Buscar

Avaliando aprendizado Avaliação Cinético Funcional

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504538366)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dor irradiada para a região posterior da coxa e perna, postero-lateral do pé e lateral dos dedos com fraqueza e/ou atrofia dos músculos gastrocnêmio e solear e diminuição ou abolição do reflexo aquileu; Identifique o dermátomo correspondente ao enunciado:
		
	 
	a) T3
	 
	b) C7
	 
	d) L3
	 
	c) L5-S1
	 
	e) S4-S5
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504449653)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As lesões agudas são, geralmente, seguidas por uma resposta inflamatória local, com desencadeamento dos sinais flogísticos. Relacione os sinais flogísticos abaixo com a segunda coluna, de acordo com a forma de se determinar a sua presença durante a avaliação: Inspeção (INSP.) ou Palpação (PALP.) ou Entrevista (ENT.) e depois marque a alternativa que completa a sequência corretamente. Edema _____ Dor _____ Calor _____ Rubor _____
		
	 
	INSP.; ENT.; PALP.; INSP.
	
	ENT.; PALP.; PALP.; PALP.
	
	PALP.; INSP.; ENT.; PALP.
	
	INSP.; ENT.; ENT.; PALP.
	
	ENT.; INSP.; INSP.; INSP.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504287470)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	P.H.S, 30 anos, sofreu um AVC que acometeu seu hemicorpo direito. Durante a fisioterapia ele conseguia realizar a abdução do ombro em decúbito dorsal, porém não conseguiu realizar o mesmo movimento quando colocar em decúbito lateral. De acordo com o grau de força observado no teste de força muscular, marque a alternativa correta:
		
	 
	Grau 2, peso do membro;
	
	Grau 3, só o peso do membro;
	
	Grau 2, peso do membro + gravidade;
	
	Grau 1, esboço de contração.
	
	Grau 4, peso do membro + gravidade + resistência manual próxima;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504518067)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo REESE (2000), a avaliação de força muscular se baseia em graus para classificar o tipo de força muscular. Assim, tem-se: Grau zero; Grau 01; Grau 02; Grau 03; Grau 04; Grau 05. Com base nessa classificação, assinale a alternativa correta
		
	
	Grau 04: movimento através da amplitude incompleta contra a gravidade, sendo capaz de prosseguir contra uma resistência moderada.
	
	Grau 03: movimento através da amplitude incompleta com gravidade.
	 
	Grau 01: ligeira contração, nenhum movimento.
	
	Grau 05: movimento através da amplitude incompleta contra a gravidade, sendo capaz de prosseguir contra uma resistência máxima.
	
	Grau zero: mínima evidência de contração muscular pela visão ou palpação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504437019)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A amplitude de movimento refere-se tanto à distância quanto à direção em que a articulação pode mover-se. Existem faixas estabelecidas consideradas normais para várias articulações do corpo. A redução do movimento normal em qualquer uma das articulações é conhecida como limitação da amplitude de movimento. É natural que a amplitude de movimento articular diminua à medida que as pessoas envelhecem, mas também pode ser resultado de uma série de problemas clínicos. Alguns exercícios podem ser úteis para melhorar e manter a flexibilidade nas articulações.Assinale a alternativa correta.
		
	 
	nenhuma das respostas está correta
	
	nos joelhos o paciente ficará em DV para ser avaliado no movimento de extensão e flexão
	 
	no movimento de cotovelo serão avaliados os movimentos de extensão e flexão com o ADM de 0 a 140°
	
	na goniometria verifica-se a capacidade de força muscular do paciente, utilizando a resistência manual e posicionamentos adequados.
	
	testamos os seguintes movimentos na articulação glenoumeral: flexão, extenção, adução, abdução e abdução na horizontal.
		
	1a Questão (Ref.: 201503996493)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o exame físico são seguidas etapas simples e essenciais para uma boa investigação. A respeito do exame físico clássico, assinale a(s) opção correta(s):
		
	
	É indicado durante a técnica de ausculta que se pressione contra a parede muito fortemente para se obter um som mais audível.
	 
	A palpação é utilizada para discriminar texturas, dimensões, consistências e temperatura.
	
	A ausculta é uma técnica utilizada para determinar o tamanho, formato e densidade do tecido por meio dos sons criados por vibração.
	
	Durante a inspeção deve-se observar textura, formato, mobilidade, contorno e simetria do corpo.
	
	Na percussão alguns sons podem ser ouvidos diretamente com o ouvido, e outros por utilização de um estetoscópio.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503519220)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O teste de força muscular manual destina-se a avaliar a capacidade de o músculo desenvolver tensão contra uma resistência. Algumas etapas são seguidas para realizar este teste. Verifique nas afirmativas abaixo e organize a sequência correta para sua aplicação: I. estabilizar o segmento articular proximal; II. explicar sua finalidade ao paciente e, em seguida, posicioná-lo; III. pedir ao paciente que realize ativamente o movimento através da sua amplitude disponível; IV. instruir o paciente a cerca do movimento a ser realizado, realizando-o passivamente;
		
	
	III; II; I; IV.
	
	II, I; III; IV.
	
	II; III; IV; I.
	
	III; IV; I; II.
	 
	II; I; IV; III.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504007475)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale (V) quando a afirmativa for verdadeira e (F) quando for falsa, se tratando de Diagnóstico Fisioterapêutico - Cinesiológico Funcional.
		
	 
	Constituem componentes relevantes para sua elaboração: avaliação isocinética, questionários de qualidade de vida e índices funcionais.
	 
	Conclusão emitida sobre conjunto de informações acerca da funcionalidade do corpo humano.
	 
	Determinação da causa e natureza das condições patológicas da doença.
	 
	Fornece bases para prescrição de exercícios mais seguros e confiáveis em diversos períodos da doença, como por exemplo no período pré e pós operatório.
	 
	A atenção especial é dada à doença e o tratamento é monodisciplinar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504449653)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As lesões agudas são, geralmente, seguidas por uma resposta inflamatória local, com desencadeamento dos sinais flogísticos. Relacione os sinais flogísticos abaixo com a segunda coluna, de acordo com a forma de se determinar a sua presença durante a avaliação: Inspeção (INSP.) ou Palpação (PALP.) ou Entrevista (ENT.) e depois marque a alternativa que completa a sequência corretamente. Edema _____ Dor _____ Calor _____ Rubor _____
		
	
	ENT.; INSP.; INSP.; INSP.
	
	ENT.; PALP.; PALP.; PALP.
	
	PALP.; INSP.; ENT.; PALP.
	
	INSP.; ENT.; ENT.; PALP.
	 
	INSP.; ENT.; PALP.; INSP.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504438209)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A dor é uma das causas mais frequentes de procura por serviços médicos, sendo inclusive considerada o quinto sinal vital. A sua avaliação pode ser feita de maneira objetiva, principalmente quando realizada a avaliação unidimensional, levando em consideração somente a intensidade da dor. Marque a alternativa correta em relação à avaliação unidimensional da dor.
		
	
	O questionário McGill de Dor, que leva em consideração as sensações físicas, a parte afetiva e a característica da dor de forma geral, é um exemplo de avaliação unidimensional da dor.
	
	A EVA é indicada para pacientes idosos com baixa capacidade cognitiva e crianças, podendo ser aplicada em conjunto com familiares ou acompanhantes.
	 
	A Escala de Intensidade de Dor Numérica quantifica a intensidade da dor em valores entre 0 e 10.
	
	A Escala de Dor de Faces é uma forma de avaliação da dor onde o profissional de saúde observa a face do paciente e determina a intensidade da dor atribuindo uma nota.A Escala Visual Analógica (EVA) leva em consideração uma escala numérica que varia entre 6 e 20, sendo 6 a dor mais intensa possível e 20 a de menor intensidade.
	1a Questão (Ref.: 201503488622)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com base no modelo patocinesiológico de disfunção analise as alternativas a seguir. É correto apenas o que se afirma em: a) I, II, III e V. b) I, III, IV e V. c) I, III e V. d) I, III e IV. e) II, IV e V.
		
	 
	I. A Artrite Reumatóide provoca lesões nos componentes ósseos, em conseqüência das alterações degenerativas que ocorrem nas articulações.
	 
	III. Mudanças nos componentes neurológico, biomecânico, cardiopulmonar, metabólico, além de alterações nos componentes ósseos podem ser observados em casos de artrites.
	 
	IV. A fundamentação do modelo patocinesiológico é que a anormalidade patológica origina a disfunção dos componentes por ação recíproca.
	 
	V. A elaboração de programas terapêuticos nestes casos é baseada na eleição potencial de correção de um dos fatores contribuintes.
	 
	II. Degenerações articulares conseqüentes da artrite levam a modificação dos movimentos articulares, muito embora movimentos funcionais como a marcha não sofram modificações.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504287478)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	J.H.K, 22 anos, jogador de futebol, 80Kg, 1,80m de altura. Em seu último jogo sentiu uma forte estalo no joelho esquerdo, seguido de dor e edema. Relata instabilidade no joelho, sentindo uma grande anteriorização da tíbia, tendo dificuldade na amplitude de movimento. Analisando os relatos, qual o teste especial deveria ser feito inicialmente no paciente?
		
	
	Teste de bocejo articular ¿ Estresse em vago e Varo
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Teste de compressão de Appley
	 
	Teste de Gaveta anterior
	
	Teste de gaveta posterior
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503506491)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A espasticidade é um dos distúrbios motores mais freqüentes e incapacitantes observados nos indivíduos com lesão do sistema nervoso central. Este distúrbio aparece em diferentes doenças, dentre as quais destacamos, por sua maior freqüência, a paralisia cerebral, a lesão medular e a lesão encefálica. Sobre a espasticidade, pode-se afirmar: I.Os mecanismos da fisiopatologia da espasticidade ainda não estão totalmente esclarecidos, mas existe o consenso que ocorre a perda das influências inibitórias descendentes no controle das vias do reflexo de estiramento, e alterações secundárias à plasticidade neuronal, que propicia hiperexcitabilidade dos motoneurônios, liberados da modulação supra-segmentar. II.O quadro clínico da espasticidade é caracterizado por aumento do tônus muscular e exacerbação dos reflexos tendinosos profundos. III.Esta hipertonia muscular se manifesta por aumento da resistência do músculo ao estiramento, sinal do canivete, com predomínio de sua distribuição na musculatura antigravitacional. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	( ) somente a I.
	
	( ) somente a III.
	 
	( ) I, II e III.
	
	( ) somente a II e III.
	
	( ) somente a II.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504024698)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A pressão arterial reflete a força exercida pelo sangue sobre as paredes dos vasos e pode sofrer variações contínuas, dependendo do estado de saúde do indivíduo. Sobre a semiotécnica da pressão arterial julgue os itens a seguir e a assinale a alternativa correspondente: I - Para a avaliação da pressão arterial deve-se, inicialmente, localizar o pulso radial e insuflar o manguito até o desaparecimento do pulso. II - O manguito é insuflado 5mmHg acima do valor encontrado na palpação do pulso radial III - O primeiro som a ser ouvido é a pressão diastólica e o segundo, é a pressão sistólica. IV - O manguito não deve ser insuflado acima de 200mmHg.
		
