Buscar

DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE DE CRESCIMENTO LENTO ALIMENTADOS COM RESÍDUOS DE FRUTAS TROPICAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS PONTES E LACERDA
DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA
DISCENTE: Leticia Nava, Monisa Silva, Tatiane e Yara Silva. 
AVICULTURA
Pontes e Lacerda/Abril-2017
DESEMPENHO DE FRANGOS DE CORTE DE CRESCIMENTO LENTO ALIMENTADOS COM RESÍDUOS DE FRUTAS TROPICAIS 
MARIA NÁGILA FERREIRA DA COSTA 1*, ERMESSON MASCARENHAS DA SILVA 2 , JOAQUIM FURTADO DE MACÊDO3 , MIRELLE TAINÁ VIEIRA LIMA4 , IRANI RIBEIRO VIEIRA LOPES5 . 
Apresentado no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia – CONTECC’ 2015 15 a 18 de setembro de 2015 - Fortaleza-CE, Brasil 
http://www.confea.org.br/media/Agronomia_desempenho_de_frangos_de_corte_de_crescimento_lento_alimentados_com_residuos_de_frutas_tropicais.pdf
RESUMO::
Objetivo:
 	Analisar o desempenho de frangos de corte de crescimento lento alimentadas com subprodutos de abacaxi, caju, maracujá em substituição a 10% do milho da ração.
A substituição de 10% do milho por resíduos de abacaxi, caju ou maracujá nas rações não afeta o desempenho de frangos de corte de crescimento lento criados até 70 dias de idade.
6 de Maio
15 de Junho/2014
INTRODUÇÃO:
O aumento acentuado da população mundial tem ocasionado o aparecimento de inúmeros produtos alternativos para atender as necessidades alimentares do consumo humano. 
A disponibilidade de resíduos proveniente da fruticultura tem despertado interesse para uso na alimentação animal (Diógenes et al., 2014), uma vez que ainda possuem quantidades consideráveis de nutrientes essenciais. 
Este trabalho teve como objetivo analisar os efeitos da substituição parcial do milho por resíduos de abacaxi, caju e maracujá na alimentação de frangos de corte de crescimento lento.
A avicultura é uma das atividades mais relevante no contexto sócio-econômico mundial, por ser uma fonte de proteína de boa qualidade, produzida em curto espaço de tempo e a preço acessível à maioria da população. 
4
INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve como objetivo analisar os efeitos da substituição parcial do milho por resíduos de abacaxi, caju e maracujá na alimentação de frangos de corte de crescimento lento.
http://www.saudenamesa.com.br/wp-content/uploads/2009/02/abaca_caju_mara.gif
5
MATERIAL E MÉTODOS:
O experimento foi realizado no Setor de Avicultura, do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade da Universidade Federal do Cariri – UFCA, situado no município de Crato, Ceará, no período 06 de maio a 15 de julho de 2014. 
Foram adquiridos 240 pintos de 1 dia de idade, machos e fêmeas da linhagem Pescoço Pelado Vermelho.
http://www.racoesagromix.com.br/agromix_pintos05.php
MATERIAL E MÉTODOS:
Com base no peso médio, 12 aves por unidade experimental foram alojadas em piquetes. 
As aves foram distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado  com 4 tratamentos e 5 repetições de 12 aves cada, totalizando 60 pintos por tratamento.  
O programa de alimentação foi dividido em três fases: 
INICIAL
CRESCIMENTO
FINAL
Os tratamentos consistiram de quatro rações formuladas para cada fase de criação sendo uma ração controle (Tabela 1), composta por milho e farelo de soja, e nas demais 10% do milho foram substituídos por resíduos de abacaxi, caju e maracujá.
7
Tabela 1 - Composição percentual e níveis nutricionais. calculados da ração controle
MATERIAL E MÉTODOS:
Cada piquete foi equipado com:
 Bebedouro pendular 
 Comedouro tubular 
 Piso foi coberto por palha de arroz. 
As laterais foram protegidas por cortinas e para aquecer os pintinhos foram utilizadas lâmpadas incandescentes de 100 watts. 
O sistema de criação adotado foi o semi-intensivo, sendo que na fase inicial as aves ficaram restritas a área coberta dos piquetes.
As variáveis analisadas foram consumo médio de ração, ganho de peso médio e conversão alimentar. 
A partir de 28 dias de idade, os pintos tiveram livre acesso ao pasto formado por espécies herbáceas nativas. Durante todo o período experimental as aves receberam água e ração à vontade e o manejo foi realizado de forma convencionalmente adotado nas granjas comerciais.
9
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Na fase inicial, o consumo de ração e o ganho de peso das aves não diferiram significativamente (P>0,05) em função dos tratamentos. No entanto, a conversão alimentar foi menor nos frangos alimentados com rações contendo resíduo de abacaxi, apresentando diferença significativa (P0,05) para as variáveis de ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar entre as rações fornecidas. 
RESULTADOS E DISCUSSÕES
CONCLUSÃO:
 	A substituição de 10% do milho por resíduos de abacaxi, caju e maracujá nas rações de 1 a 70 dias de idade não afeta o desempenho de frangos de corte de crescimento lento.
Obrigada!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes