Buscar

Fichamento Ivandro Tema A Produção do espaço urbano e os movimentos sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Facesf – Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco 
Disciplina: Tópicos Especiais do Direito III (TED) Turma: 6º período A
Professor: Ivandro Menezes
Aluna: Alice Carolina de Souza Leal Sá
Fichamento de Citação 
A Produção do Espaço Urbano e os Movimentos Sociais:
Uma relação política em análise
Resumo
“A produção do espaço urbano, na lógica do sistema capitalista, mediada pelo Estado, promove a segregação socioespacial e limita o acesso a serviços básicos para determinados segmentos sociais.”. (Pág. 1).
“O procedimento metodológico básico utilizado no trabalho foi o levantamento bibliográfico. Vale ressaltar que as aspirações coletivas se materializam sob a forma de discursos e ações, assumindo o papel de luta desenvolvidas em espaços de resistência.”. (Pág. 1).
“A ação política e a resistência à manipulação da oferta dos serviços sociais (de responsabilidade do Estado) assumem, aliás, novos significados a partir da mobilização dos grupos comunitários, podendo emergir aí diferentes visões do que seja produzir o espaço urbano pautado no redirecionamento das práticas envolvidas por propostas democráticas sugeridas, e pressionadas, pela população.”. (Pág. 2).
O Urbano e o Capital: Uma contínua (Des) construção social
“A formação das Cidades se deu historicamente num contexto de permanentes atrelamento e subjugação das políticas “públicas” a interesses imediatos na produção e acumulação do Capital.”. (Pág. 2). 
“Nesse contexto, as despesas com o processo de reprodução do trabalho se relacionam com o que Lojkine (1981) retrata como sendo despesas não produtivas do Capital ou, simplesmente, como capital de despesas.”. (Pág. 3).
“O Estado acaba tendo, assim como sua finalidade, a expansão espacial dos segmentos do Capital pelo monopólio do conhecimento e dos serviços-agências, promovendo uma diversidade social da estrutura politica urbana (CASTELLS, 1980).”. (Pág. 3).
“Podemos perceber inclusive que, pela adoção de uma postura de resistência e de ações politicas, ocorrem mudanças significativas nas vidas dos integrantes de cada comunidade.”. (Pág. 4).
O Urbano e os Movimentos Sociais: Gritos de alerta! 
“Todavia, não é o retrato do quadro da política urbana brasileira, principalmente pelo fato de que “[...] o crescimento urbano implica necessariamente em uma reestruturação do uso das áreas já ocupadas”(SINGER, 1979, p.29).”.(Pág. 5).
“Os diversos movimentos sociais tentam, em sua forma de luta, incluírem – se no urbano, na tentativa de excluir a concepção de que “[...] o ambiente urbano é um dado ao qual os citadinos deveriam se adaptar individualmente” (TOPALOV, 1988, p.11).” (Pág. 6).
Considerações Finais 
“E esses movimentos são exemplos concretos de que o ambiente socialmente construído é parte da dimensão do espaço enquanto prática, ação e cosmo de um desenvolvimento pautado na esperança, em que os sujeitos tentam reconstruir o seu espaço através dos enredos de suas vidas.”. (Pág. 7).

Outros materiais