Buscar

Revisão AV2 Tópicos Interdisciplinares

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tópicos Interdisciplinares
Edna Raquel Hogemann
Revisão – Aulas 6 a 10
REDES SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: SETOR PÚBLICO E PRIVADO
O QUE É UMA REDE SOCIAL
 Forma de representação das relações afetivas ou profissionais das pessoas entre si ou entre seus agrupamentos familiares, relacionais, profissionais, etc. Essas redes ou teias podem se cruzar em algum momento.
SOCIODIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO. O ADVENTO DO TERCEIRO SETOR 
Sociodiversidade 
Temática relativa à compreensão de uma sociedade que se apresenta com múltiplas formas de culturas; sempre aberta e plena de oportunidades, uma sociedade acolhedora. Ou seja, pode-se usar como exemplo a nossa sociedade, a sociedade brasileira.
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO; INCLUSÃO/EXCLUSÃO DIGITAL
.
Inclusão digital um direito de todo brasileiro
A utilização em massa das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) ligada à modernização do setor produtivo e das atividades estatais fez surgir uma nova classe de excluídos socialmente: os analfabetos digitais ou excluídos digitais. São cidadãos e cidadãs que quando vão à procura de emprego, não têm e-mail para fornecer numa entrevista, por ex.
VIDA URBANA E RURAL. ECOLOGIA/BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
.
QUALIDADE DE VIDA
É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões rurais é, em alguns aspectos, superior à da zona urbana, porque no campo inexiste a agitação das grandes metrópoles, há maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, além do mais, as pessoas dispõem de maior tempo para estabelecer relações humanas mais profundas e duradouras.
Ninguém desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrópole é intenso. 
6
VIOLÊNCIA E TERRORISMO.
Formas de terrorismo 
1. Terrorismo revolucionário - surgido no século XX cujos praticantes ficaram conhecidos como guerrilheiros urbanos marxistas (maoístas, castristas, leninistas). 
2. Terrorismo nacionalista - desejavam formar um novo Estado nacional dentro de um Estado já existente (separação territorial), como no caso do ETA, na Espanha.
3. Terrorismo de Estado - praticado pelos Estados nacionais, cujos atos integram duas ações: seja praticado contra a sua própria população, ou violando os direitos humanos relativos aos estrangeiros, aos refugiados (xenofobismo).
 . 
Revisão 1
Edna Raquel Hogemann
Pós-Doutora em Direito, pela Universidade Estácio de Sá/RJ, Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu, em Direito, da Universidade Estácio de Sá - UNESA/RJ. Professora Adjunta I do Curso de Direito, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UniRio. 
Link Lattes - http://lattes.cnpq.br/3237502473386597
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais