Buscar

Revisão de Psicologia AV2 -

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão AV2 – Psicologia aplicada ao Direito
Matéria da prova: 
Unidade 1: Introdução ao Estudo da Psicologia (material didático e material Sia)
Unidade 2: Aspectos Psicológicos das Relações Humanas (material Sia/Agressão também está no material didático)
Unidade 3: A Psicologia como ciência e suas interfaces com o Direito (material Sia)
Unidade 4: As Práticas Psicológicas e suas Aplicações no Contexto Jurídico (material Sia)
Unidade 5: O Processo de Avaliação Psicológica no Judiciário (material Sia)
Questões para estudo:
Diferencie grupos sociais e não sociais. Qual a importância dos grupos para a identidade das pessoas?
Grupos sociais: São definidos como duas ou mais pessoas que interagem entre si e são interdependentes, no sentido de que suas necessidades e seus objetivos levam-nas a depender uma das outras.
Grupos não sociais: È quando duas ou mais pessoas se encontram no mesmo lugar, ao mesmo tempo, mas não se interagem entre si.
A forma como reagimos a outros grupos que são semelhantes ou diferentes pode depender do nível de identificação que temos com o grupo a que pertencemos, mas também do clima de interdependência que existe entre os grupos envolvidos (se estamos a competir ou a lutar pelo bem comum). O que determina se é a identificação ou a percepção de interdependência que marca o processo é a dimensão a que se referem os aspectos envolvidos na comparação de semelhanças e diferenças
O que é percepção social?
È uma juízo avaliativo através da interação social.
Defina negociação, arbitragem, conciliação e mediação.
Negociação: Não há participação de terceiros, as próprias pessoas em conflito buscam a resolução.
Arbitragem: decisão que cabe a uma 3ª pessoa – condição de advogado.
Conciliação: O conciliador faz sugestão, interfere e oferece conselhos, coloca fim ao que foi trazido pelas partes.
Mediação: Autocomposição assistida. A 3ª pessoa é imparcial, ela atua para promover a resolução do conflito.
Qual a finalidade do conselho tutelar?
È um órgão responsável em fiscalizar se os direitos previstos no Estatuto da criança e do adolescentes (ECA) estão sendo cumpridos. Tem de estar em contato direito com população: recebe queixas relativas a violação dos direitos das crianças e adolescentes, e deve estar em sintonia com o judiciário local para que as informações seja harmoniosa e alcancem o objetivo de proteção.
Quais os documentos elaborados pelo psicólogo após uma avaliação psicológica?
Os documentos produzidos pelos psicólogos são: Declaração,atestado psicológico, relatório psicológico e parecer psicológico.
Diferencie psicologia do senso comum e psicologia científica:
Psicologia e ciência são "exatas". Elas têm informações baseadas em observação e pesquisa.
O senso comum é o que nós achamos que é, a visão que nós temos de algo. Um saber que nasce da experiência cotidiana.
Dentro do conceito de justiça restaurativa, qual o método autocompositivo de resolução de conflitos? São os próprios envolvidos que discutirão e comporão o conflito, mas na presença de um terceiro imparcial, que não deve influenciar ou persuadir que as pessoas entrem em um acordo. O mediador atua para promover a solução do conflito.
É possível um psicólogo psicoterapeuta atuar como psicólogo perito ou psicólogo assistente técnico de uma mesma pessoa que está sendo avaliada?
As atitudes são formas organizadas e coerentes de pensar, sentir e reagir em relação a pessoas ou situações. Quais são os componentes que envolvem as atitudes?
Aspectos afetivos, aspecto comportamental, crenças.
O que é personalidade?
Quais os tipos de violência contra a criança, o adolescente e o idoso?
Violência Psicológica, tratamentos de desprezo, isolamentos exploração, desrespeito e violência corporal.
Diferencie as atuações do psicólogo perito e do psicólogo assistente técnico. 
Ao Psicólogo perito cabe fornecer um laudo psicológico com informações pertinentes ao processo judicial e a problemática diagnosticada, visando auxiliar o magistrado na formação de seu convencimento sobre a decisão a ser tomada. E ao psicólogo assistente técnico acompanhar os psicólogos que estão realizando a perícia.
O que é alienação parental?