	 
	V;V;F;F
	
	F;F;F;F
	
	F;F;V;V
	
	V;F;F;F
	
	V;F;V;F
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503509173)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas aulas práticas de avaliação cinético funcional, o seu professor pediu para que você avaliasse a estrutura do complexo ombro. Seu professor que você começasse a avaliação da parte lateral para medial, e que você informasse o nome das estruturas avaliadas em ordem. A ordem seria:
		
	
	Tubérculo menor, processo coracóide, tubérculo maior,
	
	Processo coracóide tubérculo maior e tubérculo menor,
	
	Processo coracóide, tubérculo menor e tubérculo maior,
	 
	Tubérculo maior, tubérculo menor, e processo coracóide,
	
	Bursa deltóidea, Bursa bicipital, processo coracóide e tubérculo menor.
		
	1a Questão (Ref.: 201503519212)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a técnica de palpação do quadril e dos músculos associados, o fisioterapeuta deve observar possível presença de dor à palpação, temperatura, espasmo muscular ou outros sinais e sintomas. É correto afirmar que um dos pontos específicos para análise na face posterior corresponde:
		
	
	Púbis
	
	EIAS
	 
	Nervo ciático
	
	Fácia do m. íleo psoas
	
	Tendão proximal do m. sartório
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504024539)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A semiologia do sistema respiratório é decisiva para a adequação do plano terapêutico as necessidades do paciente. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I - Durante a avaliação do paciente o fisioterapeuta deverá conduzir o procedimento de forma que o paciente relate os sinais e sintomas atuais da doença, respeitando a cronologia dos acontecimentos, ou seja, construindo a história patológica pregressa. II ¿ A dispneia, a tosse produtiva e a expectoração são sinais e sintomas frequentemente apontados como a queixa principal de pacientes com história de doença pulmonar. III ¿ Durante o questionamento da queixa principal é determinado o sintoma-guia, ou seja, o sintoma que mais incomoda o paciente no momento atual, além do tempo de evolução da enfermidade. IV ¿ Ao questionar a presença de sintomas de doença pulmonar entre os parentes do paciente estaremos obtendo as informações para construir os antecedentes familiares, o que pode facilitar a identificação de doenças hereditárias, como a asma.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	 
	Apenas II e IV estão corretas
	
	Apenas I, II e IV estão corretas
	
	Apenas III e IV estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504518073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Teste que indica a compressão do nervo mediano no túnel do carpo é:
		
	
	Allen
	 
	Phalen
	
	Apley
	
	Trendelemburg
	
	lasegué
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504026109)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O teste de força muscular tem por objetivo graduar a força que o músculo é capaz de realizar. Sobre o teste de força muscular para o músculo glúteo médio marque a alternativa correta
		
	
	O teste deve ser iniciado com o paciente em decúbito lateral. Caso o paciente consiga realizar a abdução do quadril, este músculo recebe o grau 2 ¿ fraco.
	
	O teste deve ser iniciado com o paciente em decúbito lateral. Caso o paciente consiga realizar a abdução do quadril, este músculo recebe o grau 4 ¿ bom
	
	O teste deve ser iniciado com o paciente em decúbito ventral. Caso o paciente consiga realizar a abdução do quadril, este músculo recebe o grau 3 - regular.
	
	O teste deve ser iniciado com o paciente em decúbito dorsal. Caso o paciente consiga realizar a abdução do quadril, este músculo recebe o grau 3 - regular.
	 
	O teste deve ser iniciado com o paciente em decúbito lateral. Caso o paciente consiga realizar a abdução do quadril, este músculo recebe o grau 3 - regular.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504512514)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O teste de Phalené realizado para detectar sinais de compressão do nervo dentro do túnel do carpo. É considerado positivo quando o punho é mantido em flexão por 60 segundos, reproduzindo alterações sensórias na distribuição do nervo:
		
	
	Ulnar, responsável por inervar adutores de braço.
	
	Radial, responsável por inervar extensores de punho e mão.
	
	Mediano, responsável por inervar extensores de antebraço.
	 
	Mediano, responsável por inervar flexores de punho e mão.
	
	Ulnar, responsável por inervar flexores de punho e mão.

Continue navegando