Buscar

Bens imóveis e móveis

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CAMPINA GRANDE
UNIDADE DA PALMEIRA
BACHARELADO EM DIREITO
BENS MÓVEIS E IMÓVEIS
ANDRÉ ALBERTO HONÓRIO DA SILVA
CAIO HENRIQUE
FELIPE AUGUSTO COSTA SANTOS
JEFFERSON DANILO DA SILVA SERROTE
RENAN JOSÉ DA SILVA
VITOR SILVA SIQUEIRA
CAMPINA GRANDE
2017
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o tema Bens, que encontra-se no Livro II da parte geral do Código Civil, nos artigos 79 ao 84. 
Bens são valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relação de direito. Enquanto o objeto do direito positivo é a conduta humana, o objeto do direito subjetivo podem ser bens ou coisas não valoráveis pecuniariamente.
São bens jurídicos os de natureza patrimonial, isto é, tudo aquilo que se possa incorporar ao nosso patrimônio é um bem: uma casa, um carro, uma roupa, um livro, ou um CD. Além disso, há uma classe de bens jurídicos não-patrimoniais. Não são economicamente estimáveis, como também insuscetíveis de valoração pecuniária: a vida e a honra são exemplos fáceis de se compreender.
Conceito de Bens
Bens é tudo aquilo que é útil às pessoas, sendo “coisas”, materiais (corpóreos) ou imateriais (incorpóreos). No âmbito jurídico, bens, é aquilo que serve como objeto de relação. 
 
Portanto, existe bens jurídicos que não são “coisas”, como: a honra, a integridade moral, a liberdade, a imagem e a vida. Então, no geral, bens está diretamente ligado a ideia de patrimônio.
Bens Imóveis destaca-se nos art. 79 ao 81 do Código Civil.
Art. 79: São bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente.
O solo se torna imóvel por sua natureza, visto que não é possível mover o solo.
Quanto a incorporação natural o artigo se refere a vegetação, exemplo: árvores, flores, jardins, plantas e tudo aquilo que for natural e proveniente do solo.
Quanto a incorporação artificial, trata-se de tudo aquilo que colocado e fixado ao solo temos como por exemplo: casas, postes e cercas.
 
Art. 80: Consideram-se imóveis para os efeitos legais:
I - os direitos reais sobre imóveis e as ações que os asseguram;
II - o direito à sucessão aberta.
Os direitos reais seguem a mesma classificação do bem, se tal for imóvel, o direito real será sobre propriedade imóvel. No segundo inciso, fala sobre sucessão aberta, que é justamente, aqueles bens que foram deixados para serem partilhados entre os herdeiros.
Os direitos reais está classificados no art. 1225 do código civil, destaca-se os seus incisos;
 I - a propriedade;
IV – o usufruto;
VI - a habitação;
 Art. 81. Não perdem o caráter de imóveis:
I - as edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local;
II - os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem.
Existem edificações que podem ser removidas do solo, porém, não perde sua finalidade, conservando sua unidade que quando posta ao solo se fixa a ele, sendo assim não perde o caráter de imóvel.
Quanto aos materiais provisoriamente separados, se refere ao fato de tirar partes separáveis como telhas, colunas de ferro, portas, entre outras, que tem o objetivo de serem novamente empregadas no mesmo imóvel.
Bens móveis destaca-se nos art. 82 ao 84 do Código Civil.
- Art. 82. São móveis os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social.
O artigo se refere ao bem que não necessita de força de terceiro para seu movimento, por exemplo: os animais que tem domínio próprio de sua locomoção sendo denominado de semoventes, porém existem os bens que necessitam da força alheia para seu movimento, assim temos como exemplo os carros. A alteração de substancia ou da destinação econômico-social se refere a que os bens móveis não perdem sua essência, sua finalidade, conservando sua natureza.
Art. 83: Consideram-se móveis para os efeitos legais:
 I- as energias que tenham valor econômico;
 II- os direitos reais sobre objetos móveis e as ações correspondentes;
III- os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações.
Existem energias que são consideradas móveis como a energia elétrica, entre outras, pois pode ser furtada ou roubada, sendo assim um bem imóvel só pode ser invadido ou danificado. Novamente cito o art. 1.225 do código civil que garante os direitos reais sobre o bem, que vale ressaltar segue o mesmo caráter do bem, sendo imóvel tenho direitos reais sobre bens imóveis, o mesmo com os bens móveis. No terceiro inciso ressalta os direitos pessoais sendo esses para esclarecer os direitos autorais sobre alguma criação ou marca. 
Art. 84: Os materiais destinados a alguma construção, enquanto não forem empregados, conservam sua qualidade de móveis; readquirem essa qualidade os provenientes da demolição de algum prédio.
O material de construção que não foi utilizado permanece em caráter móvel, lembrando sobre o art. 81. diz que depois de empregado constitui-se imóvel, e se for separado para depois ser reempregado mantém seu caráter, porém o art.84. traz a demolição do prédio fazendo assim os bens até mesmo o entulho de caráter móvel. 
Ressaltando que para adquirir propriedade sobre um bem imóvel é necessário registro em cartório resguardado essa restrição pelo art. 1.227 do código civil, que comprova-se pela escritura, quanto aos bens móveis resguardados pelo art. 1.226 mudam apenas de dono.
CONCLUSÃO FINAL
Neste trabalho abordamos o assunto sobre Bens e concluímos que bens é tudo aquilo que tem utilidade às pessoas, sendo “coisas”, materiais ou imateriais. No meio jurídico, bens, é aquilo que serve como objeto de relação. 
Ao finalizar o trabalho, analisamos a presença de distintas classificações dos bens, e mesmo distintas uma pode associar-se a outra. Um bem pode, portanto, possuir mais de uma única classificação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes