Buscar

histologia da atm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histologia da ATM
Elementos ósseos
Levando-se em consideração um individuo de aproximadamente 20 anos de idade, observa-se que ele possui a superfície articular do côndilo com 4 camadas distinguíveis, a partir da superfície articular em direção ao tecido ósseo.
Uma camada mais externa ,fibrosa, de tecido conjuntivo denso modelado avascular, com feixes espessos de fibras colágenas do tipo I orientados paralelos à superfície articular. Observa-se também escassos fibroblastos entre essas fibras colágenas, sendo alguns deles arredondados, dando a impressão de serem fibrocondrócitos.
Subjacente a esse tecido conjuntivo, há uma camada de células proliferativas, com espessura variada, composta por células indiferenciadas que podem se diferenciar em fibroblastos ou condroblastos. Essa camada fornece novas células tanto para a camada mais superficial quanto para a terceira camada, que é constituída por cartilagem hialina.
Subjacente à segunda camada, há uma camada cartilaginosa, composta por tecido cartilaginoso hialino , cuja matriz é composta por muitas proteoglicanas, glicoproteínas e fibras colágenas tipo II, produtos da intensa atividade dos condrocitos nessa região.
Subjacente a essa cartilagem, há uma região na qual está ocorrendo ossificação endocondral para o crescimento do ramo e do condilo da mandíbula propriamente dito. O processo de ossificação endocondral nessa região é caracterizado inicialmente por uma intensa proliferação caracterizada como pouco desordenada, sem adotar a típica aparência de pilhas de moedas, e posterior hipertrofia dos condrócitos, os quais, após a mineralização dos finos tabiques de matriz cartilaginosa, entram em apoptose (morte celular programada). Nesse momento a matriz cartilaginosa mineralizada é invadida por vasos sanguíneos, linfáticos e células indiferenciadas advindos do tecido conjuntivo e ósseo adjacente. As células indiferenciadas se diferenciam em osteoblastos, os quais secretarão sobre os suportes de cartilagem mineralizada, a matriz óssea.
Em indivíduos adultos, o côndilo também apresenta a camada mais superficial constituída por tecido denso com fibroblastos de aspecto condroide (aparência de fibrocondrocitos), uma camada subjacente muito fina de células indiferenciadas, a camada de fibrocartilagem e uma quarta constituída por osso.
A nova camada de fibrocartilagem que reveste diretamente a superfície óssea surge com o término da ossificação endocondral, podendo apresentar áreas de cartilagem calcificada entre a fibrocartilagem e o tecido ósseo. 
As superfícies articulares do osso temporal têm o mesmo revestimento de tecido conjuntivo e uma camada subjacente de células indiferenciadas, sendo esta muito fina e, às vezes, descontínua. Abaixo dessa camada encontra-se fibrocartilagem revestido a quarta camada constituída pelo próprio tecido ósseo.
O revestimento da articulação é diferente das outras articulações diartroses do organismo. Enquanto as demais possuem suas estruturas osseas recobertas apenas por cartilagem hialina, na atm, a superfície é recoberta por uma camada de células indiferenciadas e por outra mais externa de tecido conjuntivo muito denso. O osso do condilo apresenta uma organização lamelar característica, com áreas esponjosas.
Disco
O disco articular é uma estrutura bicôncava, flexível, normalmente situado entre o declive posterior da eminência articular e a superfície ântero-superior do côndilo, dividindo o espaço articular em dois compartimentos, superior e inferior. Em condições de normalidade, estes compartimentos não se comunicam. O disco possui uma porção anterior e uma posterior.A parte anterior é a funcional, possui firma de sela e é composta por 3 bandas: a banda anterior (2mmm),a central (1mm) e posterior (3mm). Essas bandas são constituídas por tecido conjuntivo denso, avascular e é bastante similar ao que reveste o côndilo e a cavidade articular do temporal, com presença de fibroblastos, fibrocondrocitos e algumas células indiferenciadas distribuídas entre as fibras colágenas. A região posterior composta por um tecido conjuntivo menos denso e também avascular.
A porção posterior do disco não tem forma de sela e é mais espessa. Tem continuidade na região mais posterior com um tecido conjuntivo frouxo muito vascularizado e inervado, chamado região ou zona bilaminar. Esse tecido se divide em duas laminas, sendo a inferior mais delgada e se insere no colo do côndilo e funde-se com a cápsula articular. Já a superior é mais espessa e é composta por tecido conjuntivo com fibras elásticas e tecido adiposo.
Membrana sinovial 
É formado pela membrana sinovial que reveste internamente a cápsula articular se estendendo nas margens dos espaços supra e infra-discais e no coxim retrodiscal. Consiste em uma camada superficial com 2 tipos celulares, que se apoia sobre uma camada de tecido conjuntivo muito vascularizado, a qual recobre o tecido capsular. Na camada superficial (intima) há fibroblastos (Células F, células secretoras de proteoglicanas ricas em acido hialurônico) e macrófagos (Células M, células que removem o liquido sinovial). Entre essas células existem espaços ocupados por uma matriz extracelular pouco fibrosa, porém com muita substancia fundamental. Por ter natureza conjuntiva e ausência de lamina basal, a matriz extracelular da camada intima continua-se com a matriz da camada subjacente, chamada subintima, onde além de muitos vasos sanguíneos e linfáticos, quase não há células.
 O líquido sinovial é formado na membrana sinovial e é responsável pela nutrição desses tecidos. É um filtrado plasmático rico em sais minerais, glicose e pequenas proteínas. 
Cápsula
Formada por tecido conjuntivo frouxo, permite amplos movimentos.  É abundantemente inervada por fibras proprioceptivas. Composta por duas camadas: uma externa mais fibrosa que se continua com os ligamentos articulares que a estabilizam e uma interna a membrana sinovial. Une-se superiormente ao osso temporal e insere-se na sua região inferior ao colo da mandíbula.
Ligamentos associados
Os ligamentos são muito resistentes e inextensíveis, constituídos por tecido conjuntivo denso modelado,com fibras colágenas compactamente dispostas, com presença de fibroblastos e pouacs fibras elásticas. Apesar de serem considerados nesse grupo os ligamentos estilomandibular e o esfenomandibular, apenas o ligamento temporo-mandibular estabelece realmente associação direta com a articulação.
Inervação
Nervos: trigêmeo, nervo auriculotemporal, nervo massetérico e temporal profundo posterior.
O nervo mandibular (V3) fornece o suprimento nervoso principal da ATM. A inervação adicional vem do nervo massetérico e nervos temporais profundos. Fibras parassimpáticas do gânglio ótico estimulam a produção sinovial. Neurônios simpáticos do gânglio cervical superior atingem a articulação ao longo dos vasos e desempenham um papel na recepção da dor e acompanham o volume de sangue.
Suprimento vascular
Artérias: temporal superficial, auricular posterior, artéria facial, timpânica anterior e faríngea ascendente, que são ramos da artéria carótida externa.
A suplementação da ATM é dada por três artérias principais. A alimentação principal vem da artéria auricular posterior (a partir da artéria maxilar) e da artéria temporal superficial (um ramo terminal da artéria carótida externa). Além disso, uma parte da suplementação da articulação é fornecida pela artéria timpânica anterior (também um ramo da artéria maxilar). Já os drenos de sangue venoso, são feitos por meio da veia temporal superficial e a veia maxilar.

Outros materiais