Buscar

Netflix

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo de Caso Netflix: 
 Criatividade e Inovação organizacional 
 
 
REFERÊNCIA: O estudo de caso do tema “Netf lix ” Texto datado de 27 de abril de 2009 / 610- P02 / em Harvard Business School. 
 
Janeiro de 2007, Reed Hastings, fundador da CEO da companhia que foi pioneira em locação online de DVDs, finaliza uma reunião com a equipe sênior de gestão, na sede da Netflix em Los Angeles, Califórnia, com a finalidade de determinar a entrada da Netflix no mercado de vídeo online.
Netflix é uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, atualmente com mais de 100 milhões de assinantes. Fundada em 1997 nos Estados Unidos, a empresa surgiu como um serviço de entrega de DVDs pelo correio. A expansão do streaming, disponível nos Estados Unidos a partir de 2007, começou pelo Canadá em 2010. Hoje, mais de 190 países têm acesso à plataforma.
Em 1998, quando a maioria dos filmes disponíveis para locação utilizava o formato de fita VHS, a Netflix inovou. Concentrou seus esforços nos adotantes da nova tecnologia, aparelhos de DVD.
Hastings e sua equipe usaram os modelos dos varejistas de maior sucesso da Internet da época para identificar as características que pensavam que poderiam atrair clientes: Valor, Conveniência e Seleção.
A estratégia inicial da NETFLIX estendeu-se além da locação de DVDs. Enquanto promovia uma IPO (Oferta Pública Inicial de Ações), em 2000, a direção descreveu a empresa como destino para os entusiastas do cinema. Junto com o serviço DVD-por-correio, a Netflix estava oferecendo seu sistema de recomendação para qualquer usuário, sendo assinante ou não, criando um portal na web em vez de um simples serviço de assinatura.
No verão de 2001, a Netflix operava a partir de um único centro de distribuição, localizado em Sunnyvale, Califórnia. Apesar dos anos de operações permitirem melhorias nesse centro, a maioria do país ainda conseguia desfrutar a entrega no dia seguinte de seus filmes alugados. Estes prazos de entregas prolongado eram uma barreira para a Netflix atrair e reter clientes nestas regiões. Hastings explicou: A variabilidade no serviço postal era longa em correspondências que atravessavam o país, isso essencialmente significava uma semana de prazo para a entrega. Assim, percebemos que as regiões com entrega de um dia para o outro estavam sendo desproporcionalmente bem-sucedidas. A Netflix abriu mais centros de distribuição em todo o país, e o número de assinantes continuou a reagir ao melhor serviço de entrega. A Cia prometeu 500.000 assinantes para seus investidores no seu prospecto de 2002 e forneceu 700.000 na época da IPO de maio de 2002. Estas mudanças nos preços da Netflix e na estrutura de custos permitiram à empresa alcançar rentabilidade, pela primeira vez, no trimestre terminado em junho de 2003. A empresa acrescentou centros de distribuição para melhorar sua cobertura nacional e reduzir o tempo de entrega aos clientes. Em 2007, mais de 90% dos assinantes já podiam de beneficiar do prazo de entrega de um dia, o que permitiu a Netflix competir com mais sucesso com as locadoras de varejo de vídeo por novos clientes, atraídos por todas as três características visadas de conveniência, valor e seleção.
Hoje em dia, a empresa produz centenas de horas de programação original em diferentes países do mundo, querendo aprimorar-se nas aplicações e em novas programações. Os planos foram apresentados no Mobile World em Barcelona, Espanha, em setembro de 2016 a empresa anunciou que planeja ter 50% do catálogo composto de produções originais
Observação: O CEO da Netflix criou a partir da necessidade do cliente, um novo conceito em locação de filmes e essa criação também ajudou ao acesso de mercado para filmes que tinham dificuldade de penetração no mercado. Reed Hastings fundou uma empresa que percebia a necessidade de adaptação de acordo com a variação de mercado em que precisava competir com lojas de varejo que disponibilizavam o mesmo produto pelo mesmo preço na hora, enquanto a Netflix inicialmente permitia a locação online e envia pelos
Correios os Dvds, o que demorava um pouco mais para que o cliente recebesse sua locação.
	Conclusão: Inovação foi assertiva, a algo que já existia e foi observado a necessidade do cliente, buscando a melhoria continua e se aprimorando para melhor atender e respeitar o gosto, necessidade do mercado, se atualizando sempre, visando custo beneficio. Necessário acompanhar o mercado, pode-se manter a tradição, porém deve-se manter a competividade se aprimorando sempre.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais