Buscar

Arquitetura de Computadores Aula 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arquitetura de Computadores - Aula 03
Memórias
Exercício 01:
Na informática, memória representa todos os dispositivos que podem armazenar informações, temporária ou permanentemente. Ou seja, são os componentes internos que armazenam informações (memória RAM, disco rígido, pendrive, cartão de memória, etc). A hierarquia é necessária porque, devido aos custos, memórias mais caras são menos usadas na construção dos sistemas computacionais.
Exercício 02:
A hierarquia é implementada sob o ponto de vista do processador e determina que este sempre acesse primeiro a memória mais rápida. As informações acessadas com maior frequência ficam mais próximas do processador e armazenadas em memórias rápidas, de alto custo e de baixa capacidade de armazenamento. Se a instrução ou o dado que o processador precisa acessar não se encontra nessa memória, um segundo acesso é feito em uma memória mais lenta e assim sucessivamente.
Exercício 03:
Falsa: As instruções são complexas e tamanho variável
Falsa: Cada posição necessita ser determinada através de um endereço único, que é o endereço que irá identificar àquela e somente aquela posição. Dessa forma, é possível que cada posição seja acessada sem ambiguidade para ser modificada.
Falso: Hierarquia de memória oferece a possibilidade de reduzir a diferença entre a velocidade de processamento da CPU e o tempo de acesso à memória 
Falso: Devido à tecnologia de fabricação, as memórias possuem diferentes preços e desempenhos: quanto mais cara é a memória, mais rápida ela é. Como normalmente o desempenho é fator crucial em sistemas computacionais, estes implementam uma hierarquia de memória, de modo a aproveitar ao máximo o desempenho oferecido por elas. A hierarquia é necessária porque, devido aos custos, memórias mais caras são menos usadas na construção dos sistemas computacionais. A hierarquia é implementada sob o ponto de vista do processador e determina que este sempre acesse primeiro a memória mais rápida. Se a instrução ou o dado que o processador precisa acessar não se encontra nessa memória, um segundo acesso é feito em uma memória mais lenta e assim sucessivamente.
Falso: Memórias voláteis conseguem (devido à sua natureza física) ser mais rápidas. Como na maioria dos sistemas computacionais, desempenho é fator crucial, opta-se pela utilização do máximo possível de memórias mais rápidas. Além do mais, de nada adiantaria termos processadores extremamente velozes se eles precisam esperar muito para acessar a memória na busca de instruções e operandos.

Outros materiais

Outros materiais