A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
QUESTÕES DE ESTOMATOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questões de 01 a 09 – ESTOMATOLOGIA = 10
1. Sobre o líquen plano é CORRETO afirmar que:
É uma doença exclusiva da boca que se apresenta em um padrão rendilhado principalmente na mucosa jugal, bilateralmente, cujas estrias não estáticas recebem o nome de estrias de Vickhan.
O líquen plano em sua forma erosiva apresenta área central ulcerada cujas áreas mais pronunciada são recobertas por pseudomembrana fibrinosa, mudando de aspecto em alguns dias .
O líquen plano não requer nenhum tipo de tratamento, uma vez que as lesões desaparecem espontaneamente voltando a reaparecer de tempos em tempos, e em nenhuma de suas formas de manifestação há presença de sintomatologia
As formas de manifestação podem ser por meio de placas removíveis por fricção, e nestes casos o diagnóstico diferencial deve ser feito com candidose pseudomembranosa.
2. Com relação aos conceitos a seguir, é CORRETO afirmar que:
Semiogênese é o estudo do mecanismo de formação dos sinais e sintomas.
Diagnóstico é o estudo dos sinais e sintomas das doenças. É o levantamento do estado de saúde ou de doença de um paciente.
Semiologia significa conhecer mediante. É o descobrimento ou reconhecimento de uma doença. 
Propedêutica é a identificação de uma doença por meio da investigação de seus sinais e sintomas.
3. Sobre as características descritas a seguir, é CORRETO afirmar que:
As atrofias são áreas de diminuição da espessura do epitélio e aumento da consistência da mucosa.
As pápulas são lesões com alteração da cor e que não apresentam alteração da superfície.
As placas apresentam alteração de superfície, mas não são encontradas com alteração de cor.
Úlceras são lesões que apresentam destruição do epitélio com exposição do tecido conjuntivo.
4. Com relação aos cuidados com os pacientes em atendimento odontológico, assinale a alternativa INCORRETA:
Pacientes com diagnóstico de candidose pseudomembranosa devem ter avaliação geral realizada por médico, pois esta lesão é típica de pacientes imunodeprimidos.
O paciente diabético insulino dependente controlado pode ser atendido normalmente na clínica odontológica e submetido aos procedimentos de rotina, sendo que, diante da necessidade de intervenção cruenta, deve ser submetido à profilaxia antibiótica.
O paciente portador de herpes labial recorrente em fase vesicular pode ser atendido normalmente na clínica odontológica, desde que seja respeitado o uso de EPI.
O paciente portador de paracoccidioidomicose em tratamento sistêmico e com lesões bucais em fase de remissão pode ser atendido em procedimentos de rotina na clínica odontológica.
5. Sobre as características descritas a seguir, assinale a alternativa INCORRETA: 
Está relacionada com agressão crônica, resultando em inflamação com cura hiperplásica, o que origina o aumento volumétrico da lesão.
Microscopicamente o fibroma apresenta tecido conjuntivo fibroso denso onde há pequenas áreas de displasia ora severa, ora leve, fibras colágenas irregulares e focos de infiltrado inflamatório.
A hiperplasia fibrosa inflamatória ou fibroma tem como tratamento exérese da lesão, sendo que pode sofrer recidiva caso o fator etiológico permaneça atuando sobre o local.
Clinicamente a HFI pode ser séssil ou pediculada, lisa ou papilomatosa, de poucos milímetros a maiores tamanhos e poderá estar relacionada ao uso de medicamentos.
6. Sobre linfadenopatia na região de cabeça e pescoço, é CORRETO afirmar que:
Linfonodos duros, livres e indolores podem indicar presença de neoplasia maligna na área de drenagem e devem ser pesquisados com atenção para possível presença de câncer bucal.
Linfonodos moles, livres e doloridos podem indicar infecções crônicas com repetidas recorrências e com fibrosamento do nódulo.
Linfonodos duros, livres e indolores podem indicar uma seqüela nodular, com provável fibrosamento do nódulo depois de repetidas inflamações do mesmo, e geralmente não necessitam de tratamento.
Linfonodos duros, aderidos e indolores podem indicar presença de focos de infecção/inflamação pulpar persistente com possível necrose.
7. Devem ser palpadas na ectoscopia na região de cabeça e pescoço, EXCETO:
Cadeias pós - auriculares e axiais
Cadeias submandibular e submentoniana
Cadeias cervical superficial e profunda
Cadeias parotídea e occipital
8. Sobre o granuloma piogênico é CORRETO afirmar que:
O diagnóstico diferencial do granuloma piogênico recai principalmente sobre parúlide, epúlide fissurada, fibroma ossificante periférico, lesão periférica de células gigantes, fibroma,
É chamada de granuloma, pois apresenta grande quantidade de tecido de granulação, uma vez que se trata de uma lesão reacional.
Por apresentar ulceração superficial é uma lesão muito sangrante, além de ser infectada por microrganismos que produzem pus, o que lhe dá o nome de piogênico.
São lesões que rapidamente aumentam de tamanho, sempre de forma séssil, e recobertas por pseudomembrana.
9. Sobre leucoplasia é INCORRETO afirmar que:
É considerada uma lesão cancerizável, seu diagnóstico só é possível após biopsia para exame anatomopatológico e seu tratamento é a remoção cirúrgica, crioterapia ou “laser terapia”, e o paciente deve ser proservado.
Pode se manifestar clinicamente como uma placa branca que não é removível por raspagem, e clinicamente pode ser homogênea ou heterogênea, lisa, verrucosa ou com aspecto de barro seco.
Seu diagnóstico diferencial inclui lesões como eritroplasia, metaplasia e hiperplasia.
Microscopicamente pode apresentar displasias que podem variar de graus, como leve, moderada ou severa, até chegar a ser um carcinoma in situ.
	
Questões de 01 a 09 – ESTOMATOLOGIA = 10
1- Umas das malformações que envolvem face, comum no centro pró-sorriso(UNIFENAS), tem com alterações clínicas:hipoplasia dos ossos faciais (mandibula e zigomático), fissura palpebral oblíqua para baixo, macrodontia, palato alto (fissura), maloclusão e malformação do pavilhão auditivo e ouvido.Qual o provável diagnóstico desta alteração?
Acrocefalossindactilia / Síndrome de Apert
Disostose mandibulo facial / síndrome de Treacher Collins
Disostose craniofacial – Síndrome de Crouzon
Aracdactilia – Síndrome de Marfan
2- Paciente de 15 anos, possui dentes de coloração castanho acinzentado, as coroas pequenas e bulbosas. Radiograficamente alguns dentes possuem a câmara pulpar e o canais radiculares totalmente obliterados, outros parcialmente obliterados e as raízes são curtas.Qual o provável diagnóstico desta alteração?
Amelogênese imperfeita
Odontodisplasia regional
Dentinogênese imperfeita
Osteogênese imperfeita.
3-As aftas maiores são extremamente doloridas e demoram a cicatrizarem. 
Qual o tratamento indicado para este tipo de lesão?
Corticóides tópicos e sistêmicos
Corticóides tópicos
Antissépticos tópicos e antibióticos
Antissépticos tópicos
4-Paciente idoso, esta acamado há vários meses devido a um AVC, esta apresentando lesões vesiculares na face junto ao nariz e no lábio inferior. Estas lesões são unilaterais (lado direito) e extremamente dolorosas? Qual o provável diagnóstico? 
Herpangina
Herpes Simples
Varicela 
Herpes Zoster
5-Hemácias microcíticas e hipocrômicas, estão presente em qual tipo de anemia?
Aplasica.
Perniciosa.
Falciforrne.
Ferropriva.
6-As neoplasias malignas de boca são caracterizadas por:
Crescimento rápido e expansivo
Crescimento autônomo e invasivo
Crescimento autônomo e expansivo
Crescimento lento e invasivo 
7-Paciente de 23 anos de idade, genero feminino, leucoderma, com boa saúde geral, compareceu ao consultório com lesões ulcerativas em mucosa jugal. Junto a estas lesões observa-se delicadas estrias esbranquiçadas. A paciente queixa de dor e ardência.Qual o diagnóstico mais provável?
Pênfigo vulgar
Lupos eritematoso crônico discóide
Penfigóide benigno das mucosas
Líquem plano
8-Paciente de 55anos, genero feminino, portador de lesão osteolítica (radiolúcida) em corpo de mandíbula, visualizada em radiografia panorâmica.Qual o tipo de biópsia