Buscar

Atividade 12 ESTÁGIO EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA 
 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ATIVIDADE 12: Elaboração do relatório final de 
Estágio Supervisionado na EJA
Estagiária: Luiza Souza Jacovazzo Barbosa
Matrícula: 13112080379
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Polo CEDERJ: Itaguaí
Escola: CIEP Dr. Ernesto Che Guevara
Tutor presencial: Bianca
Semestre de realização do Estágio: 2016.2
Em consonância com o que foi proposto para a conclusão da disciplina Estágio Supervisionado em EJA do curso de Licenciatura em Pedagogia, apresento meu relatório final, o qual as práticas de estágio foram aplicadas na classe de turmas de EJA. Durante o período de 10/10/2016 à 27/10/2016 no CIEP Dr. Ernesto Che Guevara, localizada na Rua Timbaúba, s/nº – Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ.
O CIEP Dr. Ernesto Che Guevara existe para levar a educação pública à comunidade de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro e bairros vizinhos, promovendo a aquisição da leitura e a valorização da cultura local como influenciadoras do desenvolvimento intelectual e social da comunidade, estimulando práticas culturais para reduzir a evasão escolar e diminuir a repetência. A unidade escolar possuí 20 salas de aulas, biblioteca, sala de leitura com professora específica, quadra de esportes e suporte de reforço para um melhor desenvolvimento. A unidade oferece refeições para os alunos e possui sala de informática. A comunidade está inserida em um contexto de classe média e baixa, atendendo alunos de 16 a 71 anos, em sua maioria, de classe trabalhadora do comércio, autônomos e do lar.
Em relação a assiduidade não há problemas, mas existem grande problema de evasão. Reuniões permanentes são feitas para minimizar ou eliminar esses problemas. A direção é muito organizada e busca envolver toda a comunidade escolar nas decisões pedagógicas da unidade. Os professores são muito dedicados e trabalham o conteúdo de acordo com a realidade dos alunos. Os profissionais da escola são muito dedicados e a quantidade atende a demanda, sempre crescente, necessitando de profissionais de manutenção, serviços gerais e porteiro. A receita provém do município e é administrada pelos gestores da unidade escolar. O projeto político pedagógico visa desenvolver a autonomia, preparar os alunos para o mercado de trabalho e torná-los cidadãos livres, autônomos e participativos.
As aulas de EJA são realizadas a partir da criação dos planos de aula, e com recurso de material didático especifico para estes educandos, onde os professores seguem o projeto pedagógico proposto pela coordenação, porém tem total liberdade para criarem suas aulas, desde que tenha coerência com o objetivo e estejam bem estruturados e desenvolvidos de acordo com o perfil do aluno e sua turma.
Apesar de a Unidade Escolar não contar com um espaço apropriado para a realização efetiva das aulas específicas de EJA, pois utilizam-se as aulas de aula também utilizadas por crianças, também existe a necessidade de um estudo apropriado para a realização das atividades extraclasses. Os alunos usufruem do laboratório de Informática, promovendo pesquisas e a criação de projetos teatrais e musicais, além de projetos como aproveitamento de alimentos e alimentação saudável, desta forma colocam em prática a teoria adquirida em sala de aula. 
A docência compartilhada foi acompanhada pela professora regente, e em ambos os planos de aula houveram orientação e colaboração tanto na elaboração como na aplicação e foi elaborado baseando-se na realidade dos alunos, assim como da comunidade, buscando valorizar os indivíduos de maneira individual e coletiva, e seus aspectos sociocultural. Fui muito bem recebida e acolhida por todos os alunos, professores e direção, assim, a experiência me permitiu adquirir a prática com base teórica. Além disso, a experiência de vida dos alunos enriquece nosso conhecimento e nos remete a uma citação de Paulo Freire que diz: “Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender.”
	Local e data: 
	Assinatura do (a) estagiário (a)
	Assinatura do tutor (a) presencial

Outros materiais