Buscar

resenha Nova Atlântida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira 
Professor Doutor: Vico Dênis Sousa de Melo.
 Iniciação ao Pensamento Cientifico
Instituto de humanidades e letras
Humanidades-Bacharelado
Semestre: 2017.01
 Pedro Lázaro Oliveira da Silva
 Acarape-Ce
 2017
Resenha
Bacon, Francis. Nova Atlântida e a Grande Instauração. Edições 70. Lisboa: 2008.
 Francis Bacon foi um filósofo, político inglês e um dos fundadores do método indutivo de investigação científica, o qual estava baseado no empirismo. Seus estudos contribuíram para a história da ciência moderna. Além de obras filosóficas, Bacon escreveu obras políticas, judiciarias e literárias, reunindo uma vasta produção de livros onde pode-se citar: Da sabedoria do Antigos, Casos de traição, Nova Atlântida, etc.
 O texto a seguir vem falar sobre o livro de Francis Bacon, Nova Atlântida e a Grande Instauração. Faz se necessário ter um olhar crítico sobre o mesmo e lembra o que se acontecia na época em que se foi escrito. O livro foi escrito em 1625 e 1626, o mesmo só viria a ser publicado um ano após sua morte, vítima de bronquite. Essa obra inacabada apresenta uma utopia: um estado imaginado (em contraposição à Atlântida referida por Platão), no qual o bem-esta dos homens baseia-se no controle cientifico sobre a natureza e na consequente facilitação da vida em geral. 
 O relato em primeira pessoa mostra a dura realidade de um quase náufrago os homens que ali se encontram já anseiam por sua morte. A narrativa se dá forma simples, trazendo conversas quase sempre entre duas pessoas, em certas ocasiões a participação de alguns membros da tripulação. Uma leitura interessante que se mostra convidativa ao leitor.
 Cria-se um romance baseado na lenda de Atlântida, o reino perdido misteriosamente no oceano atlântico, onde havia uma civilização muito desenvolvida, considerada utópica na visão dos intelectuais da época moderna. A obra trata, no primeiro momento, de uma velejada rumo à China e ao Japão, as viagens duravam muito tempo e vários homens ficavam doentes durante esse período no mar. Após um tempo perdidos no mar, o grupo chega na cidade em questão (ilha de Bensalém), a qual é totalmente desconhecida do mundo. Lá são recebidos por um sacerdote, o qual de imediato indaga se os recém-chegados seriam cristãos. Vale ressalta que os habitantes que ali estavam conheciam o hebraico antigo, grego antigo, bom latim da escola e o espanhol. O primeiro contato com o povo foi de espanto, ao notarem que havia um símbolo na ilha que ostentava a religião mencionada, os visitantes que eram. Daí em diante, são convidados para se instalarem na cidade, aproveitando o que a ilha tem a oferecer e receber diversos ensinamentos de como funciona aquela comunidade.
 É como a utilização de relatos dos habitantes que são passados para o narrador que o autor conta a sua ideia de sociedade perfeita. Dentre os pontos fortes que pode se destacar dentre as ideias de Bacon encontra-se a cientificidade como regra, o louvor as coisas naturais, o amor à natureza e o cristianismo como religião imperante. Data a época em que o livro foi escrito, o autor mescla a ciência com a religião como questões coesas, mais ainda assim separadas na sociedade. Isso pode ser observado inclusive no excesso de formalidades presentes em situações tanto especiais como o próprio cotidiano (um jantar em família, uma reunião com um sacerdote). O regramento da cidade também é exposto, o qual zela pelo amor, pela bondade e pela boa convivência entre todos os que vivem ali. Leis de asilo, regras para estrangeiros, especificações para o casamento, determinações de proteção à cultura, enfim, a exposição do autor se dá abrangendo diversos fatores: sociais, econômicos, religiosos, científicos e afins.
 Então alguns navegantes perguntaram por que a ilha de Bensalém era muito desenvolvida, mas não era conhecida por ninguém, e foi a partir daí que um monge que os acolheu em uma casa chamada de Colégio de Salomão lhes contou a história daquele povo. Há décadas atrás apareceu uma luz vinda da água. Um sacerdote foi ao encontro dela com seu barco, seguido de outros mais, ainda assim somente o dele conseguiu se aproximar de tal luz. Ele viu, então, um recipiente onde se encontrava os livros do antigo testamento, quem recebesse obteria a paz e bem-aventuranças de Jesus Cristo. Quanto a questão do desconhecimento, era pelo fato de ali ter acontecido a guerra de coya (como era chamado o Peru e México). Eles haviam se enfrentado em Bensalém e destruído tudo o que tinham visto. A família que sobreviveu começou a andar nua e sem comunicação alguma com o mundo exterior, se tornaram isolados do mundo, passaram a ser dependentes de tudo e a criarem coisas como o Colégio de Salomão. Para justiçar os objetivos que tinham, o mesmo ainda explicou que eles viajariam por doze anos com os navios cheios de ouro retirados das escavações e trocaram por objetos de última geração, de ciências que haviam acabado de se desenvolver. Por isso, obtiveram tecnologia de todas as partes do mundo. 
 Para o divertimento também existia, casa de som e de ilusões, espécies de jogos de prestidigitação. Fabricavam armas de fogo que queimavam na agua e imitavam os voos dos pássaros. Gostavam de inventar, sem exagero e que não ofendesse a natureza, ganhava uma estátua numa grande galeria. Também predestinavam os terremotos, tempestades e inundações. Havia ainda pomares e jardins onde se plantava diferentes ervas e arvores. Lugar usado para experiências vegetais que davas resultados, fazendo as árvores crescerem mais que o normal e ainda dos melhores frutos que as demais. Conseguiam ainda com a mistura de terras fazer brota uma planta no solo sem o uso de sementes, a utilização da genética entre espécies vegetais era algo que se tinha conhecimento e era de uso do dia-a-dia nos jardins.
 Já com os animais é feita a dissecação e experiências, usados para descobrimentos e venenos e curas, também tem a hibridação de espécies tornando-as mais fortes e buscando a perfeição. Muitos dos casos se tem a criação de uma nova espécie que é capaz de reproduzi tornando assim a linhagem duradora da mesma. No ramo de bebidas é feito todo um estudo para busca uma coisa que seja agradável ao paladar e nutritiva, e que todos consigam enjeri sem problemas ou dificuldades, tornando ainda muitas de fato nutritiva ao ponto de poder substitui uma refeição, já que a mistura de carnes e outras ervas a tais bebida. Vale destaca a água nutritiva que ao experimenta não se quer beber mais nada além da mesma.
 Nova Atlântida é um livro que se demostra o avanço da tecnologia no século XX, traz consigo o progresso e o capitalismo que se torna algo global. Bensalém é uma ilha dos sonhos para ciência e a religião ao demostra que ambas podem viver de forma igual sem ter dificuldades e desentendimentos, mostra ainda a preocupação que todos devem ter com a natureza e mostra respeito por tal, fazendo com que aja um equilíbrio em todas as suas inovações.
 O livro se mostra agradável para uma leitura, não podendo ser lido por todas as idades pois as crianças não estão acostumadas com esse tema e método de escrita, tornado algo para leitores que estão na fase de sua adolescência até o mais experiente adulto, é um livro que traz uma reflexão e pode servi de ajuda para aqueles que buscam expandi seu modo de pensa a respeito dos temos abordados no livro.

Outros materiais