Buscar

SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO COPILADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vitor é um colaborador da área de Materiais (almoxarifado). Para a realização das suas atividades, despende esforço físico, levantamento e transporte manual de pesos, além de exigências de postura corporal. Vitor passou a apresentar dores musculares, fraqueza e hipertensão. Aponte a classificação do risco ocupacional na qual Vitor se enquadra: ergonômicos.
	Quando mencionamos riscos capazes de causar danos à saúde ou à integridade física do trabalhador em função da sua natureza, concentração, intensidade, susceptibilidade e tempo de exposição, estamos nos referindo a riscos: Ocupacionais.
	O exame admissional: Deve ser realizado antes de o trabalhador assumir suas funções na empresa.
	Lucas e Francisco, são Gerentes de uma empresa multinacional e, estão trocando ideias sobre um programa que tem o caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. Assinale o programa sobre o qual estão trocando ideias: PCMSO.
	Qual estratégia inovadora se destaca no campo da segurança, higiene e medicina do trabalho? A Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho - PNSST
	Newton é vendedor de uma distribuidora de produtos manufaturados. Entretanto, em face de um ritmo de trabalho excessivo, trabalhos diurno e noturno, monotonia, repetitividade e jornada prolongada, além de controle rígido de produtividade, passou a apresentar cansaço, dores musculares e diabetes. Aponte a classificação de risco ocupacional na qual Newton se enquadra: Riscos ergonômicos.
	A etapa de reconhecimento de riscos, indispensável à elaboração do PCMSO do estabelecimento, deve ocorrer: Através de visitas aos diversos locais de trabalho para análise dos procedimentos produtivos.
	Riscos ocupacionais são aqueles capazes de causar danos à saúde ou à integridade física do trabalhador em função da sua natureza, concentração, intensidade, susceptibilidade e tempo de exposição. São exemplos de riscos físicos: Ruído e vibrações.
	A norma regulamentadora que classifica os riscos ambientais é a NR9
	O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deve ser elaborado anualmente e assinado pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho Este Programa Prevenção de Riscos Ambientais é tratado em que Norma Regulamentadora? O PPRA é tratado na NR 9;
	O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA é um instrumento de gestão que visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores em face dos riscos ambientais e define, entre outros aspectos, que: O empregador deverá garantir que, em situação de risco grave e iminente, os trabalhadores possam interromper de imediato suas atividades, comunicando o fato ao chefe imediato para as devidas providências.
	É correto afirmar em relação a NR 9:
I) Estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
II) Visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores.
III) As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a
responsabilidade do empregador.
Assim, estão corretas as alternativas:
 
	O engenheiro de segurança em uma indústria de fabricação de peças automotivas foi formalmente comunicado pelo médico do trabalho sobre o diagnóstico de perda auditiva em cinco empregados que trabalham em áreas com exposição a ruído acima dos limites de tolerância estabelecidos pela legislação. Ao buscar uma solução para o caso visando a evitar novos diagnósticos semelhantes, o engenheiro estará aplicando a seguinte etapa do PPRA: Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia
	A etapa da avaliação QUANTITATIVA, deverá ser realizada sempre que necessário para: Comprovar o controle da exposição ou a inexistência de riscos, dimensionar a exposição dos trabalhadores, subsidiar o equacionamento das medidas de controle.
	A Norma Regulamentadora que trata de Programas de Prevenção de Riscos Ambientais, é: NR9
	O reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens (quando aplicáveis). Assinale a alternativa correta
1) a sua identificação
2) a determinação e localização das possíveis fontes geradoras
3) a identificação das possíveis trajetórias e dos meios de propagação dos agentes no ambiente de trabalho
4) a identificação das funções e determinação do número de trabalhadores expostos
	Em relação as porcentagens de adicional de insalubridade a ser paga ao funcionário de acordo com o grau de risco exposto, julgue a(s) afirmativa(s) CORRETA(S):I) Adicional de 40% do salário-mínimo da região quando o risco é classificado em grau MÁXIMO.
	Art. 377. Considera-se risco ocupacional a probabilidade de consumação de um dano à saúde ou à integridade física do trabalhador, em função da sua exposição a fatores de riscos no ambiente de trabalho. São considerados riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e riscos de acidentes, respectivamente: Calor, gases, bacilos, jornada de trabalho prolongada e eletricidade.
	A INSALUBRIDADE CARACTERIZA-SE PELA INTENSIDADE DOS RISCOS FÍSICOS OU CONCENTRAÇÃO DOS QUÍMICOS, DE ACORDO COM OS CONCEITOS DE LIMITES DE TOLERÂNCIA. EM RELAÇÃO AOS BIOLÓGICOS, PELA SUA CARACTERÍSTICA QUALITATIVA (NÃO MENSURÁVEL, LOGO SEM LIMITES DE TOLERÂNCIA) SUA ABORDAGEM FICA LIMITADA AOS ENQUADRAMENTOS DO ANEXO 14 DE QUE NORMA REGULAMENTADORA? NR 15
	Segundo a NR15, Atividades e operações insalubres, salvo as especificidades no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade será considerado: O grau de risco mais elevado;
	A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de um documento que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador. Diante da afirmativa, podemos analisar que: Deverá ser de avaliação pericial por órgão competente.
	A constituição Federal de 1988,além do disposto artigo nº 7, inciso XXII, que estabelece ser direito dos trabalhadores, urbanos e rurais, a redução de inerentes ao trabalho por meio de normas de saúde, higiene e segurança, no inciso XXII do citado artigo, adicional de remuneração para atividades penosas , insalubres ou perigosas. Dentre as afirmativas abaixo assinale a resposta correta: Atividades ou operações insalubres são aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
	Segundo a NR 15, salvo as especificidades no caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será considerado(a): O grau de risco mais elevado.
	O trabalhador submetido a uma condição insalubre recebe um adicional incidente sobre o salário mínimo da região ou de acordo com o dissídio coletivo da entidade de classe, que varia segundo o risco envolvido. No caso de Irradiação, ionizante e pressão podemos afirmar que recebe um adicional de: Máximo de 40%.
	Segundo a Norma Regulamentadora ¿ NR-16, são consideradas atividades ou operações perigosas as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos. Que condições são necessárias para caracterizar como perigosa esse operação? Transporte em quaisquer vasilhames e a granel, exclusão para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	Eduardo trabalha em uma pequena fábrica de fogos de artifício e, por conta disto, recebe o adicional de periculosidade mencionado pela Norma Regulamentadora 16. O pagamento do adicional é fundamentado pelo fato de Eduardo estar exposto a : Explosivos.
	AS ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS, CONTANTES NA NORMA REGULAMENTADORA NR 16 E SEUS ANEXOS, GARANTE QUAL ADICIONAL AO TRABALHADOR EXPOSTO? TRINTAPOR CENTO INCIDENTES SOBRE O SALÁRIO BASE
	Dentro do contexto da Norma Regulamentadora - NR 16, são consideradas atividades ou operações perigosas as operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames e a granel. A exceção cabe ao transporte em pequenas quantidades, que é: O limite de 200 (duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135 (cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos liquefeitos.
	O trabalhador, cuja atividade esteja enquadrada nas condições de atividades ou operações perigosas, faz jus ao adicional sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, sendo-lhe ressalvado o direito de opção por adicional de insalubridade eventualmente devido. De quanto é esse percentual? De 30% (trinta por cento).
	JOÃO FOI CONTRATADO PARA TRABALHAR NA PLATAFORMA DE PETRÓLEO DE CAMPOS . SUA ATIVIDADE É CLASSIFICADA COMO PERIGOSA. QUANTO AS ATIVIDADES DESSA NATUREZA PODEMOS COMENTAR O SEGUINTE: AS ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS, CONTANTES NA NORMA REGULAMENTADORA NR 16 E SEUS ANEXOS, GARANTE QUAL ADICIONAL AO TRABALHADOR EXPOSTO? TRINTA POR CENTO INCIDENTES SOBRE O SALÁRIO BASE DO TRABALHADOR;
	O artigo 193 da CLT considera como atividade ou operação perigosa, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, aquela que, por sua natureza ou método de trabalho, implique no contato permanente com Inflamáveis ou Explosivos em condições de risco acentuado, assegurando ao trabalhador um adicional incidente sobre o seu salário, de: Máximo de 30%.
	A permissividade legal do exercício do trabalho periculoso está relacionada a empregados que realizam suas tarefas em ambientes onde existem: Explosivos, inflamáveis, energia elétrica e radiações ionizantes.
	A Norma Regulamentadora nº 6 (NR-16) define equipamento de proteção individual (EPI) como sendo todo o dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Em face disto está correto afirmar que: Que é responsabilidade do empregador adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade, orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado;
	Um grupo de funcionários de uma transportadora está se mobilizando para receber o pagamento do adicional de periculosidade com a fundamentação de transportar combustíveis nos tanques dos veículos. Sobre este caso está correto afirmar que: O pagamento do adicional de periculosidade não é aplicável, pois as quantidades de inflamáveis contidas nos tanques de consumo próprio dos veículos não são consideradas pelo enquadramento da NR-16.
	Algumas atividades ou operações com explosivos são consideradas como perigosas. Quais características o explosivo deve possuir segundo a Norma Regulamentadora ¿ NR 16 para ter essa classificação? Explosivos sujeitos a degradação química ou autocatalítica, ou sujeitos a ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choque e atritos.
	A Segurança e Medicina do Trabalho preocupa-se com trabalhadores que estão em contato com inflamáveis e explosivos quando no exercício de seu ofício. Para tais trabalhadores, existe um adicional que integra o salário e que se denomina: Adicional de periculosidade
	A Norma Regulamentadora- 16(NR-16) e a Norma Regulamentadora- 15(NR-15) tratam respectivamente sobre: Atividades e Operações Perigosas e Atividades e Operações Insalubres. Então, Seus respectivos adicionais são: 30% do salário base do empregado (Adicional de Periculosidade) e 10% ou 20% ou 40% do salário mínimo regional( Adicional de Insalubridade). As duas orações, da questão acima, estão corretas;
	As atividades perigosas precisam ser caracterizadas, classificadas e determinadas em cada organização. Assinale, dentre as alternativas apresentadas, a resposta correta. É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.
	Para os fins da Norma Regulamentadora ¿ NR 16, são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos. O termo explosivo, em segurança do trabalho, tem qual significado? São as substâncias capazes de, velozmente, transformar-se em gases, produzindo calor intenso e pressões elevadas, por exemplo, dinamite ou pólvora negra.
	Existe atualmente a permissividade legal de caracterização do exercício periculoso em relação aos trabalhadores que desempenham atividades em áreas de risco. Quais elementos caracterizam o exercício periculoso? Explosivos, inflamáveis ou energia elétrica e radiações ionizantes.
	Uma figura importante no processo da perícia judicial de insalubridade e periculosidade possui formação técnica semelhante àquela exigida para o perito e tem como objetivo apresentar a opinião técnica da parte que o contratou na avaliação técnico-judicial. Está se falando do: Assistente técnico
	Podemos conceituar perícia judicial como sendo a modalidade de prova processual consistente no exame de caráter técnico que objetiva esclarecer, sob o ponto de vista técnico, um fato ou valor de uma situação controvertida para o juiz. Essa perícia gera um laudo técnico pericial. Escolha, entre as afirmativas, a que define o que é um laudo técnico pericial. Laudo técnico pericial é o resultado da avaliação técnica desenvolvida e que deve expressar o parecer técnico do perito responsável a respeito do ponto de controvérsia.
	Em relação às atividades e operações insalubres cabe à autoridade regional competente, em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado, fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização. A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de ....... por órgão competente. Complete a lacuna com a resposta correta: avaliação pericial
		
	A perícia judicial, segundo Brandimiller4 , se expressa pelas seguintes características: 1) É realizada sob direção e autoridade do juiz, que pode deferir ou indeferir, se requisitada pelas partes, ou determinar por sua própria iniciativa; 2) Permite a participação e a presença das partes na produção da perícia; 3) Visa ao convencimento do juiz. Disponível em: < http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_cont_8mod/pericia_contabil/pdf/aula02(26).pdf>.. Acesso em 22 de agosto de 2014. Estão capacitados profissionalmente a realizar as perícias judiciais de insalubridade e periculosidade: Engenheiros de Segurança do Trabalho e Médicos do Trabalho
	As perícias judiciais de insalubridade e periculosidade têm por objetivo esclarecer tecnicamente a ocorrência ou não da exposição a agentes insalubres ou periculosos, auxiliando, dessa forma, a decisão judicial. Quais profissionais são legalmente habilitados e podem ser designados a analisar o objeto dessa perícia? Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho
	É função do Assistente Técnico no processo de perícia judicial: Apresentar a opinião técnica da parte que o contratou.
	O laudo técnico pericial é o resultado da avaliação técnica desenvolvida e que deve expressar o parecer técnico do perito responsável a respeito do ponto de controvérsia. Qual deve ser composição um laudo técnico e que recomendação é feita com relação às perguntas das partes e do juiz? Introdução, descrição do ambiente laboral e das atividades desempenhadas, metodologia das avaliações, fundamentações e conclusão. É recomendável que o especialista responda a todas as perguntas formuladas pelo reclamante e pela reclamada,bem como pelo próprio juiz, correlacionando, sempre que possível, com os itens do Laudo Técnico.
	
	A caracterização do exercício de atividade insalubre ou perigosa deve ocorrer mediante perícia a cargo de profissionais de categorias específicas, que são: Médico do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho.
	
	
	
	A SEGURANÇA DO TRABALHO DEVE SER ENTENDIDA COMO PRÁTICAS PARA PRESERVAÇÃO DA SAÚDE E DA INTEGRIDADE FÍSICA DOS TRABALHADORES DURANTE SUA JORNADA LABORAL. OS RISCOS AMBIENTAIS QUE A SEGURANÇA DO TRABALHO DEVE ATUAR SÃO OS SEGUINTES: FÍSICOS, QUÍMICOS, BIOLÓGICOS, ERGONÔMICOS E DE ACIDENTES.
	Assinale a opção verdadeira, para a palavra que é definida pela seguinte frase "É um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de enfermidades". Saúde.
	A empregada Marina saiu do trabalho às 18.40 horas em direção à sua residência. O fim do seu expediente normal de trabalho é às 17.00 horas, sendo que a empregada, nesse dia, cumpriu 01.35 horas extraordinárias por determinação da sua chefia. Ao chegar em casa verificou que esquecera o seu celular no trabalho e retornou para busca-lo. Nesse percurso sofreu um acidente que a obrigou a permanecer no hospital por 16 dias ? Do ponto de vista previdenciário como você classificaria essa situação dentre as opções abaixo apresentadas ? Auxílio doença
	
	A evolução das questões relacionadas à segurança do trabalho está intimamente relacionada aos riscos enfrentados pelos trabalhadores que, por sua vez, são incorporados ao ambiente laboral via tecnologia empregada. Podemos identificar que os riscos estão associados ao manuseio e controle de máquinas de alta tecnologia, de substâncias perigosas, bem como de substâncias radioativas, pertence a que fase da história? Pós Revolução Industrial.
	Assinale a resposta incorreta: Em uma auditoria comportamental pode ser constatada: Simplesmente as execuções das tarefas.
		
	A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196 dita o seguinte: Saúde é direito de todos e dever do Estado¿
	
	Período histórico considerado marcante para a questão da segurança do trabalhador, no qual foram identificados riscos associados à manipulação de metais e primeiras ferramentas utilizadas pelos artesãos: Pré-Revolução Industrla
	Aqui no Brasil, no ano de 1978 a Portaria 3.214 estabelece o necessário atendimento pelas empresas e empregados das "Normas Regulamentadoras - NR", que pertence ao: Ministério do Trabalho e Emprego.
	Doenças ocupacionais são aquelas que estão diretamente relacionadas às atividades desempenhadas pelo trabalhador ou às condições de trabalho as quais ele está submetido, a lei subdivide-as em doenças profissionais e doenças do trabalho. Assinale a alternativa correta. A contaminação por sílica e a lesão por esforços repetitivos são consideradas doenças profissionais.
		
	
	
	Segundo a NR 9, dadas suas especificidades, a utilização de EPI no âmbito do programa deverá considerar as Normas Legais e Administrativas que envolvam no mínimo. Assinale a alternativa correta : I) seleção do EPI adequado tecnicamente ao risco ;II) programa de treinamento dos trabalhadores quanto à sua correta utilização
	
	São considerados equipamentos de proteção individual: máscara de solda e luva isolante.
	Considere a responsabilidade do empregado em relação ao uso do Equipamento de Proteção Individual - EPI, ele deve: I. Responsabilizar-se por sua guarda e conservação. II. Usá-lo apenas quando estiver em uma situação de risco. III. Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso. São corretas as afirmativas: I e III.
		
	Em uma fábrica é programada as paradas para manutenção de máquinas, ajustes e testes de eficiência. Essas paradas constam em uma planilha e fica exposto no mural de qualidade o qual todos tem acesso e podem se planejar para aquele momento. Preditiva
	Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Nessa perspectiva, analise as situações a seguir. I - Acidente que acontece quando o empregado está prestando serviços sem ordem ou autorização da empresa, fora do local de trabalho. II - Acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa. III - Doenças provocadas pelo tipo de trabalho desempenhado. IV - Acidente que acontece quando o funcionário estiver em viagem de lazer. As situações que equivalem a acidentes de trabalho são APENAS as apresentadas em: II e III.
	OS TIPOS DE ACIDENTES DO TRABALHO SEGUNDO OS ENQUADRAMENTOS PREVIDENCIÁRIOS, SÃO: TÍPICO - TRAJETO - DOENÇA OCUPACIONAL. DESTA FORMA: 1ª Assertiva: O Acidente de Trajeto é uma modalidade de acidente do trabalho que pode ser descrito como: E 2ª Assertiva: Um acidente que ocorre desde a saída de casa até o trabalho ou vice-versa. Ambas assertivas estão corretas;
	De acordo com as normas de Segurança do Trabalho em relação ao Equipamento de Proteção Individual, são obrigações do empregador, EXCETO: Tornar obrigatório o uso, salvo declaração escrita do trabalhador de que assume os riscos de sua não utilização.
	
	
	Júlio é operador de produção em um grande parque industrial e sofreu um grave acidente no desempenho de suas funções. Por conta das inúmeras lesões sofridas, Júlio teve amputação parcial do pé esquerdo e permaneceu afastado do trabalho por um ano. Devido à sequela do acidente e à impossibilidade de assumir sua antiga função, Júlio retornou à empresa e foi transferido para a área administrativa. A partir deste relato, pode-se afirmar que Júlio recebeu os seguintes benefícios previdenciários: Auxílio-doença acidentário durante a recuperação e auxílio-acidente quando retornou ao trabalho
	os equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser providenciados: Pelo empregador
	EM UM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE, A RESPONSABILIDADE DO ACIDENTE DO TRABALHO ERA COLOCADA NOS TRABALHADORES, ATRAVÉS DOS ATOS INSEGUROS, ESSA TENDÊNCIA ACABOU CRIANDO UMA ¿CONSCIÊNCIA CULPOSA¿ NOS MESMOS, POIS ERA COMUM A NEGLIGÊNCIA, O DESCUIDO, A FACILITAÇÃO E O EXCESSO DE CONFIANÇA SEREM APONTADOS COMO CAUSAS DOS ACIDENTES. ATUALMENTE COM O AVANÇO E A SOCIALIZAÇÃO DAS TÉCNICAS PREVENCIONISTAS O QUE QUEREMOS É APURAR QUAIS SÃO AS VERDADEIRAS CAUSAS E NÃO OS CULPADOS PELOS ACIDENTES DO TRABALHO, PORTANTO, NÃO É QUE NÃO EXISTA O ATO INSEGURO E A CONDIÇÃO INSEGURA, MAS O QUE PRECISAMOS É COMPREENDÊ-LOS MELHOR. MARQUE A OPÇÃO QUE APRESENTA A MELHOR PRÁTICA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO. TREINAR OS TRABALHADORES IMPLEMENTANDO POLÍTICAS INTERNAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DOS RISCOS.
	
