Buscar

trabalho de quimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
A solubilidade de uma substância é uma propriedade física muito importante, na qual se baseiam certos métodos de separação de misturas, de extração de produtos naturais e de recristalização de substâncias. Também é uma propriedade muito empregada nas industrias de tintas, perfumes, sabões e detergentes, açúcares e plásticos. A solubilidade depende da natureza do soluto, do solvente e da temperatura.Para prever o comportamento de certos solutos em relação a certos solventes (à temperatura constante) é necessário se analisar as suas estruturas moleculares, ou melhor, o tipo de interação que há entre soluto e solvente.Existem três aspectos que devem ser considerados quando se analisa a solubilidade dos compostos orgânicos em água e entre si, que são: a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da cadeia carbônica.De acordo com as Regras de Solubilidade, uma substância polar tende a dissolver em um solvente polar, e uma substância apolar também num solvente apolar, ou seja, semelhante dissolve semelhante. Por esse motivo as substâncias orgânicas em geral, só se dissolvem em líquidos também orgânicos, como, por exemplo, álcool, éter, benzeno, gasolina, etc. Esses líquidos recebem o nome de solventes orgânicos.
MATERIAL E REAGENTES:
- Eter etílico 
 - Estante com 10 tubos de ensaio
- Solução de NAHCO3 a 5% - 4 provetas de 10ml
- Solução de NaOh a 5% - 4 pipetas de 1ml
- Solução de Hcl a 5% - 3 pipetas de 5ml ou 10ml
- Acido fosfórico 85% - Pisseta
- Ácido sulfúrico concentrado - Espátula
PROCEDIMENTO:
 Colocar 0,2 ml de soluto,amostra n 1, em tubo de ensaio limpo e seco. Adicionar 3ml e solvente na ordem indicada pelo esquema, começando com a água.Agitar vigorosamente e verificar se foi solúvel pela formação de mistura homogênea no primeiro caso e heterogênea no segundo . Se a amostra for solúvel neste solvente colocar uma nova quantidade de 0,2ml do soluto,amostra n 1 , em um novo tubo de ensaio e adicionar 3ml de éter .Dependendo da solubilidade no éter , a amostra poderá ser enquadrada no grupo 1 OU 2. OBSERVAÇÂO: Quando uma mostra for sólida usar aproximadamente 0,1g para 3,0 ml de solvente. Proceder da mesma maneira com as demais amostras até determinar o grupo a que pertecem. As amostras 1,2,3 e 4 não tem N E nem S. A amostra 5 tem N e S.
RESULTADOS OBTIDOS:
CONCLUSÂO 
Com a realização desta atividade prática observou-se, que são diversos os fatores que influenciam na solubilidade de um composto, principalmente a polaridade e a temperatura. A temperatura auxilia na reversão de imiscibilidade da substância que muitas vezes não é solúvel a temperatura ambiente, porém com a elevação temperatura foi possível tornar viável a solubilização. A substância polar tende a se dissolver bem em outra substância polar e a substância apolar tende a se dissolver bem em outra apolar.Entretanto, a prática obteve soluções miscíveis e imiscíveis, por diferentes fatores levando então a compreensão de que cada composto possui uma solubilidade particular, com seus fatores adjacentes e em diferentes soluções, podendo ser reversível elevando a temperatura ou não.
QUESTIONÁRIO
Qual o significado da expressão “semelhante dissolve semelhante”?
Compostos polares dissolvem ou são dissolvidos em compostos polares, e compostos apolares dissolvem ou são dissolvidos em compostos apolares.
Benzeno anilina, querosene, não se dissolve em água. Por outro lado ácido acético e etanol se dissolvem. Por que?
Pois benzeno, anilina e querosene são compostos apolares, e a água é polar, assim, não sendo semelhantes, não ocorre a dissolução. Já o ácido acético e o etanol possuem menos que 5 carbonos, sendo assim são polares e por consequência se dissolvem em água.
Por que a anilina é insolúvel em água e solúvel em HCl a 5%?
É praticamente insolúvel em água porque é um composto pouco polar, enquanto a água é bastante polar. A anilina tem o grupo amina em sua estrutura, que possui um comportamento de base. Ao adicionar uma solução de HCl a 5%(ácida) ocorre a neutralização da anilina pelo ácido através de uma reação ácido-base, ocorrendo assim a solubilização.
O acido benzóico é solúvel tanto em solução aquosa de NaOH a 5% quanto em NaHCO3 a 5% o ρ-crescol por sua vez é solúvel apenas na NaOH a 5% enquanto que o ciclo-hexano não é solúvel em NaOH, nem em NaHCO3. Como se explicam estes fatos?
O ácido benzoico é um ácido suficientemente forte para reagir com o NaOH formando H2O e benzoato de sódio ou com o Bicarbonato que é uma base mais fraca, pois o hidrogênio desse ácido pode ser facilmente separado da molécula já que a carboxila fica estabilizada com uma carga negativa. O p-cresol não é um ácido tão forte, pois a hidroxila não fica tão estabilizada com uma carga negativa, porém por estar ligada a um anel aromático, sua estabilização é suficiente para reagir com bases fortes como o NaOH. Já a hidroxila do ciclohexanol não fica estabilizada com uma carga negativa, pois não está ligada a nenhuma estrutura capaz de "segurar" uma carga negativa, não reagindo nem com NaOH nem com o Bicarbonato, para reagir com essa molécula seria necessário usa uma base muito forte como Na metálico ou algum hidreto.
5. Que se entende por calor de solução?É a mudança de energia que ocorre em sólidos iônicos cristalinos ao se dissolver em água. Também pode ser chamado de calor de dissolução. Essa mudança de energia pode ser tanto endotérmica como exotérmica. Quando o calor de dissolução é positivo indica a absorção de energia e negativo quando ocorre liberação de energia.
REFERENCIAS: AULA DE QUIMICA e Ehttp://www.ebah.com.br/content/ABAAAfxh0AE/solubilidade

Outros materiais