Buscar

filosofia moderna Descartes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

René Descartes: a dúvida metódica e um método para pensar
Descartes é o pensador que melhor expressou o desejo de uma certeza última na filosofia, paradoxalmente acentuando uma atitude inicial de intensa dúvida a respeito de todas as coisas. Segundo este filósofo, devemos “uma vez na vida” colocar em questão todos os conhecimentos herdados, tudo o que nossa família, nossos professores e os livros que lemos nos ensinaram.
Este pensador viveu em uma época em que todas as verdades aparentes estavam sendo postas em dúvida. Em seu tempo só havia dois modos de chegar à verdade: ou pelas crenças ou pela tradição religiosa.
Tudo que estava para além das aparências e do que se pode ver, era baseado nas verdades da fé.
No tempo em que Descartes viveu estavam sendo descobertas novas dimensões do universo.
Antes de ser filósofo, Descartes foi um grande matemático. Ele fez da matemática um instrumento para interpretar a vida humana.
Descartes começa a sua filosofia colocando sob suspeita tudo que chega à mente, tendo passado pelos sentidos.
“Já notei que às vezes os nossos sentidos nos enganam especialmente quando se trata de coisas sensíveis e estão afastadas de nós”. Os sentidos, como a visão e a audição podem ser portadores de ilusões. 
A dúvida representa a passagem da matemática para a filosofia. Descartes deu-se conta que a filosofia é semelhante a uma caminhada que tem seu ponto de partida na dúvida. Se a matemática oferece um terreno seguro da certeza, a filosofia não parte das mesmas certezas.
Todo conhecimento começa por uma decisão de duvidar. Em seus princípios de filosofia, escreveu Descartes:
“É sempre útil rejeitar como falso tudo em que possa existir a mínima dúvida”.
A dúvida tornou-se um ato radical e deliberado pelo qual a mente passa a supor que está sendo enganada por um agente mal intencionado. A dúvida tem o papel de eliminar conceitos mal formados para sair em busca de uma verdade que a mente supõe existir. Trata-se antes de tudo de um método para pensar e conhecer melhor.
Método é o caminho a seguir, é caminhar, seguir adiante, ir além. Só assim se pode chegar a algum lugar.
A meta para onde caminha o pensamento de Descartes poderia ser definida como sendo uma certeza que possa ser encontrada para além da dúvida.
Método cartesiano visa alcançar uma finalidade para o pensamento e para a ação que possa ultrapassar os conhecimentos imprecisos que estão presos às coisas sensíveis.
Descartes entende por método a fixação de regras que estabeleçam uma ordem no pensamento e permitam evitar o falso de modo que a razão caminhe progressivamente em direção à verdade.
Indicação de leituras complementares: Curso de Filosofia do Direito – Eduardo Bittar & Guilherme de Almeida – Ed. Atlas – São Paulo.

Outros materiais