	As empresas em determinado momento necessitam formar a CIPA e posteriormente conforme o caso formar o SEESMT. Assinale os programas obrigatórios para qualquer empresa ou instituição que possuam empregados. PCMSO e PPRA.
	A lesão pessoal pode ser classificada de acordo com a sua natureza, localização, tempo para manifestação, o período de afastamento do trabalho e a ocorrência de morte. Sendo assim, podemos afirmar que: Incapacidade temporária total é a perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos;
	Riscos ocupacionais são aqueles capazes de causar danos à saúde ou à integridade física do trabalhador em função da sua natureza, concentração, intensidade, susceptibilidade e tempo de exposição. Se a integridade física do trabalhador for ameaçada sofrendo lesão, que é o dano de qualquer espécie sofrido pelo organismo humano, pode ser classificada de acordo com a natureza, a localização, o tempo para manifestação, o período de afastamento do trabalho e a ocorrência de morte. Diante dessas afirmativas correlacione as classificações de acordo com seus significados: I-Incapacidade permanente total =>perda total da capacidade de trabalho, de forma permanente levando à morte. II-Incapacidade permanente parcial => redução parcial da capacidade de trabalho, de forma permanente. III-Incapacidade temporária total => perda total da capacidade de trabalho de que resulte em um ou mais dias perdidos. IV-Dias perdidos => dias corridos de afastamento do trabalho ocasionado pela lesão pessoal, exceto o dia do acidente e o dia da volta ao trabalho. V-Dias debitados => dias que se debitam, por incapacidade permanente, para o cálculo do auxílio acidente. Dentre essas afirmativas, assinale as que estão CORRETAS: II; III e IV
	Assinale a alternativa correta, quanto falamos de acidente do trabalho: É a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto dessa lesão;
	Em relação aos Acidentes de Trabalho, o que significa CAT? Comunicação de Acidente de Trabalho
		Em relação ao dimensionamento NR4 dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, é correto afirmar que:
	
	 Vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos dessa NR, observadas as exceções previstas nesta NR.
	As empresas que possuam mais de 50% de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho em função de: Maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR.
	As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Em conformidade com a norma quais os profissionais fazem parte do SESMT? Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico de Enfermagem do Trabalho.
Em linhas gerais, a NR 4 tem como finalidade: Promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.
De acordo com a NR4, itens de referência 4.5.3, o SESMT deve ter seu funcionamento avaliado semestralmente, por comissão composta por representantes da empresa contratante, sindicato de trabalhadores e Delegacia Regional do Trabalho, ou na forma e periodicidade previstas na Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. Assinale a alternativa correta. A afirmativa está totalmente correta.
	A CIPA é uma comissão que a empresa pode estar obrigada a formar em função de sua atividade econômica e nº de empregados. Sabendo-se que a obrigatoriedade da empresa contratar profissional (is) para formar o SEESMT é posterior a formação da CIPA, assinale abaixo a alternativa correta do profissional(is) que a legislação exige a contratação em primeiro lugar para formar o serviço especializado. Técnico de Segurança do Trabalho.
	O dimensionamento do SESMT varia de 1 até 4, segundo o Quadro I da NR-4, as variáveis consideradas para o dimensionamento são: O grau de risco da atividade e o número de funcionários
	Considerando a NR 5 da sua Constituição, devem constituir CIPA:
1) As empresas privadas;
2) As empresas públicas;
3) Sociedades de economia mista;
4) Órgãos da administração direta e indireta;
5) Instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas.
 
De acordo com os itens apresentados, assinale a alternativa correta. Todos os itens estão corretos.
De acordo com as normas de segurança do trabalho que tratam da CIPA - Comissão Interna de Prevenção De Acidentes, é INCORRETO afirmar: Os representantes dos empregados, titulares e suplentes serão eleitos em escrutínio aberto do qual participem, desde que sejam sindicalizados.
	EPI é todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Pode-se classificar os EPI, agrupando-se segundo a àrea do corpo que deve proteger. Descreva sobre estas áreas do corpo que devem ser protegidas citando 2 exemplos de cada EPI
	Gabarito: O corpo será dividido em membros superiores ( braço, antebraço e mãos), membros inferiores (Pernas e pés), tronco e cabeça (vias aéreas, ouvidos, mucosas nasais, orais e oculares). Exemplos de EPIs membros superiores ( luvas de PVC cano longo e mangas de raspa de couro), membros inferiores (caneleira de aço, botas antederrapantes) tronco (avental de chumbo e jalecos) cabeça (Protetores auriculares tipo concha, mascaras com filtros para gases).
	
O exercício de atividades em locais insalubres, com ou sem o recebimento do adicional, reduz o tempo de serviço para a aposentadoria? O exercício de atividades em locais insalubres, com ou sem o recebimento do adicional, não reduz o tempo de serviço para a aposentadoria e, caso receba adicional de insalubridade, ele não será incorporado à aposentadoria.
	A empregada Marina saiu do trabalho às 18.40 horas em direção à sua residência. O fim do seu expediente normal de trabalho é às 17.00 horas, sendo que a empregada, nesse dia, cumpriu 01.35 horas extraordinárias por determinação da sua chefia. Ao chegar em casa verificou que esquecera o seu celular no trabalho e retornou para busca-lo. Nesse percurso sofreu um acidente que a obrigou a permanecer no hospital por 16 dias ? Do ponto de vista previdenciário como você classificaria essa situação dentre as opções abaixo apresentadas ? Auxílio doença
	O que é acidente de trabalho? Um empregado foi acometido de uma irritação no olho direito no período matutino. No período vespertino, o empregado retornou às suas atividades normais. Nessa situação e para efeito estatístico de acidentes do trabalho, o empregado sofreu incapacidade temporária para o trabalho. 
	O PRAZO PARA EMISSÃO DA CAT (COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO) É: ATÉ O 1º DIA ÚTIL APÓS O ACIDENTE
	A qualificação de grau de risco se apresenta na NR 4 de que maneira? 1, 2, 3 e 4.
	Segundo a NR 5, a carga horária do treinamento deve ser de: 20 horas.
	Consideram-se agentes químicos as substâncias, os compostos ou os produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória. Assinale a alternativa que não corresponde a um agente químico. Fungos.
	Quais itens a seguir não fazem parte das etapas do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: avaliação dos investimentos para prevenção
Considerando a NR 5 da Organização, devem compor a CIPA:
 
I) Representantes do empregador;
II) Representantes dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR;
III) Em relação à afirmativa II, somente se ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.
De acordo com a NR 5 do processo eleitoral, observar-se-á as seguintes condições: Respeitar os horários de turnos e em horário que possibilite a participação da maioria.
	As medidas preventivas definidas pela Segurança e Medicina do Trabalho devem ser observadas: Pelo empregado, pelo empregador e pela CIPA.
Conforme determina a norma são atribuições do Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: Convocar os membros para as reuniões da CIPA; coordenar as reuniões da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SESMT, quando houver, as decisões da comissão; manter o empregador informado sobretrabalhos da CIPA; coordenar e supervisionar as atividades de secretaria e delegar atribuições ao Vice-Presidente.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes possui como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modoa tornar compatível permanentemente o trabalho coma preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. É considerada atribuição da CIPA nas organizações: Divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras.
Na Legislação de Segurança e Medicina do Trabalho em relação à aplicabilidade das Normas Regulamentadoras (NRs), qual órgão é responsável pelo estabelecimento de políticas e diretrizes nacionais para a geração de emprego e renda; pela aplicação de sanções previstas nas normas legais, bem como pela assessoria direta ao Presidente da República para a solução de questões de conflito de interesses. Ministério do Trabalho e Emprego
	De acordo com a NR 5 do processo eleitoral, observar-se-á as seguintes condições: Inscrição e eleição individual, sendo que o período mínimo para inscrição será de quinze dias.
O principal objetivo da perícia técnica é: Esclarecer tecnicamente a ocorrência ou não da exposição a agentes insalubres ou periculosos, auxiliando, dessa forma, a decisão judicial.

Outros materiais