É um transtorno caracterizado pelo conjunto de sintomas que resulta no processo pelo qual um progenitor transforma a consciência dos seus filhos, mediante estratégias, com o objetivo de impedir, obstruir ou destruir seus vínculos com o seu progenitor.
Explique o conceito de justiça restaurativa:
O conceito e a filosofia de justiça restaurativa tem embasado programas dedicados a cuidar das vítimas, dos ofensores e das comunidades que os abrigam, e tem orientado para a restauração de suas vida e de sua interação social.
Como os indivíduos internalizam as leis simbólicas? Quais as conseqüências das falhas na transmissão dessas leis?
A lei simbólica é estrutural, ou seja, independente do lugar, do momento histórico e da constituição social. Ainda que não dependa do tempo e do espaço, estrutura ambos, pois estes têm sua base na linguagem. Com sua estrutura de linguagem, a Lei simbólica comparece na cultura por intermédio de suas manifestações e no inconsciente por meio de suas formações – sonho, sintoma, chistes. 
Lei simbólica equivale ao que Freud nomeou como a lei de interdição do incesto, cujo representante é o pai que impede o menino de se deitar com a mãe. O pai apresenta a proibição (da mãe) e restaura uma sanção (a castração) à sua desobediência. O incesto mãe-filho figura o gozo a que o sujeito aspira, o gozo imaginado, desejado, sonhado a que o sujeito não tem acesso em razão da intervenção da instância paterna, representada pelo Pai simbólico
Exclusão social e pobreza são sinônimos? Explique:
Inclusão social e pobreza não são a mesma coisa, são processos diferenciados, mas que podem e geralmente estão associados.
Qual a importância da atuação do psicólogo no processo de adoção?
Fazer uma analise psicológica para verificar as subjetividades envolvidas na decisão da adoção o significado que a vinda desta criança tem para o adotante.
A agressão é influenciada por aspectos biológicos, sociais ou psicológicos?
Informações cientificas acumuladas nos últimos 30 anos permitem afirmar que a violência tem um substrato biológico de fato O comportamento, no entanto, não se acha condicionado ás características que herdamos de nossos pais. Ele é resultado de interações sutis entre genes, condições ambientais e experiências de vida.
Quais são as medidas socioeducativas para o adolescente que comete um ato infracional?
Advertência, reparação dos danos, prestação de serviços a comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação.
Quais são os mecanismos de defesa para o indivíduo lidar com as angústias propostos por Freud?
Quais as características do transtorno de conduta, do transtorno desafiador opositivo e do transtorno de personalidade anti-social?
Transtorno desafiador: A característica essencial do Transtorno Desafiador Opositivo é um padrão recorrente de comportamento negativista, desafiador, desobediente e hostil para com figuras de autoridade, que persiste por pelo menos 6 meses e se caracteriza pela ocorrência freqüente de pelo menos quatro dos seguintes comportamentos: - perder a paciência, discutir com adultos, desafiar ativamente ou recusar-se a obedecer a solicitações ou regras dos adultos , deliberadamente fazer coisas que aborrecem outras pessoas, responsabilizar outras pessoas por seus próprios erros ou mau comportamento, ser suscetível ou facilmente aborrecido pelos outros, mostrar-se enraivecido e ressentido, ou ser rancoroso ou vingativo
Transtorno de Personalidade Antissocial: Caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros.
Diferencie agressão hostil e agressão instrumental:
Agressão hostil: É um tipo de agressão emocional e geralmente impulsiva. É um comportamento que visa a causar danos ao outro,independentemente de qualquer vantagem que se possa obter. Estamos face a uma agressão hostil que se juntada com o álcool pode aumentar ainda mais!
Agressão instrumental: É um tipo de agressão em que visa um objeto, que tem por fim conseguir algo independentemente do dano que possa causar. É, frequentemente, planejada e, portanto, não impulsiva. Podemos apontar como exemplo de agressão instrumental o assalto a um banco: pode ocorrer no decurso da ação uma agressão, mas não é esse o objetivo. O seu fim é conseguir o dinheiro, a agressão que possa surgir é um subproduto da ação.

Outros materiais