 de setembro de 2016 
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/nitrogenio-propriedades-e-usos.htm acesso em 05 de setembro de 2016 
‹#›

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais