Buscar

estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEFINA O CONCEITO DE NORMA JURÍDICA.
Constitui em um conjunto de normas que são impostas para regular as condutas humanas e assim prevenir os conflitos. Seu objetivo, portanto, é prevenira paz social de qualquer ameaça
CITE E EXPLIQUE AS DIVISÕES DO DIREITO.
Direito Constitucional; ramo encarregado das normas jurídicas queconstituem um Estado, definem a sua estrutura e sua forma de organização, além de versar sobre os direitos e as garantias das pessoas.
Direito Administrativo; compreendido como aquele ramo do Direito que se ocupa das normas jurídicas, dos princípios que regem as atividades administrativas do Estado e também da sua organização administrativa.
 Direito Tributário; cuida dos critérios pelos quais o Estadoarrecadará os valores necessários (tributos) para bem administrar os interesses sociais.
 Direito Processual; consiste em um ramo específicodo Direito que congrega as normas que orientam as pessoas (físicas e jurídicas – incluindo a própria figura estatal) sobre o modo pelo qual podem obter uma solução do Estado em relação aos conflitos específicos.
 Direito Penal; apresenta as normas jurídicas de natureza pública. Essa afirmação decorre do fato de caber ao Estado a titularidade pela punição àqueles que cometem crimes
 Direito Internacional Público. As suas normas jurídicas são bastante peculiares. Partem de princípios e de pressupostos específicos. A sua alocação entre os ramos do Direito Público se deve ao fato de as suas normas versarem sobre o relacionamento entre o Estado e outras pessoas jurídicas de Direito
Internacional (como os outros Estados e os organismos internacionais).
QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O ESTADO? EXPLIQUE CADA UM DELES.
 População: entende-se pela reunião de indivíduos num determinado local, submetidos a um poder central. O Estado vai controlar essas pessoas, visando, através do Direito, o bem comum. A população pode ser classificada como nação, quando os indivíduos que habitam o mesmo território possuem como elementos comuns a cultura, língua, a religião e sentem que há, entre eles, uma identidade; ou como povo, quando há reunião de indivíduos num território e que apesar de se submeterem ao poder de um Estado, possuem nacionalidades, cultura, etnias e religiões diferentes.
 Território: espaço geográfico onde reside determinada população. É limite de atuação dos poderes do Estado. Vale dizer que não poderá haver dois Estados exercendo seu poder num único território, e os indivíduos que se encontram num determinado território estão obrigados a se submeterem.
Soberania: é o exercício do poder do Estado, internamente e externamente. O Estado, dessa forma, deverá ter ampla liberdade para controlar seus recursos, decidir os rumos políticos, econômicos e sociais internamente e não depender de nenhum outro Estado ou órgão internacional. A essa autodeterminação do Estado dá-se o nome de soberania. 
 EXPLIQUE O QUE É CONSTITUIÇÃO E DEFINA SUAS FUNÇÕES.
A Constituição é, por assim dizer, uma lei de garantia, ou seja, uma lei principal que tem a função de reunir as características básicas do Estado a que ela corresponde e de delimitar os direitos, os deveres e as garantias fundamentais de cada cidadão para procurar uma maior estabilidade nas relações sociais.
EXPLIQUE O QUE É CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE E DEFINA SUAS FUNÇÕES.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BASILEIRO.
DEFINA OS CONCEITOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA E INDIRETA?
APONTE O CONCEITO E CARACTERÍSTICAS DAS ENTIDADES QUE COMPÕEM A ADM PÚBLICA.
ELABORE UM QUADRO COM A DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE PRIMEIRA, SEGUNDA, TERCEIRA E QUARTA GERAÇÃO.

Outros materiais