Buscar

BALANCED SCORECARD

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BALANCED SCORECARD
BSC
O que é BSC e porque adotar?
 Balanced Scorecard é uma metodologia de busca integrar e balancear os indicadores de desempenho de um negócio, desde os financeiros e administrativos até os relativos aos processos internos.
 Esse método atua estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis de grande importância na organização, ou seja, há o desdobramento dos indicadores em setores da corporação, com metas bem direcionadas e claramente definidas.
 Para entender o que é BSC de uma forma clara e direta, é só pensar que esse modelo é capaz de traduzir a missão e a estratégia de uma organização em objetivos e medidas tangíveis.
Assim, há o equilíbrio entre os diversos indicadores externos, que dizem respeito a acionistas e clientes, e as medidas internas dos processos críticos de negócios, como inovação, aprendizado e crescimento.
 O Balanced Scorecard não é uma ferramenta destinada aos contadores, mas sim uma metodologia que deve ser utilizada para orientar as decisões dos gestores, no que diz respeito a operações, processos de produção, produtos e clientes, visando o atingimento do planejamento estratégico.
 Principais Benefícios
- Traduzir a visão e a estratégia;
- Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas
- Otimizar o feedback e o aprendizado estratégico
- Associar objetivos e medidas estratégicas
Objetivos do BSC
 Financeira: nessa perspectiva, o objetivo é criar novos indicadores de desempenho para que uma empresa obtenha melhor rentabilidade dos seus investimentos.
Clientes: essa perspectiva pressupõe definições sobre o mercado e o segmento nos quais sua empresa deseja atuar. Aqui a missão é monitorar a maneira como a empresa gera valor para o cliente, definindo indicadores de satisfação e trabalhando por esses resultados.
Processos internos: aqui a missão é identificar se há problemas com produtos, se foram entregues no prazo previsto e buscar inovação para a produção, a fim de atender às necessidades dos clientes e buscar credibilidade no mercado. Há o mapeamento de investimento em equipamentos, cursos, pesquisas e recursos humanos.
 Aprendizado e crescimento: o objetivo é desenvolver medidas para melhorar o sistema de informação e a disseminação de conhecimento na empresa para crescer ainda mais
BSC - Perspectiva 
FINANCEIRA, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS E APRENDIZADO E CRESCIMENTO.
Exemplo de Perspectiva
 No Brasil temos o caso do Banco do Brasil onde O Programa de Ajustes 1995-1999 alterou a trajetória e estratégia do Banco do Brasil, estabelecendo-se a missão "ser o melhor Banco do Brasil" como condição para o sucesso de ser um banco público, com forte presença no mercado. Visando a implantação de um sistema de avaliação de desempenho mais adequado aos seus funcionários, o BB implantou o sistema de gestão estratégica Balanced Scorecard para auxiliá-lo nesta empreitada. C
 Resultado da Implantação do Balanced Scorecard: "Recebeu o Prêmio Nacional da Gestão Pública, ciclo 2003, faixa Ouro, promovido Pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o que reflete as melhorias alcançadas no processo de gestão do risco de crédito. É um resultado inédito para uma instituição financeira pública. O reconhecimento do BB ratifica a preocupação com a excelência de suas práticas de gestão e padrões de trabalho." (Banco do Brasil, 2006).
Empresa que utilizou BSC
 Pode-se dizer que o BSC apresenta uma ordenação de conceitos e ideias preexistentes de uma forma lógica, objetiva e inteligente. Sua correta aplicação implica uma série de benefícios, como integração de medidas financeiras e não financeiras, comunicação e feedback da estratégia, vínculo da estratégia com planejamento e orçamento, garantia de foco e alinhamento organizacional. Entretanto, não pode ser considerado como uma a e como única alternativa. 
Conclusão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais