Buscar

Quais os limites da coisa julgada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Quais os limites da coisa julgada?
Limites objetivos: trata-se de verificar o alcance da imutabilidade e indiscutibilidade  da sentença transitada em julgado, vista em seu aspecto objetivo, ou seja, busca-se saber o que transitou em julgado. 
Limites subjetivos: busca verificar quem são as pessoas atingidas pela coisa julgada. Assim, quem não participou do processo, ou de qualquer forma, não é parte na relação jurídica, não será afetado pela coisa julgada, podendo rediscutir, em outro processo, os fatos decididos.
Depoimento pessoal e suas consequências? 
O depoimento pessoal se dá a requerimento da parte contrária. Ocorre depoimento pessoal para obter a confissão, que pode ser REAL ou FICTA. 
Real = é a confissão óbvia, que a parte de viva voz admite. Ficta = onde a parte somente será confessa fictamente se a mesma for intimada expressamente para comparecer a audiência sob pena de sua ausência importar em confissão. Nesta intimação deverá conter tal advertência. A ausência é um dos motivos. Equipara-se a ausência: comparecer e alegar que desconhece o fato, Comparecer e recusar a depor. A confissão ficta gera uma presunção de veracidade (relativa, pois admite prova em contrário). 
O que é quinquídio legal? 
Notificação ou citação idêntica para ambos os ritos: notificado para comparecer em audiência a qual deverá ocorrer na primeira data desimpedida depois de 5 dias (quinquídio legal), cuja natureza jurídica não é de prazo para apresentação de defesa. Art. 841, CLT. Exemplo: se a distribuição ocorrer, por exemplo, às 9:00 do dia 1º do mês, tem-se que a secretaria do juízo tem até as 9:00 do 3º dia para remeter a segunda via para o réu. As notificações via postal presumem-se recebidas dentro de 48h de sua regular expedição. Portanto trabalhando dentro dos limites de prazo estabelecidos pela lei, tem-se que o réu receberá a citação no máximo até às 9:00 do 5º dia. A partir daí, o réu tem cinco dia para produzir a sua defesa.
Ritos sumaríssimo e ordinário em relação ao comparecimento de testemunhas em audiência?
No ordinário é 3 testemunhas para cada parte. Porém, o juiz tem a liberdade de determinar a oitiva de mais alguma testemunha. No caso de não comparecimento de uma ou mais testemunhas, o juiz adiará a audiência e determinará a sua intimação para comparecerem na nova data designada.  Mesmo intimadas às testemunhas não comparecerem, o juiz então adiará novamente a audiência e determinará a sua condução coercitiva, sem prejuízo da multa do artigo 730 da CLT. No sumaríssimo é 2 testemunhas para cada parte, comparecendo também independente de intimação. Caso a testemunha não compareça, o juiz adiará a audiência e determinará sua intimação, mas apenas se for comprovado o convite. Se mesmo intimadas às testemunhas não comparecerem, então o juiz também adiará a audiência e determinará sua condução coercitiva.
Descreva na ordem os fatos que acontecem em audiência?
1) Pregão: No dia e hora designados, as partes serão apregoadas para o início da audiência. A audiência começa com o pregão que é a chamada das partes. 
2)Tentativa Conciliatória: O juiz pode tentar conciliar as partes quantas vezes quiser. Logo após o pregão, faz-se a primeira tentativa. O juiz deve obrigatoriamente tentar conciliar.
3)Defesa: Não havendo acordo, o reclamado terá 20 minutos para aduzir a sua defesa, após a leitura da reclamação, que poderá ser dispensada por ambas as partes. A praxe é apresentar a defesa escrita, tendo-se em vista o aumento do nível de complexidade das demandas trabalhistas. Mas o princípio da oralidade continua absoluto. NÃO HÁ A FIGURA DA RÉPLICA NO PROCESSO DO TRABALHO. 
4)depoimentos dos peritos: A fase probatória começa com a oitiva do perito oficial e seus assistentes. Depois se ouve o assistente do reclamante e após do reclamado.
5)Depoimento da parte: não se confunde com inquisição da parte. Inquirir a parte é ato do juiz e ele faz a qualquer momento e quantas vezes quiser. 
O depoimento pessoal se dá a requerimento da parte contrária. Ocorre depoimento pessoal para obter a confissão, que pode ser REAL ou FICTA. 
6)Depoimento das testemunhas: Segue-se ao depoimento das testemunhas após o depoimento das partes (1º do reclamante e depois do reclamado). A inversão da ordem da oitiva de testemunhas não causa nulidade. 
7)Tentativa conciliatória: A última tentativa conciliatória também é obrigatória.
8) Razões Finais: Serão orais. Na prática não se usa razões finais.
9) Sentença: A sentença pode ser proferida em 10 dias. O prazo do recurso conta-se da data que tiver no termo. A intimação ocorre na audiência. Na data da publicação da sentença começa a correr o prazo

Outros materiais

Outros materiais