Buscar

Avaliação Discursiva Avaliação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva - Avaliação Educacional
 
Questão Discursiva: Quando nos referimos as diferentes modalidades de avaliação logo destacamos três delas: Modalidade Diagnóstica, Formativa e Somativa, que estão presentes no processo de ensino e aprendizagem. Faz-se necessário sempre rever o processo de avaliação, as estratégias de ensino, as metodologias utilizadas, repensando sua atuação didática. Escreva um texto entre 10 e 15 linhas sobre a ideia principal da Modalidade Formativa e apresente duas vantagens que o professor terá quando fizer o uso dessa modalidade de avaliação em sua prática pedagógica.
Em vez de observar apenas o produto da aprendizagem, é preciso analisar o processo (as estratégias usadas para enfrentar os desafios).
A avaliação formativa é uma metodologia avaliativa, que inclui a avaliação, no decorrer de processo ensino-aprendizagem, sendo baseada em princípios, relacionados ao cognitivismo, ao construtivismo, o interacionismo, e as teorias socioculturais e sociocognitivas. Alguns teóricos chegam a nomear essa modalidade como avaliação formativa diagnóstica, pois abrange as outras modalidades de avaliação durante o processo educacional. Nessa perspectiva os conhecimentos estão em construção e são estes que devem conduzir à ação educativa, sempre em relação a uma dimensão coletiva onde as construções dos saberes é o centro de um processo avaliativo (Scriven, 1977).
A vantagens da utilização da avaliação formativa está no fato de permitir ao professor constatar se os educandos estão, efetivamente, atingindo os objetivos propostos. Os resultados dessa avaliação permitem o planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas pedagógicas no intuito de proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos. Além disso, essa modalidade de avaliação atinge não somente os professores, que tem a possibilidade de identificar pontos frágeis do processo de ensino-aprendizagem, como também traz benefícios aos estudantes, pois fornece subsídios para que eles compreendam o seu próprio processo de aprendizagem, deslocando o foco do nível de desempenho para o da competência (BORBA; SANMARTÍ, 2003, p. 30).
SCRIVEN, M.; AIRASIAN, P. W. Avaliação educacional. Petrópolis: Vozes, 1977
BORBA, J.; SANMARTÍ, N. A função pedagógica da avaliação. In: BALLESTER, M. et al. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.
http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacaoformativa/index.php?pagina=2
 
Estudo de Caso: Uma professora de Inglês de um colégio de Ensino Médio nas turmas do 1º e 2º ano tem o costume de realizar provas “surpresas” com os alunos e muitas vezes nem o conteúdo é informado. O resultado tem sido um grande número de notas baixas e o aumento de alunos reprovados nos últimos três anos. Escreva um texto de 10 a 15 linhas com três atitudes/ações que o pedagogo da escola poderá desenvolver juntamente com essa professora que possam contribuir para a transformação e aprimoramento da prática pedagógica.

Outros materiais