Buscar

Portfolio apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A importância da tecnologia na escola.
Bem vindos a tecnologia nas escolas.
Os professores nunca passaram por uma fase tão difícil para exercerem sua profissão como a atual: alunos desatentos, desinteressados, que reclamam, bocejam ou conversam durante as aulas. O que fazer para reverter este quadro? Ao pensarmos sobre o cotidiano destas crianças e adolescentes, sabemos que o que eles mais apreciam é fazer uso da tecnologia, seja por meio de celulares, tabletes, PCs ou videogames. Por meio das ferramentas tecnológicas, podemos tornar as aulas mais atraentes.
Ao utilizar o computador, o aluno passa a ser o ator de sua própria aprendizagem, sendo o papel do professor o de mediador no processo ensino-aprendizagem. 
A internet é uma fonte inesgotável de exemplos da vida real. Por meio da web, torna-se mais fácil a interação entre conteúdo didático e a realidade, tornando a aprendizagem útil para a vida cotidiana, estabelecendo-se então um vínculo entre a vida real e o conceito apreendido.
Os materiais visuais que a web possui fazem com que a absorção do conteúdo por parte doas alunos se dê de forma mais precisa. A grande maioria das pessoas são visuais, portanto, o uso de figuras possibilitará aos alunos uma melhor memorização e assimilação do conteúdo.
O uso da tecnologia favorece a interação entre alunos
Alunos – e não só eles – motivam-se quando um conteúdo envolve algum tipo de competição. Por meio da gamificação, aprender torna-se divertido. Alunos que estão competindo entre si ou com a máquina ficam imersos nas atividades, e até lamentam quando o horário da aula termina.
Sem a tecnologia, dificilmente mantemos alunos atentos por quarenta, cinquenta minutos, falando sobre um mesmo tópico. Mesmo nós adultos temos dificuldade em se concentrar. Quem já não se pegou tamborilando os dedos com impaciência porque uma página demora…segundos a para abrir? Por outro lado, às vezes passamos horas vendo coisas que nos interessam e nem percebemos o tempo correr. A tecnologia consegue manter qualquer indivíduo focado. 
Já imaginou alunos que não veem a hora de assistir à sua aula? Isto não é utópico, é possível, por intermédio da tecnologia. Exercícios instigantes, desafiadores, jogos, desafios, há toda uma gama infinita de atividades prontas para uso, bastando apenas pesquisar boas fontes e acessá-las, deixando também os alunos livres para explorarem novo recursos.
Fonte de pesquisa :www.programainspira.com.br/blog

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais