Buscar

INTRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MÓDULO DE ELASTICIDADE DE MATERIAIS ISOTRÓPICOS.
 Adalton Guimarães; Erico Ramalho; Jefferson Costa; Luan Felipe; Yanca Silva
INTRODUÇÃO:
Um material é isotrópico se suas propriedades mecânicas são as mesmas em todas as direções. Os materiais isotrópicos podem ter uma estrutura microscópica homogênea ou não homogênea. Por exemplo, o aço demonstra comportamento isotrópico, apesar de sua estrutura microscópica ser não homogênea. 
As propriedades elásticas de um material isotrópico são definidas pelo 
Módulo de elasticidade (EX) e o Coeficiente de Poisson (NUX Y). Se você não definir um valor para NUX Y, o programa assume o valor zero. O conhecimento dos módulos elásticos é alvo da atenção de diversos profissionais (por exemplo, produtores e consumidores de materiais, organizações de pesquisa, agências governamentais), com necessidades e aplicações distintas. Consequentemente torna-se necessário que haja uma consistência na maneira segundo a qual os ensaios são conduzidos e na interpretação de seus resultados. Essa consistência é obtida mediante o uso de técnicas de ensaio padronizadas. O estabelecimento e a publicação dessas normas padrão são frequentemente coordenados por sociedades profissionais. No Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e nos Estados Unidos a ASTM (American Society for Testing and Materials), entre outras, são responsáveis pela padronização dos ensaios de materiais. Suas publicações são atualizadas anualmente e uma série de normas está relacionada à determinação dos módulos elásticos.
OBJETIVOS:
Realizar um breve entendimento e conhecimento sobre o módulo de elasticidade de materiais isotrópicos, e sobre módulos elásticos, em geral, apresentando alguns exemplos de materiais. 
MATERIAIS E MÉTODOS:
Realizou – se uma abordagem geral a partir de assuntos específicos nas bases de biblioteca virtual (Google). Foram incluídos algumas partes de artigos gratuitos, publicados entre 2010 à 2017, nas línguas portuguesa e inglesa. 
RESULTADO E DISCUSSÃO:
 Os módulos elásticos são parâmetros fundamentais para a engenharia e aplicação de materiais, uma vez que estão ligados à descrição de várias outras propriedades mecânicas, como por exemplo, a tensão de escoamento, a tensão de ruptura, a variação de temperatura crítica para a propagação de trincas sob a ação de choque térmico, etc. São propriedades intrínsecas dos materiais que descrevem a relação entre tensão e deformação no regime elástico e que dependem de sua composição química, microestruturas e defeitos como, por exemplo, poros e trincas.
No caso de materiais isotrópicos, em que as propriedades não dependem da direção em que são medidas, os módulos:
Modulo de elasticidade ou modulo de Young (uniaxial), E ou Y; é uma grandeza que é proporcional à rigidez de um material quando este é submetido a uma externa de tração ou compressão. Basicamente, é a razão entre a tensão aplicada e a deformação sofrida pelo corpo, quando o comportamento é linear, como mostra a equação abaixo:
 E= 
 Em que:
 E= Modulo de elasticidade ou modulo de Young (Pa),
 
 
Imaginando-se uma borracha e um metal, e aplicando-se a mesma tensão em ambos, verificaremos uma deformação elástica muito maior por parte da borracha comparada ao metal, Isto mostra que o modulo de Young do metal é mais alto que o da borracha e, portanto, é necessário aplicar uma tensão maior para que ele sofra a mesma deformação verificada na borracha (se isto for possível!).
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A diferença bem clara desenvolvida por o método de Young a qual foram usados para os testes, onde, dependendo do material em que se aplica a tensão, por serem distintos e composições diferentes, aplicando em ambos a mesma tensão, em alguns, precisa – se de mais tensão e em outra menos tensão, para se igualar ao comparado.
PRINCIPAIS REFERÊNCIAS:
COSSOLINO, Leiliane Cristina; PEREIRA, Antônio Henrique Alves. Módulos elásticos: visão geral e métodos de caracterização. Informativo Técnico Científico. Disponível em: http://www. atcp. com. br/imagens/produtos/sonelastic/artigos/RT03-ATCP. pdf, 2010.
https://www.passeidireto.com/arquivo/2389992/trabalho-de-resistencia
http://www.atcp.com.br/imagens/produtos/sonelastic/artigos/RT03-ATCP.pdf
PALAVRAS-CHAVE:
Materiais isotrópicos, elasticidade, modulo elasticidade, mecânica.

Outros materiais