A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Lista de exercicio Modelagem de dados

Pré-visualização | Página 1 de 4

Lista de Exercícios
1. Desenvolva o DER para as seguintes situações:
“Um empregado trabalha num projeto”
“Um cliente possui conta bancária”
“Um filme possui vários atores”
2. Aeroporto
Um aeroporto tem código (único), nome, cidade e estado onde está localizado. Segmentos de vôo partem do aeroporto ou
a ele chegam. São anotados os horários previstos para a chegada ou da partida para cada segmento de vôo. Cada segmento
tem um número de segmento, relativo ao vôo do qual ele participa. Um vôo é composto de vários segmentos de vôo e tem um
número único, os dias da semana em que ocorre e a empresa que o realiza. Uma instância de segmento corresponde a ocorrência
daquele segmento de vôo numa dada data e armazena o número de assentos disponíveis. São armazenadas as datas de cada instância 
de segmento, diferenciando as várias instâncias de segmento de um vôo. Para cada instância de segmento são armazenados 
os horários em que ocorrem a chegada e partida ao aeroporto. Para cada aeroporto são armazenados os tipos de avião que podem
aterrizar com o nome do tipo único, o número máximo de assentos e a empresa fabricante. Um avião tem um prefixo único, o tipo
de avião ao qual pertence e número total de assentos e é atribuído a vários segmentos de vôo.
1)Desenvolver o DER
2) Criar a base de dados para a empresa e habilitar a mesma.
3) Criar todas as tabelas.
3. Fábrica de Roupas.
Uma fábrica produz roupas para atender aos pedidos de diversas lojas e necessita de um sistema de informação para controlá-los. Em sua linha de produtos, a fábrica tem diversos modelos de roupas. Cada um dos modelos pode ser fabricado em diferentes tipos de tecidos. Dessa forma, uma roupa é identificada pelo código do modelo, possuindo uma descrição detalhada e um preço vigente, bem como os tipos de tecido alternativos em que são feitas. Os tipos de tecidos são caracterizados por uma sigla única e uma descrição. As lojas são cadastradas no sistema pelo gerente geral da fábrica, fornecendo: CNPJ, razão social, endereço, nomes e telefones para contato. Será permitido o cadastramento de clientes em potencial, ou seja, lojas que ainda não realizaram compras. As lojas compram através de pedidos enviados a fábrica, que são identificados por um número seqüencial por ano. Cada pedido possuirá a data de emissão, uma data prevista de entrega e os produtos comprados (roupas de um modelo em um dado tipo de tecido) com suas quantidades. Um pedido só será entregue em sua totalidade. Quando um pedido estiver pronto para entrega (todos os seus itens embalados), uma nota fiscal identificada por um número será emitida, contendo: data de emissão e valor total (calculado a partir da quantidade e do preço vigente de cada um dos produtos comprados).
1)Desenvolver o DER
2) Criar a base de dados para a empresa e habilitar a mesma.
3) Criar todas as tabelas.
4. Questão
A partir do estudo de caso abaixo, construa o DER. Use nomes claros para as entidades, atributos e relacionamentos. Especifique as cardinalidades, chaves primarias e estrangeiras de todos os relacionamentos. 
Um Sistema para uma vídeo locadora fictícia seria:
Uma pequena locadora de vídeos possui ao redor de 2.000 fitas de vídeo, cujo empréstimo deve ser controlado. 
Cada fita possui um número. Para cada filme, é necessário saber seu título e sua categoria (comédia, drama, aventura, …). Cada filme recebe um identificador próprio. Para cada fita é controlado que filme ela contém. Para cada filme há pelo menos uma fita, e cada fita contém somente um filme. Alguns poucos filmes necessitam duas fitas. 
Os clientes podem desejar encontrar os filmes estrelados pelo seu ator predileto. Por isso, é necessário manter a informação dos atores que estrelam em cada filme. Nem todo filme possui estrelas. Para cada ator os clientes às vezes desejam saber o nome real, bem como a data de nascimento.
A locadora possui muitos clientes cadastrados. Somente clientes cadastrados podem alugar fitas. Para cada cliente é necessário saber seu pré-nome e seu sobrenome, seu telefone e seu endereço. Além disso, cada cliente recebe um número de associado. Finalmente, desejamos saber que fitas cada cliente tem emprestadas. Um cliente pode ter várias fitas em um instante no tempo. Não são mantidos registros históricos de aluguéis.
5. A partir do estudo de caso abaixo, construa o modelo de entidade-relacionamento correspondente. Use nomes claros para as entidades, atributos e relacionamentos. Especifique as cardinalidades de todos os relacionamentos. ( AV1 do período passado)
Uma escola de música precisa manter uma base de dados organizada com o objetivo de prover informações sobre músicos, orquestras, sinfonias e instrumentos: 
Cada orquestra é catalogada contendo o seu nome, cidade, país e data correspondentes à sua criação; 
Orquestras executam sinfonias, as mais variadas. Os profundos conhecedores de música são capazes até de selecionar a orquestra que melhor desempenha uma determinada sinfonia. De cada uma sinfonia, é possível saber o seu nome, o compositor e a data de sua criação; 
Orquestras são constituídas de músicos, os mais variados, de acordo com a sua função dentro da mesma: maestro, flautista, etc. Cada músico é catalogado contendo: nome do músico, identidade, nacionalidade e data de nascimento. Um músico só pode pertencer a uma orquestra; 
Músicos tocam sinfonias, porém em alguns casos, alguns músicos podem mudar de função segundo a sinfonia (por exemplo, um violinista pode virar maestro). A data em que um músico apresenta uma determinada sinfonia também é importante no contexto. 
Cada músico pode ser apto a tocar vários instrumentos, mas em cada sinfonia toca apenas um instrumento, pois depende de sua função na sinfonia.
6. Em uma Universidade, cada aluno possui matricula, nome, cr e pode cursar várias disciplinas. Cada disciplina possui um código, nome, numero de créditos, e pode ser cursada por vários alunos e é ministrada por somente um professor. Cada professor possui matricula, nome, e pode ministrar varias disciplinas. Todo aluno tem uma nota associada para cada disciplina cursada. Cada projeto de pesquisa na universidade possui código, descrição, área e um professor coordenador. Cada professor pode coordenar no máximo um projeto. Um projeto pode ter a participação de vários alunos e um aluno pode participar de no máximo um projeto.
7. Uma livraria virtual está sendo informatizada para controlar suas atividades. Em primeiro lugar, deseja-se manter um cadastro de seus clientes, onde irá constar:O código do cliente, nome, CPF, um ou mais telefones e a sua data de nascimento. Os livros também serão cadastrados, sendo caracterizados basicamente por:ISBN,título, editora, preço e somente uma área científica do mesmo. Para as áreas cientificas, A livraria manterá uma lista de áreas, que pode ser atualizada a qualquer momento, com os seguintes dados:Código da área e descrição.A ideia da lista é permitir que o usuário ao entrar no site da livraria, informe a área de seu interesse para que sejam já apresentados todos os livros desta área.Para as encomendas feitas por um cliente, é necessário manter: O numero da encomenda (único), o numero do cartão de crédito, a data da encomenda e o valor total encomendado. Em cada encomenda podem ser solicitados diversos livros, sendo que para cada livro encomendado, é necessário saber a quantidade pedida.
8. A partir do estudo de caso abaixo, construa o DER e o MER. Use nomes claros para as entidades, atributos e relacionamentos. Especifique as cardinalidades de todos os relacionamentos. 
O objetivo é projetar um sistema de reservas para uma companhia de aviação. O sistema contará com um banco de dados central, que será acessado por aplicações clientes, rodando tanto dentro da própria companhia, quanto fora dela. A transação central do sistema é a reserva. Uma reserva é identificada por um código gerado pelo sistema em computador. A reserva