Buscar

APOL EDUCAÇÃO E TRABALHO

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: Educação e Trabalho 
Leia o excerto de texto a seguir.
“O trabalho pedagógico, enquanto conjunto das práticas sociais intencionais e sistematizadas de formação humana que ocorrem nas relações produtivas e sociais, embora expresse em parte a concepção de trabalho em geral porquanto se constitui em uma das formas de construção material da existência através da reprodução do conhecimento, não deixa de se constituir, no capitalismo, em uma das suas formas de expressão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KUENZER A. Z. Exclusão Includente e Inclusão Excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/exclusao_includente_acacia_kuenzer.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2017.
O livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica apresenta três educadores que ganharam centralidade na expansão da escola. Quais são esses educadores? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Sócrates, Platão e Aristóteles.
	
	B
	Galileu Galilei, Isaac Newton, Copérnico.
	
	C
	Rousseau, Pestalozzi, Froebel.
	
	D
	Martinho Lutero, John Wyclif e João Calvino.
	
	E
	Maria Monessori, Ovide Decroly e John Dewey.
Questão 2/5 - Prática Profissional: Educação e Trabalho 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Aos que se ocupam da educação escolar, das escolas, da aprendizagem dos estudantes, é requerido que façam opções pedagógicas, ou seja, assumam um posicionamento sobre objetivos e modos de promover o desenvolvimento e a aprendizagem de sujeitos inseridos em contextos socioculturais e institucionais concretos. Os educadores, tanto os que se dedicam à pesquisa quanto os envolvidos diretamente na atividade docente, enfrentam uma realidade educativa imersa em perplexidades, crises, incertezas, pressões sociais e econômicas, relativismo moral, dissoluções de crenças e utopias”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, J. C. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. Disponível em: <https://brainly.com.br/tarefa/6853709>. Acesso em: 01 nov. 2017.
Fundamentando-se nos conteúdos das aulas e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, relacione corretamente os princípios educacionais de cada uma das vertentes pedagógicas.
Pedagogia Tecnicista
Pedagogia Tradicional
Pedagogia Escolanovista
Pedagogia Histórico-Crítica
Pedagogia Progressista
(   )  Esta pedagogia tem como princípios que a escola deve se adequar às necessidades individuais dos alunos, os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas e o professor assume o papel de auxiliar a criança no processo de aprendizagem. O método é centrado no aluno e a aprendizagem baseada na motivação. De acordo com os estudiosos da relação educação e trabalho no capitalismo, as críticas pontuam no sentido de que os conhecimentos são frágeis e evidencia-se uma valorização dos conhecimentos de senso comum e da pedagogia do aprender a aprender e, nesse sentido, como resultado a escola pública tornou-se ainda mais precária.
(    ) Nesta pedagogia, a proposta é de modelar o comportamento humano por meio de técnicas específicas. Os conteúdos são apresentados numa sequência lógica e a aprendizagem é baseada no empenho. O professor transmite a informação até que o aluno consiga fixa-la. Ela veio para atender a necessidade de formação de mão de obra para o sistema de produtividade. Os métodos e conteúdos são definidos por equipes de secretarias, assessorias e gerentes em busca de operacionalidade.
(    ) Nesta pedagogia, os conteúdos são culturais e universais, aqueles incorporados pela humanidade ao longo da história da sua realidade social. O professor é um mediador entre o saber e o aluno e este atua como participante do processo de aprendizagem. Esta é baseada nas estruturas cognitivas já estruturadas dos alunos. É uma pedagogia que leva em conta os determinantes sociais da educação. Foi proposto numa perspectiva política na medida em que não assumiu o papel de reprodutora do sistema de exploração do capitalismo e nem de defensora dos interesses da classe dominante. Ao contrário, colocou a educação como uma defensora dos interesses da classe oprimida.
(     ) Nesta pedagogia, o papel da escola é o de preparar intelectual e moralmente os alunos para assumirem seu papel na sociedade. A prática pedagógica é massificadora e alienante, as relações são controladas pelas horas de trabalho dentro da escola em que há uma valorização maior da quantidade em detrimento da qualidade de ensino. Os conhecimentos são repassados como verdades absolutas e a relação professor-aluno é caracterizada pelo autoritarismo.
(    ) Esta pedagogia, que tem como um de seus defensores Paulo Freire, tem por finalidade a transformação social. Reivindica o ensino público e gratuito e propõe um relacionamento democrático entre professor e aluno. Coloca a educação numa perspectiva social, política e filosófica e defende que a prática pedagógica precisa estar sempre inserida na prática social. Propõe uma análise crítica da estrutura social e da ideologia dominante, atribuindo aos alunos, o papel de transformadores da sociedade.
 
Agora, selecione a sequência correta.
	
	A
	5 – 3 – 2 – 4 – 1
	
	B
	3 – 1 – 4 – 2 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 1 – 2
	
	D
	1 – 3 – 2 – 5 – 4
	
	E
	3 – 2 – 1 – 5 – 4
Questão 3/5 - Prática Profissional: Educação e Trabalho 
Leia o fragmento do texto abaixo.
“Dizer, então, que a educação é um ato político significa dizer que a educação não está divorciada das características da sociedade; ao contrário, ela é determinada pela sociedade na qual está inserida. E, quando a sociedade é dividida em classes cujos interesses são antagônicos, a educação serve a interesses de uma ou de outra das classes fundamentais”.
SAVIANI, Demerval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Disponível em: <https://rigs.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697>. Acesso em: 07 nov. 2017.
De acordo com o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, práticas de educação e trabalho foram determinantes ao longo da história da humanidade para a produção de diferentes modos de vida. Sobre esses fatos, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I.   ( ) Na Antiguidade Grega e Romana e da Idade Média, a base técnica artesanal era a mesma. Pag. 67
II. ( ) Algumas características do período feudal foram: lutas entre escravos e homens livres; escassez de conquistas de novos povos; ideologia de igualdade do cristianismo, fortalecimento das relações de servidão; ausência do enfeudamento, presença dos povos bárbaros e pela fraca presença da Igreja e dos princípios do Cristianismo. Falso. Pag. 67
III.( ) Nos séculos IX e X, marcado como a era Carolíngia, ocorreu a instituição da escola de palácio, criada pelos reis com o objetivo de formar os indivíduos para a monarquia. Pag. 67
IV. ( ) No século X, os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos. Pag. 67
Agora, marque a sequência correta.
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – F – V – V
Questão 4/5 - Prática Profissional: Educação e Trabalho 
Atente para o excerto de texto a seguir.
“Como se sabe, a sociedade capitalista ou burguesa, ao constituir a economia de mercado, isto é, a produção para a troca, inverteu os termos próprios da sociedade feudal. Nesta, dominava a economia de subsistência. Produzia-se para atender às necessidades de consumo, e só residualmente, na medida em que a produção excedesse em certo grau as necessidades de consumo, podia ocorrer algum tipo de troca. Mas o avanço das forças produtivas, ainda sob as relações feudais, intensificou o desenvolvimentoda economia medieval, provocando a geração sistemática de excedentes e ativando o comércio. Esse processo desembocou na organização da produção especificamente voltada para a troca, dando origem à sociedade capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000100012>. Acesso em: 01 nov. 2017.
Considerando o excerto de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, quais aspectos permitiram a implementação e ascensão do capitalismo? Assinale a alternativa correta. 
	
	A
	As revoluções sociais e a introdução dos princípios escolanovistas.
	
	B
	O modo de produção e a existência de classes sociais na organização social e 
a apropriação privada da terra.
	
	C
	O modo de produção feudal, as relações cooperativas e igualitárias entre os membros
 da sociedade, a distribuição hierárquica dos jovens no mercado de trabalho e a 
instalação da escola como assistencialista.
	
	D
	A ampliação do acesso à escola elementar, o ideário liberal que promulgava a 
democratização da sociedade por meio da educação e a articulação entre escola 
e economia.
	
	E
	O estímulo à competitividade no mercado de trabalho.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Educação e Trabalho
Leia o fragmento de texto a seguir.
“Consideremos a desigualdade categórica, isto é, aquelas formas de benefício desigual em que conjuntos inteiros de pessoas, de um lado e de outro da fronteira, não recebem o mesmo tratamento. Desigualdades categóricas são, por exemplo, as que dividem homens e mulheres, pessoas que falam hebraico das que falam árabe, membros de diferentes religiões ou cidadãos de nações distintas. [...] As categorias são cruciais, pois moldam desigualdades e identidades, e sempre estabelecem fronteiras entre os que estão dentro e os que estão fora. Todos os dias nos deparamos com fronteiras sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TILLY, Charles. O acesso desigual ao conhecimento científico. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702006000200003>. Acesso em 01 nov. 2017.
De acordo com o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, analise as afirmativas a seguir, que tratam da influência da divisão dos homens em classes para a educação, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
I.  ( ) Com a transição da posse da propriedade comum, ocorre a apropriação privada em que o produtor deixa de ser proprietário dos meios do seu trabalho.
II.  ( ) As relações sociais se modificam e interferem na forma como os homens se organizam para produzir o que necessitam para viver por meio do trabalho. Essa nova forma de organização, embora influencie as relações de trabalho, não oferece impacto na forma de se pensar a educação.
III. ( ) Aristóteles (384-322 a.C.) considerava que o trabalho manual deveria ser executado pelos escravos, pois estes tinham almas diferentes dos homens livres e por isso estavam aptos a desenvolverem esse tipo de atividade.
Agora, marque a sequência correta.
	
	A
	F – F – V
	
	B
	V – F – F
	
	C
	F – V – V
	
	D
	V – F – V
	
	E
	F – F – F

Outros materiais