Buscar

1397099 TRABALHO CELULAR 0 589634

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL
UNINTER
Rafaela Caetano Wild, 1274329
Rosane Martins, 1397099
Polo de apoio Uninter São Borja
O aparelho de telefone celular, que era visto apenas como um “pesadelo” pelos professores na sala de aula, já é usado por alguns como aliado na aprendizagem. A intenção é deixar as atividades escolares diferentes, mais dinâmicas e atrativas. Mas para que o educador alcance os objetivos com essa nova ferramenta pedagógica, é preciso ter foco, com planejamento e regras claras, celular se torna um aliado da aprendizagem em sala de aula.
É necessário fazer um planejamento focado em determinada atividade com objetivos traçados. Também é preciso conversar com a turma e deixar claro quais dispositivos serão usados, os tipos de serviços e em quais momentos para que os alunos não utilizem o aparelho em momentos inapropriados e tirem a atenção da aula.
Atividades pedagógicas com celular podem ser realizadas em todas as disciplinas dá para fazer exercícios com fotos, vídeos, textos, com recursos do próprio aparelho, como a calculadora. Basta fazer um bom planejamento e adequar as atividades à faixa etária da classe. Dá para fazer muita coisa diferente que vai despertar a atenção, curiosidade e conhecimento dos estudantes. É bom trazer os recursos de mídia a nosso favor. Alguns usam para escutar música e se distraem da aula. Acredito que, aplicando essas técnicas de usar o aparelho durante as aulas, eles vão respeitar mais com horários específicos para a utilização do celular. 
O telefone móvel já faz parte da vida de mais de 50% da população brasileira. E isso inclui claro, muitas crianças e jovens. Por isso, proibir o uso do celular em sala de aula pode acabar se revelando um tiro no pé, já que essa atitude pode criar um grande abismo entre a escola e a vida pessoal dos estudantes. O aparelho pode se tornar um rico instrumento de aprendizagem. A grande maioria dos celulares atuais possui inúmeros recursos que podem ser utilizados nesse sentido: câmeras, gravador de voz, mapas, além de, é claro, o acesso à internet. Estar conectado em sala de aula não necessariamente significa distração e perda de foco. Quando bem direcionada, essa alternativa é também uma maneira de aprender como pesquisar, coletar dados e referências e inteirar-se de assuntos atuais em tempo real. Ou seja, o aluno acaba se tornando o protagonista do próprio aprendizado. Obviamente, o uso de celular em sala de aula sem nenhuma estratégia ou tipo de controle não é, absolutamente, recomendado. O ideal é que o professor consiga, junto da coordenação, desenvolver práticas pedagógicas que insiram o aparelho móvel de maneira lúdica e voltada para o estímulo da curiosidade do aluno.
Quando utilizados da maneira correta, os celulares em sala de aula têm o poder de melhorar sobremaneira a motivação e o nível de aprendizagem dos alunos. Além disso, possuem a grande vantagem de serem ferramentas magníficas de apoio ao professor. Por meio deles, é possível incrementar as aulas e oferecer conteúdos mais interativos e que despertem o interesse genuíno do aluno em participar do processo. Até mesmo as tão temidas redes sociais, como Facebook e Whatsapp, podem ser direcionadas para uso em sala de aula. A criação de grupos de discussão e debates sobre determinado assunto é um bom exemplo disso. Além de promover maior participação do aluno, elas permitem que a atividade se expanda para além do período escolar e instigue os jovens a buscar referências na internet para basearem seus argumentos e opiniões.
Em certas ocasiões, pode ser difícil para o professor, por exemplo, controlar de perto o que cada aluno está realmente fazendo ao mexer em seu celular: participando da atividade proposta ou simplesmente navegando sem propósito pelas redes sociais. Daí a importância de se estruturar estratégias e propostas que facilitem a vida do educador, utilizando ferramentas certeiras e que engajem verdadeiramente os alunos. Por isso, é fundamental que os professores, junto da coordenação pedagógica da escola, possam elaborar propostas educacionais bastante claras nesse sentido, e que deem todo o suporte necessário aos profissionais da educação. Assim, os celulares poderão passar de vilões a protagonista dos processos de aprendizagem e educação. Para muitos o uso excessivo desses aparelhos está se configurando um problema, principalmente quando se trata do contexto escolar. Para outros é possível sim usar essas tecnologias da informação como ferramentas de aprendizado.
Apesar de as mudanças de estratégias educacionais, permitindo o uso do celular em sala de aula com fins de aprendizagem, representarem um grande avanço pedagógico, visto que as estratégias tradicionais de ensino mostram-se a cada dia menos eficazes, é sempre prudente ter certo cuidado. Há momentos e momentos para utilizar dispositivos móveis durante as aulas. E é importante que os alunos tenham consciência e respeitem essa determinação.

Outros materiais